Como limpar grill de um jeito prático

Utensílios que facilitam o preparo de alimentos no dia a dia são bem vindos. Tão importante quanto aprender alguns truques para preparar os alimentos é saber como higienizá-los corretamente. Acompanhe as dicas que preparamos para você limpar seu grill sem complicação.
Como limpar grill de um jeito prático

Aprender como limpar grill é importante para manter o utensílio conservado e sempre pronto para o uso.  

Neste artigo, você conhece técnicas de limpeza e confere listas de produtos e materiais para fazer a limpeza de um jeito prático e eficaz. 

Pode lavar grill elétrico? 

Se você tem um grill elétrico ou sanduicheira com bastante sujeira e se pergunta se pode lavar para facilitar a limpeza, a resposta é não.  

Aparelhos elétricos não podem ser limpos com água. Além dos danos que isso pode causar aos circuitos, há o risco de choque elétrico, mesmo com o aparelho desligado, ou quando for religado. Por isso, mantenha seu grill elétrico e outros aparelhos longe da água.  

Quando limpar grill? 

De quanto em quanto tempo é preciso fazer a limpeza do grill? Dá para deixar sem limpar quando se usa só de vez em quando? Não. É preciso limpar sempre antes de guardar.  

Isso porque restos de gordura e alimentos em decomposição são ambiente propício à proliferação de germes que causam doenças, além de atrair insetos como baratas. 

Leia também: como acabar com baratas 

Portanto, não guarde seu grill sujo. Se você usou e pretende voltar a usá-lo no mesmo dia, não é necessário fazer duas limpezas completas. Pode remover a sujeira com um guardanapo na primeira e limpar com mais cuidado após usar o aparelho pela segunda vez. Mas é importante nunca guardar o utensílio sem fazer uma limpeza.  

Como limpar grill: lista de produtos e materiais 

Para fazer a limpeza adequada de qualquer tipo de grill ou sanduicheira, você pode usar os seguintes materiais e produtos: 

  • Vinagre de álcool 
  • Papel-toalha 

Como limpar grill passo a passo 

Há diversos tipos e marcas de grill, e praticamente todos podem ser limpos usando a técnica que ensinaremos a seguir: 

  • Se for um grill elétrico, desligue o aparelho da tomada de energia e espere esfriar. 
  • Use um pedaço de papel-toalha para remover farelos e fragmentos sólidos de sujeira.  
  • Pingue algumas gotas de detergente em um pano úmido ou no lado macio da esponja e esfregue o grill com suavidade.  
  • Remova a espuma com um pano úmido e finalize passando um pano seco.  

Agora que você já aprendeu o passo a passo básico para limpar grill, confira, a seguir, dicas extras para situações específicas. 

Como limpar grill antiaderente 

O tutorial acima também serve para os grills e sanduicheiras antiaderentes. Mas convém reforçar o recado: para manter a antiaderência do seu grill, é importante não arranhar o revestimento.  

Então, redobre o cuidado na hora de limpar e não passe utensílios ásperos ou pontiagudos.  

Como limpar grill muito sujo 

Se o seu grill estiver muito sujo ou engordurado, você pode usar um multiuso cremoso, passando com o lado macio da esponja. [Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]Ou, então, pode borrifar um pouco de vinagre de álcool, deixar agir por alguns minutos e em seguida limpar com detergente ou multiuso cremoso.  

Como limpar grill de churrasqueira 

No caso de grill de churrasqueira, você pode deixá-lo de molho por cerca de meia hora em água quente com detergente. [Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]Em seguida, limpe com esponja e multiuso cremoso, esfregando bem.  

4 dicas para conservar seu grill 

1. Não deixe sujeira acumulada: limpe seu grill antes de guardar. 

2. No caso de grill elétrico, não molhe na hora de limpar. 

3. Não use utensílios ásperos na limpeza. 

4. Não guarde seu grill molhado; seque após a limpeza.  

Você sabe como limpar churrasqueira? Nós mostramos aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar grill de um jeito prático