Como limpar mala de viagem: dicas simples e eficientes

Quando o assunto é viagem, é difícil não se animar! Mas e a limpeza da mala, você sabe como fazer? Confira agora como é fácil.
Como limpar mala de viagem: dicas simples e eficientes

Você que está aí se perguntando “como limpar mala de viagem?”, tem um passeio marcado ou acabou de voltar e precisa guardar sua mala?

Pois saiba que são nesses dois momentos que você deve fazer a higienização da sua mala de viagem.

Antes de utilizá-la, porque provavelmente estava guardada e pode estar com poeiras (ou até mofo), e após a viagem, porque ela teve contato com vários tipos de sujeira no caminho.

Quer aprender como limpar mala de viagem do jeito certo? Continue acompanhando.

Como limpar mala de viagem: lista de produtos adequados

Os produtos e materiais para limpar mala de viagem são simples, talvez você até tenha todos eles aí na sua casa. São eles:

É só isso! Bem tranquilo, né?
Esses produtos combinam ações muito importantes, pois higieniza, desinfeta e controla odores.

Sem falar que não são abrasivos, então não precisa se preocupar, pois não danificam sua mala de viagem.

Confira a seguir como fazer a limpeza da mala por dentro e por fora.

Como limpar mala de viagem passo a passo

Chegamos ao tutorial da limpeza!

É importante lembrar que, se você for limpar a mala antes de viajar, é bom se planejar e limpá-la pelo menos três dias antes de organizar a bagagem. Assim, você pode se certificar que a mala estará completamente seca antes de você colocar seus pertences lá dentro.

Como limpar mala de viagem por fora

O primeiro passo para limpar a mala de viagem por fora é tirar a sujeira superficial. Para fazer isso, aspire ou espane toda a área da mala, incluindo a alça e as rodinhas.

Depois, é hora de passar um pano úmido. Mas os produtos utilizados dependerão do material da mala, se é de tecido ou de policarbonato.

Como limpar mala de viagem tecido

As fibras da mala de tecido (que geralmente são de poliéster) tendem a acumular sujeira facilmente.

Para garantir que a mala de viagem seja bem desinfetada, prepare uma solução com um litro de água, uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre.

Aplique a mistura na mala esfregando gentilmente com a esponja, com o lado macio, em movimentos circulares. Em seguida, passe o pano multiuso úmido com água para retirar o excesso do produto.

Pronto, agora é só deixar a mala secando à sombra e em um local bem arejado.

Como limpar mala de viagem de policarbonato

O material policabornato é vantajoso principalmente por sua resistência. É uma superfície lisa e impermeável, por isso, não há como a sujeira que vem do lado de fora da mala ser absorvida, que é o caso da mala de tecido.

Então para limpar a mala de viagem de policarbonato, é só esfregar toda a superfície com a esponja de limpeza úmida com detergente neutro.

Não se esqueça de secar bem a mala antes de guardá-la, ok?

Como limpar mala de viagem por dentro

Primeiro, aspire a mala por dentro. Depois, limpe com o pano úmido com água morna e detergente neutro, passando por todos os compartimentos.

Em seguida, passe um pano limpo e seco. Por último, leve a mala para secar em um ambiente arejado para que a secagem termine por completo.

Esse passo a passo que você acabou de ver é para uma limpeza simples por dentro da mala de viagem. Mas, se ela estiver com aquele cheiro de guardado ou cheiro de mofo, o processo é outro.

Como limpar mala de viagem com mofo

Se você localizar um foco de mofo dentro da mala, deverá agir diretamente sobre ele. Se não, faça essa limpeza por toda a mala:

  • Comece esfregando a área com a esponja de limpeza úmida com água morna e detergente neutro. Depois, deixe a mala secar completamente, à sombra, em um local arejado.
  • Feito isso, no dia seguinte, misture em um recipiente com borrifador duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de álcool líquido em 300 ml de água.
  • Borrife por toda a mala, passe um pano limpo e seco por toda a área e deixe a mala em um canto bem ventilado por 30 minutos.
  • Se depois disso o cheiro ainda continuar, é hora de usar o bicarbonato de sódio. Pegue uma meia que você não usa mais e encha com o bicarbonato, para fazer um sachê.
  • Deixe dentro da mala fechada por uma noite e pronto, adeus cheiro de mofo.

Como limpar mala de viagem branca

A dica para limpar mala de viagem branca também é o bicarbonato de sódio, que além de higienizar, tem ação clareadora.

Em um recipiente, misture uma parte de água, uma parte de detergente neutro e uma parte de bicarbonato. Aplique na mala com a ajuda da esponja (sempre com o lado macio), deixe agir por 15 minutos e depois passe um pano limpo e seco.

Finalize a secagem à sombra.

Agora que suas malas estão limpinhas, que tal organizá-las?  Confira nossas dicas aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar mala de viagem: dicas simples e eficientes