Como limpar os móveis do bebê da maneira correta

Você sabe qual é a diferença entre limpar os móveis de adultos e os móveis de bebê? Confira as dicas para fazer a limpeza adequada.
Como limpar os móveis do bebê da maneira correta

Aprenda como limpar os móveis do bebê com os cuidados necessários para que o ambiente do seu filho ou filha esteja sempre bem limpinho.

É importante manter a higienização do quarto do bebê em dia porque o sistema imunológico das crianças fica em constante desenvolvimento. Nesse sentido, até os quatro anos de idade, a imunidade ainda é considerada imatura.

Como você já sabe, um ambiente livre de sujeiras é fundamental para a saúde e bem-estar. Então, vamos às dicas!

Como limpar os móveis do bebê passo a passo

“Quais os produtos certos para limpar os móveis do bebê?”, você deve estar se perguntando.

Os produtos devem ser neutros, sem cheiro e, de preferência, hipoalergênicos.

Você pode utilizar um pano multiuso perfex umedecido com água, álcool ou detergente neutro para limpar os móveis do bebê, nada mais que isso.

Produtos químicos podem ser prejudiciais aos bebês, causando alergias, irritações e, em casos mais graves, de ingestão, por exemplo, pode haver uma intoxicação.

Como limpar os móveis de madeira do bebê

Os móveis do bebê como berço, cômoda, guarda-roupa, gavetas e prateleiras geralmente são de madeira e para limpá-los é simples.

Se necessário, esvazie o móvel. Depois umedeça o pano multiuso ou uma flanela com água e passe em toda a estrutura do móvel. Para a higienização ficar completa, passe um pano úmido com algumas gotas de álcool.

Em seguida, seque bem o móvel com outro pano, pois as madeiras se desgastam com a umidade.

Faça a limpeza dos móveis do bebê a cada três dias.

Como limpar a banheira do bebê

No dia a dia, é comum que você lave a banheira do bebê apenas com água ou até mesmo passe a mão para retirar os resíduos. Mas isso não é limpeza de verdade, não é mesmo?

Então faça o seguinte: comece dispensando a água da banheira (se possível, reaproveite essa água em outra tarefa doméstica). Em seguida, esfregue-a com o lado macio de uma esponja e algumas gotas de detergente.

Passe do lado de dentro, de fora e em todos os cantinhos da banheira. Enxágue bem e seque. Faça esse processo diariamente.

Jamais utilize produtos abrasivos para limpar a banheira do bebê, como água sanitária. Isso pois a pele do neném é sensível e o menor resíduo do produto pode fazer mal.

Ah, a atenção também vale para os brinquedos que ficam dentro da banheira com o bebê durante o banho. O excesso de umidade é propício para o acúmulo de fungos, então fique de olho na limpeza deles também.

Como limpar móbile do bebê?

Antes mesmo de comprar o móbile, você deve ter em mente que o objeto deve ser fácil de limpar, afinal, a criança fica constantemente abaixo dele.

Para limpar o móbile do bebê, o processo é parecido com a limpeza dos móveis. Umedeça um pano com água ou álcool e passe por todo o brinquedo. A frequência de limpeza também é a mesma, a cada três dias.

Contudo, é importante fazer a lavagem completa do brinquedo também. Lave-o a cada quinze dias, para evitar o acúmulo de sujeira.

Leia também: Como tirar tinta de caneta de boneca? Confira 6 dicas infalíveis

5 dicas de cuidados com a limpeza do quarto do bebê

Além da limpeza dos móveis, todo o quarto do bebê merece o maior cuidado possível. Outros pontos de atenção que você deve manter:

1. Crie um cronograma de limpeza: o quarto deve ser aspirado a cada 3 dias, a limpeza dos móveis feita a cada três dias e a lavagem dos brinquedos, a cada 15 dias.

2. O bebê não deve estar no quarto durante a limpeza e nem deve ter acesso aos produtos de limpeza da casa. As embalagens costumam ser coloridas e isso pode ser atrativo para a criança.

3. Deixe o quarto sempre bem arejado para evitar a proliferação de fungos e ácaros.

4. Carpetes, tapetes, almofadas e colchões acumulam ácaros e poeira facilmente, assim como cortinas e brinquedos de pelúcia. A limpeza tem que ser feita quinzenalmente, exceto da cortina, que pode ser lavada a cada 2 meses, mas deve ser aspirada semanalmente.

5. Troque os lençóis e roupa de cama do bebê a cada 3 dias.

E as roupas do bebê, você sabe como lavar corretamente? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar os móveis do bebê da maneira correta