Como limpar ferro de passar

Reunimos os principais e mais seguras dicas para que você mantenha seu ferro de passar bem conservado, sem manchar ou sujar suas roupas.
Como limpar ferro de passar

O ferro de passar é essencial para remover rugas e vincos, mantendo o bom caimento e a elegância das roupas. Em algumas situações, porém, a chapa acumula resíduos, fica pegajosa e provoca o efeito contrário: danos nos tecidos. Neste artigo, descubra como:

  • Como limpar a chapa do ferro de passar sem antiaderente
  • Como limpar ferro de passar com sal, bicarbonato de sódio, detergente neutro, pasta de dente branca, vinagre branco e saponáceo
  • Como limpar a chapa do ferro de passar com antiaderente
  • Como limpar reservatório e saídas de vapor do ferro de passar
  • Pode limpar ferro de passar com vela ou com palha de aço?

Como limpar ferro de passar: confira as dicas

Antes de mais nada, um aviso: manuseie o ferro de passar com muito cuidado para evitar queimaduras.

Como você verá, algumas técnicas caseiras sugerem que se use o vapor na temperatura máxima, nesse caso direcione a saída de vapor para a direção contrária à sua. Outras dicas pedem o equipamento ainda morno, o que requer ainda mais atenção no manuseio.

Feito o alerta, vamos compartilhar aqui as principais receitas caseiras para deixar o seu ferro limpinho. Ah, sempre que for testar, desligue o aparelho da tomada.

Algumas das dicas são proibidas para ferros com antiaderente na chapa. Por isso, eles ganham um capítulo separado. Se esse é o caso do seu, pule direto para Como limpar a chapa do ferro de passar com antiaderente.

Como limpar a chapa do ferro de passar sem antiaderente

A lista de técnicas de remoção de sujeira de ferro de passar sem antiaderentes é a mais longa. Ela inclui desde produtos tradicionais de limpeza, como detergente neutro, saponáceo, bicarbonato de sódio e pasta de dentes, até a de substâncias de uso culinário, como vinagre e sal.

Como limpar ferro de passar com sal

Em uma folha de papel-manteiga, papel-toalha ou pedaço de tecido, espalhe uma camada generosa de sal. Aqueça o ferro e deslize sobre a superfície várias vezes em diferentes direções. Ao final, desligue o ferro, sacuda para eliminar excesso de sal e espere esfriar para tirar os resquícios com pano.

Para remover sujeiras pegajosas, desligue o ferro e deixe esfriar. Faça uma pasta com 1 colher de sopa de sal e meia de vinagre branco. Esfregue a mistura na chapa com um pano e, em seguida, remova com um tecido úmido.

Evite usar essa dica muitas vezes, pois o sal pode ser abrasivo e danificar a superfície do seu aparelho.

Saiba também como limpar seu fogão

Como limpar ferro de passar com bicarbonato de sódio

Misture 1 colher de sopa de água e 2 de bicarbonato de sódio. Com uma espátula, espalhe a pasta na chapa e esfregue com um pano. O produto também forma um limpador potente ao ser misturado com vinagre branco, como explicado mais abaixo.

Como limpar ferro de passar com detergente neutro

A maneira mais delicada de limpar a chapa do ferro é usar uma mistura de 1 colher de sopa de detergente líquido neutro em um copo de água. Esfregue com um pano macio e depois remova com outro pano úmido.

Como alternativa, despeje a solução sobre uma toalha e deixe o ferro desligado sobre ela por algumas horas. Depois esfregue delicadamente com uma esponja e retire o produto com um pano.

Você também pode querer saber como limpar seu micro-ondas

Como limpar ferro de passar com pasta de dente branca

Umedeça um pano limpo com água, coloque uma pequena quantidade de pasta de dente branca e passe na chapa do ferro. Limpe-o com uma toalha úmida e macia, fazendo movimentos circulares e suaves.

Para terminar, coloque água no tanque, ligue o ferro em temperatura máxima e aperte o botão de vapor para limpar os resíduos de pasta dos orifícios. Muito cuidado aqui para não se queimar com o vapor! Passe o ferro sobre um tecido velho para testar se não sobraram vestígios de pasta.

Importante lembrar: prefira sempre os produtos adequados de limpeza às receitas caseiras. Eles possuem componentes importantes para que a higienização dos materiais seja eficiente e não ocorram danos. Apenas em casos emergentes, recorra às misturas de casa!

Como limpar ferro de passar com vinagre branco

O vinagre branco é ingrediente de duas misturas limpantes. Escolha a sua: junte uma parte de vinagre e três partes iguais de água ou uma parte de vinagre e duas partes de bicarbonato de sódio. Passe com um pano macio, com movimentos circulares repetidos e depois remova com um tecido limpo e úmido. A segunda misturinha tem consistência de pasta e serve para remover manchas difíceis.

Como limpar ferro de passar com saponáceo

Coloque uma quantidade pequena de saponáceo em uma esponja macia e esfregue apenas nas sujeiras mais difíceis. O produto é mais apropriado para ferros sem saída de vapor. Caso seu ferro tenha o recurso e cair produto nos orifícios, faça igual à última etapa da limpeza com pasta de dente branca.

Como limpar a chapa do ferro de passar antiaderente

Nenhum tipo de chapa de ferro deve ser esfregada com algo que possa causar arranhões, mas a proibição é ainda mais rigorosa nos casos dos aparelhos com materiais antiaderentes as chapas de Teflon ou cerâmica são sensíveis, portanto tem número menor de métodos de limpeza.

Ferro de passar com chapa antiaderente manchada, apoiado na vertical sobre uma tábua de passar roupa.

Como limpar ferro de passar com vinagre branco

Passe um pano embebido em vinagre branco puro na chapa do ferro. Evite usar força, pois pode danificar a superfície delicada. Como a superfície é muito delicada, a limpeza da chapa requer paciência.

Outra alternativa é embeber uma toalha com vinagre e, em seguida, colocar o ferro sobre a toalha com a chapa voltada para baixo. Deixe descansar por 30 minutos, desligado, e
remova com um pano limpo.

Você também pode querer saber como limpar seu micro-ondas

Como limpar ferro de passar com detergente neutro

Misture uma colher de sopa de detergente neutro líquido em um copo de água. Esfregue a solução no ferro com um pano macio, toalha ou papel-toalha. Para sujeiras mais persistentes, despeje a mistura sobre uma toalha e deixe o ferro desligado sobre ela por algumas horas. Depois, esfregue com uma esponja, com movimentos delicados, e retire o produto com um pano úmido e limpo.

Como limpar o reservatório e saídas de vapor do ferro de passar

Encha o reservatório com uma mistura com iguais proporções de vinagre branco e de água. Em seguida, pegue um pano ou toalha velha, ligue o ferro e passe usando todo o vapor. Os resíduos sairão das aberturas junto com o vinagre. Depois, encha novamente com água pura e repita o processo para retirada dos resquícios da mistura. Mas, antes de fazer isso, leia o manual do seu aparelho, porque alguns fabricantes não recomendam colocar vinagre no reservatório de água. Se for esse seu caso, siga os mesmos passos usando apenas água limpa.

Cotonetes também são ideais para limpar os orifícios de vapor. Mergulhe-os em vinagre branco antes de usá-los. Se enxergar qualquer resíduo branco nos buracos, use um palito de dente de madeira ou plástico e nunca de metal.

Pode limpar ferro de passar com vela ou com palha de aço?

A resposta é objetiva: não! Apesar de ser bem conhecida, a técnica pode causar avarias. A palha de aço provoca riscos, mesmo imperceptíveis, que acabam retirando o esmalte da base e podem enrugar ou repuxar fios dos tecidos. A cera da vela deixa micro resíduos na base do ferro que, quando aquecido e em um uso futuro, derrete e pode aderir às roupas.

A Ypê conta com produtos confiáveis e eficientes para limpar o seu ferro de passar com segurança. A Ypê conta com produtos confiáveis e eficientes para limpar o seu ferro de passar com segurança. Veja aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar ferro de passar