Como limpar estofado de cadeira em 4 passos

O estofado de cadeira pode conter diversos resíduos que nem sempre são visíveis. Entenda agora como fazer a limpeza correta
Como limpar estofado de cadeira em 4 passos

Saber como limpar estofado de cadeira é uma daquelas tarefas que as pessoas nem sempre sabem como fazer e a limpeza acaba passando batida.

Você acha que é só passar um pano na superfície e toda a sujeira é removida? Não é bem assim: o processo varia de um estofado para outro e a frequência com que você faz a higienização também influencia no processo.

Nas próximas linhas, você vai entender quais produtos utilizar e como fazer o passo a passo correto para limpar estofado de cadeira.

Boa leitura!

Quando devo limpar estofado de cadeira?

Todos os dias, o estofado de cadeira fica em contato com diversas sujidades, como resíduos de alimentos, a poeira do ambiente, pelos dos pets, entre outros.

O acúmulo dessas sujeiras pode causar alergias respiratórias, por isso, é importante manter certa frequência na limpeza. Dessa forma, aspire bem o estofado pelo menos duas vezes por semana e faça uma limpeza completa de quinze em quinze dias.

Vamos explicar abaixo os produtos que você pode usar na higienização e como fazê-la.

O que limpa estofado de cadeira?

Um aspirador de pó faz toda a diferença na limpeza do estofado de cadeira. Ele é capaz de sugar os menores resquícios de sujeira com eficiência, o que um espanador não consegue fazer, por exemplo.

Com relação aos produtos, você deve utilizar multiuso Ypê, álcool líquido, vinagre, bicarbonato de sódio, amaciante e água morna.

Mas atenção: se o seu estofado de cadeira for branco ou de outra cor clara, lembre-se de utilizar vinagre incolor.

Você também vai precisar de uma escova de limpeza de cerdas macias (pode ser uma escova de dentes velha) e de um pano multiuso.

Vamos para o tutorial?

Como limpar estofado de cadeira: o passo a passo completo

Este procedimento de limpeza de estofado de cadeira é simples e muito eficiente, pois limpa, desinfeta e ainda deixa com um cheirinho agradável.

Outra vantagem desse método é que ele é muito versátil: você pode utilizá-lo para limpar estofado de cadeira de escritório, estofado de tecido, estofado de cadeira branca, até os estofados manchados e encardidos.

Faça o seguinte:

1.  Comece aspirando o estofado vigorosamente.

2. Em um recipiente, coloque 200 ml de água morna, 2 colheres de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e ⅓ de amaciante, medido na própria tampa do produto.

3.  Umedeça as cerdas da escova na mistura e esfregue gentilmente no estofado da cadeira. É importante você criar uma sequência, por exemplo, uma linha horizontal, e continuar nessa lógica até limpar toda a área.

4. A cada área do estofado em que você aplicar a solução, passe um pano multiuso por cima, retirando o excesso da mistura e secando a região. Depois de fazer isso, continue a limpeza até limpar tudo.

5 dicas para conservar o estofado de cadeira por mais tempo

A higienização do estofado é realmente fácil, não é mesmo?

Agora, trouxemos mais algumas dicas para você aliar aos cuidados da limpeza.

1. Se o estofado manchou com alguma substância, como vinho ou tinta, por exemplo, procure remover imediatamente.

2. O Multiuso Ypê Premium na versão Tira manchas, pode ser um ótimo aliado na limpeza e manutenção do dia a dia.

3. Não utilize produtos abrasivos na limpeza, como água sanitária ou esponja de aço, por exemplo. É sempre bom procurar pela etiqueta e ler as instruções de lavagem.

4. Mantenha as cadeiras em local arejado, pois a umidade pode trazer mofo ao estofado.

5. Não deixe as cadeiras onde bata sol diariamente, pois isso pode danificar o estofado, alterando sua cor ou até mesmo criando rachaduras em certos tipos de material.

6. Se possível, invista num serviço de impermeabilização dos estofados.

E a limpeza do sofá, já tem o passo a passo para fazê-la corretamente? A gente traz aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar estofado de cadeira em 4 passos