Como limpar panela de ferro e evitar que ela enferruje

A panela de ferro é um dos utensílios mais duráveis de uma cozinha, mas para manter sua conservação é preciso ter os cuidados corretos.
Como limpar panela de ferro e evitar que ela enferruje

Como limpar panela de ferro? Eis a questão. Mas tem outras dúvidas comuns também: panela de ferro solta tinta preta? Pode usar palha de aço na limpeza? Por que enferruja com tanta facilidade?

Explicaremos tudo isso e você ainda aprenderá a melhor forma de limpar e conservar uma panela de ferro.

Mas já podemos começar respondendo a uma pergunta: panelas de ferro originais não são pintadas, logo, não há como sair tinta delas.

Resíduos pretos no fundo da panela de ferro podem ser restos de alimento queimado, ferrugem ou algum componente usado na fabricação.

Vamos conhecer mais sobre panela de ferro?

Vantagens da panela de ferro

Antes de focar na parte da limpeza, vamos listar tudo o que a panela de ferro tem de bom?

Na hora de cozinhar, a panela de ferro retém a temperatura de cozimento como nenhum outro material e distribui o calor por igual. Ela também enriquece alimentos com seu próprio material, o que faz muito bem para a saúde. Afinal, o ferro é um nutriente essencial para a vida.

Além disso, as panelas de ferro fundido têm uma durabilidade excelente e podem até passar de uma geração para outra na família.

Ah, sem falar que a panela de ferro só melhora com o uso. Depois de muitos anos e com os cuidados corretos, ela pode se tornar antiaderente.

Sim, a panela de ferro enferruja. Mas esse probleminha não é nada perto de tantos benefícios e se você souber como limpá-la, não é mesmo?

O que é bom para limpar panela de ferro?

A praticidade de limpeza é outro benefício da panela de ferro. Mas o segredo é a frequência dessa limpeza: lave a panela a cada uso e deixe a limpeza pesada para fazer uma vez a cada quinze dias.

Para limpar panela de ferro, você só precisará de água, sabão em barra ou em pasta e uma esponja. O uso do sabão é mais indicado do que o detergente, porque resíduos do produto podem acumular na textura porosa da panela de ferro. Mas, se for usá-lo, tenha atenção e enxágue bastante.

Alguns ingredientes extras são vinagre, amido de milho e óleo.

Não use palha de aço para limpar a panela de ferro, pois é um produto de material abrasivo que pode atrapalhar a eficiência da panela com o passar do tempo.

Na hora de lavar a panela, utilize apenas o lado macio da esponja.

Como limpar panela de ferro: o passo a passo completo

A seguir, você aprenderá dois tipos de limpeza para a panela de ferro: uma limpeza simples e uma limpeza profunda.

Mantendo esses dois tipos de limpeza, sua panela de ferro ficará em perfeitas condições para ser usada por muito tempo.

Como fazer limpeza cotidiana da panela de ferro

Se a sua panela de ferro for nova e você for fazer a primeira lavagem antes de usar, basta fazer isso apenas em água corrente. Depois, seque bem, colocando a panela no fogo até que toda a água evapore. Essa etapa é muito importante.

Já na limpeza cotidiana, quando você for cozinhar, a regra é simples: usou a panela de ferro? Lave.

Primeiro, retire os resíduos de alimento da panela. Em seguida, jogue água fervendo dentro da panela, para soltar a gordura. Lave-a com sabão e esfregue com o lado macio da esponja.

Enxágue, depois seque ao fogo e guarde.

Como limpar panela de ferro enferrujada

Sua panela de ferro está levemente enferrujada? Então ferva 200 ml de vinagre para cada litro de água (a quantidade depende do tamanho da sua panela) e depois deixe de molho por 1 hora. Depois, lave e seque sua panela como ensinamos no tópico anterior, de limpeza cotidiana.

Se a sua panela de ferro enferrujada estiver com crostas grossas de sujeira, queimada e suja há muito tempo, faça o seguinte:

Em uma panela, coloque 300 ml de vinagre e duas colheres de amido de milho. Dissolva primeiro e só depois ligue o fogo. Mexa sem parar em fogo baixo até que o caldo formado desgrude da panela, como se fosse ponto de brigadeiro. Por último, coloque um fio de óleo.

Aplique a mistura de vinagre, amido e óleo sobre as ferrugens da panela com a ajuda de um pincel. Quanto mais grossa a camada aplicada, melhor será a ação. Deixe agir por 24 horas. Depois, é só lavar normalmente e secar ao fogo.

Se necessário, repita o processo. Mas, atenção, não é só a boa limpeza que mantém uma panela de ferro livre de ferrugem. Você precisa fazer o processo de cura da panela também.

Como curar panela de ferro?

A cura, também chamada de selagem, é uma técnica que serve para aumentar a durabilidade da panela de ferro e proteger sua camada antiaderente.

Sendo assim, faça a cura da panela de ferro uma vez por mês ou quando perceber que ela está enferrujando.

Com a panela limpa, unte toda a sua superfície com óleo vegetal. Depois, leve ao fogo até que a panela absorva o óleo. Você saberá disso quando a panela começar a soltar fumaça.

Espere a panela secar e faça o processo mais duas vezes. Tenha bastante cuidado para não se queimar, ok?

3 dicas essenciais para conservar panela de ferro

Você já sabe os benefícios da panela de ferro, como limpar de um jeito simples e de um jeito mais profundo e já sabe como curar panela de ferro.

Para finalizar, aqui vão mais três conselhos importantes:

1. A água é a responsável pela oxidação do ferro, por isso, certifique-se que sua panela está completamente seca antes de guardá-la. Acelere a secagem no fogão que não tem erro.

2. Evite ao máximo guardar alimentos dentro da panela de ferro, pois nesse simples processo, a panela absorve umidade.

3. Sempre armazene suas panelas de ferro em um local seco e arejado. Se quiser deixá-las expostas, fazendo parte da decoração da cozinha, por exemplo, tenha cuidado e faça a manutenção correta da sua panela.

Que tal aprender, também, como dar brilho naquela sua panela de inox? A gente mostra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar panela de ferro e evitar que ela enferruje