Como limpar forma queimada: tutorial para nunca mais sofrer com isso

Você prepara aquela receita assada deliciosa e… ah não, a forma queimou! Quer saber como resolver isso? Confira na matéria.
Como limpar forma queimada: tutorial para nunca mais sofrer com isso

Você pensa em como limpar forma queimada e já fica com preguiça, imaginando todo o esforço que vai fazer?

Não precisa se preocupar mais com isso: da próxima vez, você pode fazer sua receita com tranquilidade, porque, se a assadeira queimar, você vai saber como resolver o problema.

Nesse sentido, é possível sim recuperar forma queimada, principalmente se você for ágil e não esperar muito até decidir limpá-la.

Vamos às dicas?

Como limpar forma queimada: lista de produtos recomendados

Você vai precisar de poucos itens para limpar forma queimada. Confira:

A água quente ajuda a desgrudar os resíduos da forma. O detergente tem ação desengordurante, ideal para qualquer tipo de louça, e pode ser aplicado com o lado macio da esponja. Se for necessário, ainda é possível aplicá-lo com a palha de aço, para remover as sujeiras mais difíceis nas formas de alumínio.

O vinagre e o bicarbonato de sódio são dois ingredientes que podem ser utilizados em diversos tipos de limpeza, causando uma reação química que também tem poder de desengordurar. Podem ser usados juntos ou separados.

Como limpar forma queimada de acordo com o material

Você sabia que cada tipo de forma tem finalidades específicas?

As formas de alumínio e inox, por exemplo, esquentam muito rápido mas perdem calor com a mesma rapidez. São indicadas para quase todo tipo de receita, principalmente aquelas que precisam da superfície dourada que dá um charme a mais para o prato, como massas.

Já as formas de vidro são as que mantêm os pratos quentes por mais tempo. Só é preciso cuidado para que a receita não fique cozida por fora e crua por dentro.

As formas de silicone, por sua vez, são ideais para receitas doces e aquelas que você quer evitar que grudem nas bordas da assadeira. É bom lembrar que elas precisam ir ao forno sempre com uma forma de alumínio por baixo.

Qualquer assadeira pode ser fácil de limpar, independentemente do material.

Como limpar forma queimada em 4 passos

1. Retire o máximo que você puder dos resíduos da forma, com a ajuda de uma colher.

2. Coloque água fervendo dentro da forma (a quantidade varia de acordo com o tamanho dela).

3. Adicione duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por aproximadamente 30 minutos e a sujeira da parte queimada desgrudará do fundo da forma.

4. Descarte a água com os resíduos e lave a assadeira com detergente e a esponja de limpeza. Nas formas de alumínio, você pode usar a palha de aço também. Enxágue e seque bem.

Se, durante os 30 minutos de molho, a parte queimada ainda não tiver soltado da superfície da forma, espere por mais 30 minutos.

Viu só? É muito fácil! Agora você já pode compartilhar essas dicas com todo mundo que mora com você para ninguém usar mais a desculpa de que não sabe como limpar forma queimada, né?

3 dicas para conservar formas e assadeiras

Agora, que tal mais algumas dicas para conservar suas formas e assadeiras, garantindo a durabilidade do utensílio?

São coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Olha só:

1. Opte por usar papel manteiga ou papel alumínio para forrar a forma em receitas. Isso ajuda no controle do calor no cozimento e ainda evita que a forma queime.

2. Usou a forma? Seque-a imediatamente. Guardar uma forma ainda molhada pode acumular fungos ou manchar alguns materiais, como o inox e o alumínio.

3. Na hora de armazenar suas formas, agrupe-as por tipo e separe um canto na cozinha só para elas. Assim, é mais fácil evitar danos e arranhões, sem falar que fica muito mais organizado e prático para você.

 Você sabe a melhor forma de tirar ferrugem da panela de inox? A gente mostra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar forma queimada: tutorial para nunca mais sofrer com isso