Como limpar mármore da forma correta

Você tem uma pedra de mármore em casa, mas ainda não sabe o jeito certo de limpar? Aprenda agora com dicas simples e eficientes.
Como limpar mármore da forma correta

Quer entender como limpar mármore e saber como manter os cuidados corretos com essa pedra? Este artigo te explicará como fazer isso para você nunca mais errar na higienização.

O mármore pode ser de diversas cores, como branco, bege, cinza e preto e sua principal característica são os desenhos finos, chamados de veios. É um material que confere aos ambientes um aspecto elegante e sofisticado.

A pedra tem a composição química à base de calcário e sua formação é complexa. Esse conjunto de características pode passar a impressão de que a limpeza do mármore é difícil, mas não é bem assim.

Confira agora como limpar mármore.

Como limpar mármore: lista de produtos e materiais adequados

Quando se trata da higienização do mármore, o lema “menos é mais” é muito bem-vindo.

Você não precisa de nada além de água, detergente neutro e um pano macio, como o pano multiuso Perfex, para fazer a limpeza simples da pedra de mármore.

Caso o mármore da sua casa esteja encardido ou você queira clareá-lo, é só contar com a ação higienizadora do bicarbonato de sódio.

Explicamos detalhadamente a seguir como fazer a limpeza.

Como limpar mármore: passo a passo

Existem diversos tipos de mármore, mas a limpeza é a mesma para todas. Alguns dos mais comuns são:

  • Mármore travertino: é uma rocha calcária composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita. É originado de águas termais e é encontrado principalmente em cores neutras, como bege e amarronzado.
  • Mármore carrara: tem a cor exclusivamente branca. Seu acabamento é mais delicado e menos rústico, diferente do mármore travertino, mas igualmente elegante. Ele tem esse nome porque vem da cidade de Carrara, na região da Toscana (Itália).
  • Mármore crema marfil: um dos tipos mais caros do mercado, o crema marfil é considerado um mármore de luxo. Ele tem menos porosidade que os outros mármores e uma textura mais brilhante. Além disso, suas cores costumam ser neutras, como creme e bege claro.

Além da forma de limpeza, outros pontos em comum entre os tipos de mármore são a resistência e as possibilidades de aplicação, podendo ser usado em pisos, pias, bancadas ou escadas, tanto em áreas internas quanto externas.

Tutorial de como limpar mármore

Como já comentamos acima, a limpeza do mármore é extremamente simples.

Umedeça um pano multiuso com água e três gotas de detergente neutro e passe por toda a superfície do mármore.

Em seguida, passe outro pano, dessa vez seco.

O mármore é um material poroso e pode absorver água com muita facilidade, por isso, uma pequena poça de água que se forme sobre a pedra já pode ser o suficiente para manchá-la.

Como limpar mármore branco ou como limpar pedra mármore encardida

Caso sua pedra de mármore esteja encardida ou você queira branqueá-la um pouco mais, vale fazer uma mistura com uma parte de água quente, uma parte de bicarbonato de sódio e uma parte de detergente neutro.

Misture até obter uma pasta homogênea e aplique sobre a pedra de mármore.

Esfregue gentilmente com um pano multiuso Perfex, deixe agir por 10 minutos e retire em seguida, secando bem.

Agora que você já conferiu nosso guia completo de limpeza para mármores, confira também dicas de uso do limpador multiuso.

Você achou esse artigo útil?

Como limpar mármore da forma correta