Como limpar estojo? Confira nossas dicas!

Quer saber como limpar o estojo da escola do seu filho? Ou o seu de maquiagem? Ensinamos diversas maneiras simples e práticas aqui, confira!
Como limpar estojo? Confira nossas dicas!

Xô, sujeira! Quer aprender como limpar estojo? Trouxemos diferentes métodos que podem te ajudar! Seja qual for a finalidade do seu estojo, é importante mantê-lo limpo para não contaminar o que é guardado dentro dele.

Vamos às dicas?

Quando limpar estojo?

No geral, é recomendado realizar a limpeza mais profunda 1 vez por mês e a limpeza para retirar resíduos superficiais, como pó, por exemplo, é recomendada quinzenalmente.

A única exceção é o caso do estojo da lente de contato, em que é preferível que seja trocado a cada 3 meses (no máximo) e, apenas em último caso (caso esse prazo se estenda), esterilizar em casa.

Como limpar estojo: produtos e materiais adequados

> Detergente Neutro Ypê

> Pano Perfex Ypê

> Sabão de Coco ou Sabão Natural Ypê

> Esponja Ypê

> Lenço Umedecido Ypê Multiuso com Álcool

> Escova de dentes

> Álcool 70%

> Aspirador de pó

> Acetona

Como limpar estojo: passo a passo

Vamos conferir os diferentes métodos de limpeza para os diferentes tipos de estojo?

Como limpar estojo da lente de contato

Não é indicado esterilizar o estojo da lente de contato em casa, e sim trocá-lo. Mas, se o tempo de trocar expirou e você precisa esterilizar, faça isso com água fervendo e um pouco de detergente. Deixe a solução agir por alguns minutos e coloque água fervendo novamente, para enxaguar.

Se o ambiente for arejado, você pode deixar secar naturalmente ou secar com um papel-toalha limpo.

Como limpar estojo escolar

Depois de esvaziar o estojo, sacuda de ponta cabeça, em cima de um lixo, para que todos os resíduos e sujeiras saiam.

Com a ajuda de uma escova de dentes, você pode “varrer” a parte interior do estojo e, em seguida, aplicar um pano úmido com detergente neutro por todo o material. Depois, é só passar um pano úmido em água, até retirar todo o produto e deixar secando em um local arejado.  Você também pode optar por usar o lenço umedecido Ypê multiuso com álcool que acelera o processo de secagem e foi desenvolvido justamente para facilitar sua rotina.

Como limpar estojo de nylon

Com a ajuda de um pano perfex úmido, aplique sabão de coco pela superfície de material e realize a limpeza. Ao final, retire o produto com um pano úmido.

Como limpar estojo sujo de caneta

Umedeça um pedaço de algodão em acetona e passe por cima da mancha, até que a tinta da caneta saia totalmente. Quando sair, passe um pano umedecido em água para tirar o excesso do produto e aguarde secar naturalmente.

Como limpar estojo de óculos

Comece retirando o excesso de resíduos do interior do estojo com um pano seco. Em seguida, umedeça outro pano em detergente com água morna (ou uma solução própria para este tipo de limpeza, vendida nas óticas) e esfregue levemente.

Depois, passe um pano úmido apenas em água morna e passe por todo material, até que saia todo sabão.

Como limpar estojo de plástico

O estojo de plástico pode ser lavado com sabão de coco ou detergente neutro e o material de apoio pode ser um pano perfex ou uma esponja. Depois de finalizar, pode enxaguar em água corrente.

Como limpar estojo de instrumentos

Você pode começar removendo todo o pó com a ajuda de um aspirador e, então, passar uma flanela umedecida em álcool 70% por todo o material. A lavagem a seco é a mais recomendada para o estojo de instrumentos.

Como limpar estojo de maquiagem

Dilua 2 colheres de sopa de detergente neutro em ½ litro de água e mexa até fazer espuma. Feito isso, mergulhe o estojo de maquiagem nessa solução e aguarde 20 minutos. Em seguida, retire o excesso do produto em água corrente e deixe o material secando no varal

Dica para manter estojo limpo por mais tempo

Independentemente da finalidade que você atribui ao seu estojo, busque, pelo menos, a cada 15 dias, retirar tudo o que há dentro e passar um pano perfex seco para retirar os resíduos da parte interna.

Se achar necessário, pode umedecer o pano em álcool 70% e realizar uma lavagem a seco também, ou optar pelos lenços umedecidos Ypê. Além disso, busque manter uma frequência de limpeza, para evitar encardir o material.

Agora que você conferiu como lavar estojo, confira nosso conteúdo sobre como limpar lancheiras escolares.

Você achou esse artigo útil?

Como limpar estojo? Confira nossas dicas!