Como limpar o forno de um jeito fácil e seguro

Manter o forno limpinho e garantir que não haja respingos de outros preparos que possam queimar enquanto tem alguma nova delícia assando no forno é o primeiro passo para garantir aquele cheirinho bom que toma conta da cozinha e nos dá água na boca. Confira as dicas que reunimos para você
Como limpar o forno de um jeito fácil e seguro

Saber como limpar o forno, elétrico ou a gás, não precisa ser uma tarefa difícil. Com os produtos certos e organização, você consegue deixar as grelhas e superfícies limpas e prontas para preparar um novo assado. 

Confira todos os passos para limpar seu forno sem se sujar, saiba quais produtos usar e quais cuidados você deve tomar. 

Antes de tudo, cuide da sua segurança

A primeira coisa a fazer antes de limpar o forno é desligar o cabo da tomada, para evitar o risco de choque elétrico. 

Também é importante certificar-se de que o forno não está quente. Por isso, se você recém tiver usado, espere até que o interior e as grelhas estejam frios. 

E, claro, mantenha crianças afastadas e não deixe que mexam no forno, mesmo desligado, sem a supervisão de uma pessoa adulta

Que produtos usar para limpar o forno?

Limpar seu forno geralmente não requer muito esforço ou custo e a maior parte da gordura e da sujeira costuma sair usando produtos simples, que você já tem no armário da área de serviço. 

Confira o que você pode usar para garantir um forno limpo de um jeito simples:

Como limpar forno de fogão?

Após retirar da tomada o cabo de energia do fogão, o primeiro passo é remover possíveis restos de comida no interior do forno. Em seguida, retire a grelha para fazer a limpeza em separado (veremos essas dicas um pouco mais adiante). 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/29132920/limpar-forno-com-detergente-scaled.jpg

Esfregue as paredes internas e o lado de dentro da porta do forno, incluindo o vidro, com uma esponja e um pouco de detergente. Depois, retire a espuma com um pano úmido, até eliminar todos os resíduos. 

Como remover gordura queimada do forno 

Às vezes, principalmente se o forno passou muito tempo sem ser limpo, esse procedimento pode não bastar para remover a gordura queimada. Sendo assim, uma opção é usar um produto desengordurante. Portanto, siga as instruções na embalagem para fazer a aplicação. 

Você também pode utilizar uma solução caseira para limpar a gordura queimada no forno:

  • Em um frasco com borrifador, coloque 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, algumas gotas de limão ou vinagre e complete com água. Agite bem. 
  • À noite, borrife bem as áreas engorduradas com essa solução, feche o forno e deixe agir até o dia seguinte. 
  • Pela manhã, os restos de gordura já devem ter se soltado. Remova-os usando esponja ou pano. 

Como limpar a ferrugem do forno

Se o seu forno apresenta manchas de ferrugem, experimente borrifar a mesma solução de bicarbonato de sódio que ensinamos a preparar acima. Deixe agir durante a noite e, no dia seguinte, esfregue com uma escova ou com o lado áspero da esponja.
Você também pode borrifar a área com vinagre e fazer o mesmo processo, deixando agir durante a noite. 

É preciso limpar um forno autolimpante?

Alguns fornos, os chamados autolimpantes, têm as paredes com estrutura porosa e revestidas com um esmalte especial que faz com que, durante o uso, a gordura evapore. 

Mas isso não quer dizer que esse tipo de forno não precise de limpeza. Após o uso, deixe-o esfriar e, com um pano úmido, remova qualquer resto de sujeira que tenha sobrado. 

Como limpar a grelha do forno 

Se a grelha tiver gordura e outros restos de comida grudados, o ideal é deixá-la de molho. Siga estes passos:

  • Em um recipiente do tamanho adequado, coloque um pouco de detergente e duas colheres de bicarbonato para cada litro de água quente. 
  • Misture bem, mergulhe a grelha e deixe de molho por pelo menos 30 minutos.
  • Com uma escova ou lã de aço, remova os restos de gordura e sujeira da grelha. 
  • Faça o enxague na torneira e deixe secar.

Como limpar forno elétrico

O processo de limpeza de um forno elétrico não é muito diferente do de um forno de fogão. Lembre sempre de retirar o cabo de energia da tomada e de esperar que o eletrodoméstico esfrie antes de começar a limpar.

Geralmente, um pano úmido com um pouco de detergente basta para remover os resíduos do preparo de alimentos. No entanto, se precisar de uma limpeza mais pesada, experimente usar desengordurante ou a solução de bicarbonato de sódio com água. 

Dicas para manter seu forno limpo

Está difícil fazer a limpeza do forno? A principal dica para mantê-lo sempre livre de manchas e acúmulo de gordura é limpá-lo com frequência. 

O ideal é fazer a limpeza toda vez que o forno é utilizado, mas, como isso pode consumir um tempo que você não tem, programe-se para a tarefa pelo menos uma vez por semana. 

Se você costuma fazer assados que respingam gordura, utilizar papel-alumínio para cobrir a assadeira também ajuda a evitar o acúmulo de sujeira nas paredes e na porta do forno. 

Quer dicas de como limpar panelas queimadas? Leia nosso artigo!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar o forno de um jeito fácil e seguro