Como limpar panela de inox e conservá-las do jeito certo

As panelas de inox são um charme à parte na cozinha, difícil não amar! Vamos aprender como limpá-las e remover suas manchas corretamente?
Como limpar panela de inox e conservá-las do jeito certo

Só de você pensar em como limpar panela de inox, já bate aquele medo de causar arranhões? Ou suas panelas já estão todas manchadas e você quer saber como salvá-las? 

Além de práticas e resistentes, elas dão um toque bonito e moderno à cozinha. Por isso, quem tem panelas de inox em casa quer logo aprender como limpá-las para não estragar esse xodó em forma de utensílio doméstico. 

Como o próprio nome sugere, essas panelas são inoxidáveis, o que significa que elas não enferrujam. Uma maravilha! Mas tem mais vantagem: as panelas de inox são extremamente fáceis de higienizar. 

Aqui, você confere como limpar panela de inox por dentro e por fora, como tirar manchas da panela de inox e como conservar suas panelas por mais tempo. 

Como limpar panela de inox: conheça o passo a passo 

A dupla perfeita para te ajudar a limpar a panela de inox é o detergente e a esponja 

O detergente limpa profundamente e tem ação desengordurante, como explicamos neste texto aqui. Já a esponja retira todos os resíduos da panela com facilidade. Você pode procurar pela Esponja Não Risca, ideal para as panelas de inox. 

Você não precisa de muito esforço para ter suas panelas impecáveis! 

O passo a passo é o seguinte: aplique o detergente sobre a superfície da panela a ser limpa, por dentro e por fora.  

Esfregue a panela com o lado macio da esponja e em movimentos circulares, assim a ação de limpeza e polimento fica uniforme. Depois, enxágue a panela abundantemente. 

Deixe escorrer o excesso de água da sua panela, mas atenção: você deve secar a panela de inox o mais rápido possível antes de guardá-la.  Isso porque a própria água da torneira pode manchar sua panela, por causa dos resquícios de cloro. 

Como limpar panela de inox manchada 

Limpar a panela de inox é simples, mas sabemos que a maior preocupação são as manchas. 

Você sabia que as manchas nas panelas de inox podem ter duas causas principais? Podem ser resíduos de alimentos (como o amido, por exemplo) ou o excesso de calor. 

Para limpar panela de inox manchada por dentro, misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de álcool. Esfregue com o lado macio da esponja e enxágue.  

Outra opção é espremer o suco de um limão gelado e deixar agir dentro da panela por 15 minutos. Depois, lave, enxágue e seque sua panela. 

Para limpar panela de inox manchada por fora, o ideal é recorrer a um produto específico para a limpeza de panelas, como o sabão em pasta neutro. 

Nesse sentido, tenha cuidado com os produtos excessivamente abrasivos, eles podem danificar suas panelas. 

O que não usar para limpar panela de inox 

Assim como existem os produtos bons para limpar panelas de inox, também existem os impróprios para isso. 

Quer dizer, você pode até usar produtos que são indicados em outros artigos e vídeos por aí, mas só se você não se preocupar com o estado de conservação da sua panela de inox.  

Sendo assim, evite usar produtos do tipo sapólio, principalmente em pó, pois eles riscam as panelas de inox de maneira irreversível. 

E por falar em riscos na panela: não esfregue-as com palhas de aço. Elas são ótimas para panelas de alumínio, mas não deixam as panelas de inox nem um pouco bonitas. 

Como conservar panela de inox? 

Você já deve saber: não basta apenas limpar as panelas, é preciso entender como fazer a manutenção de outras formas para que a panela de inox tenha maior vida útil. 

Panelas foram feitas para serem usadas e é impossível mantê-las perfeitas para sempre. Mas quanto mais tempo a gente puder deixá-las com cara de novas, melhor, não é mesmo? 

Para isso, confira as dicas abaixo. 

Como devolver brilho para a panela de inox? 

Antes de tudo, saiba o que fazer para não escurecer suas panelas de inox. 

Um conselho importante é não submeter sua panela de aço inox a choques térmicos. Ou seja, nada de colocar a panela quente em contato direto com ambientes frios, como a geladeira ou até mesmo jatos d’água. 

Dessa forma, o segredo para deixar a panela de inox brilhando é passar álcool 70% na sua superfície após a lavagem. Se você quiser, pode inserir algumas gotas de vinagre branco. 

Não precisa usar muito produto, algumas gotas de álcool aplicadas em um pano multiuso úmido já resolvem o problema. 

Isso é excelente para remover manchas de dedos que atrapalham o brilho da panela. 

Como usar panela de inox sem queimar? 

Você deve ter atenção na hora de cozinhar, porque a panela de inox demora um pouco mais para aquecer do que a panela de alumínio.  

Mas, assim que esquenta, a panela de inox retém calor por mais tempo, ou seja, ela cozinha os alimentos mais rápido. Por isso, você precisa desligar a chama do fogão um pouco antes do que o normal. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/19114901/como-limpar-panela-de-inox-cuidados-para-nao-queimar-scaled.jpg

Parece um conselho bobo, mas muita gente esquece: a chama da boca do fogão deve estar sempre centralizada no fundo da panela e nunca deve ultrapassar as laterais. 

Nesse sentido, não use uma panela de inox pequena em fogo alto ou numa boca grande do fogão. Além de queimar as laterais da sua panela, as alças podem esquentar demais e você pode se queimar. 

O fogo ideal para cozinhar na panela de inox é sempre o fogo brando, de baixo a médio, nunca alto. Temperaturas muito elevadas podem manchar sua panela por dentro e por fora e pode danificá-la permanentemente. 

Evitar queimar sua panela de inox é uma questão de prática e de ir se adaptando às particularidades do objeto. 

Aprendeu como limpar panela de inox sem erros? Agora é só aproveitar suas panelas por mais tempo e se deliciar muito na cozinha. 

Gostou do conteúdo? Então confira mais dicas de limpeza com nosso texto sobre como limpar churrasqueira! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar panela de inox e conservá-las do jeito certo