Como limpar escova de cabelo com os cuidados certos

Cuidar dos cabelos é uma maravilha, mas nem só de cosméticos é feito esse cuidado. Entenda aqui como limpar sua escova de cabelo!
Como limpar escova de cabelo com os cuidados certos

Você é do tipo que tem apenas uma escova de cabelo ou coleciona várias? De qualquer forma, saber como limpar escova de cabelo corretamente é essencial para a higiene!

Não adianta nada querer pentear e modelar as madeixas, sendo que o acúmulo de sujeira entre as cerdas da escova de cabelo pode passar para os seus fios, não é verdade?

Essa sujeira pode vir de poeiras, resíduos de produtos capilares, como cremes e pomadas, ou até mesmo caspa e oleosidade do seu próprio couro cabeludo.

Por isso, é importante limpar a escova de cabelo: assim você evita a proliferação de micro-organismos que são prejudiciais para a sua saúde e causam irritações, alergias e até queda de cabelo.

Ah, se você costuma emprestar escova de cabelo para outras pessoas, é melhor rever esse hábito: o indicado é que esse objeto seja apenas de uso pessoal.

Nesse sentido, aprenda agora como limpar sua escova de cabelo em pouquíssimos passos. Olha o que vem por aí:

  • de quanto em quanto tempo você deve limpar escova de cabelo
  • produtos e materiais para limpar escova de cabelo
  • tutorial com passo a passo de como limpar escova de cabelo

De quanto em quanto tempo limpar escova de cabelo

Você deve limpar escova de cabelo em duas frequências diferentes: diariamente e de 15 em 15 dias.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/05202517/como-limpar-escova-de-cabelo-diariamente.jpg

Na limpeza diária, basta remover o excesso de fios da escova de cabelo com as mãos, em movimentos delicados. Já a limpeza profunda de escova de cabelo exige uma boa lavagem e secagem.

Alguns cuidados básicos com sua escova de cabelo são: depois de passar no cabelo molhado, espere secar completamente antes de guardar.

Sendo assim, deixe-a em um local com boa ventilação e troque-a regularmente. Nem sempre o banheiro é a melhor pedida, porque ele é um ambiente úmido e pode facilitar a proliferação de fungos.

E, sim, a escova de cabelo deve ser trocada no máximo a cada ano. Ou seja, se você utiliza muito esse item, troque-o a cada 6 meses.

Cerdas deformadas, rachaduras e pedaços faltando podem ser alguns indícios de que a vida útil da sua escova de cabelo já chegou ao fim.

Agora, venha aprender o procedimento para manter sua escova de cabelo sempre limpinha.

Como limpar escova de cabelo: lista de produtos e materiais

Não importa qual seja o tipo de escova de cabelo que você vai lavar. Você vai precisar de poucos materiais para isso e todos eles são muito acessíveis. Confira:

  • água morna;
  • detergente neutro;
  • recipiente para colocar de molho;
  • pente com ponta fina;
  • escovinha para lavagem.

A água morna ajuda a sujeira a desgrudar da escova de cabelo, já o detergente é um item coringa na limpeza que te ajuda a higienizar os objetos de forma não abrasiva – saiba mais sobre as funções do detergente no nosso artigo!

Por sua vez, o pente de ponta fina e a escovinha são duas ferramentas para auxiliar na limpeza dos vãos que ficam entre as cerdas da escova de cabelo.

Os itens são os mesmos, independentemente do material da sua escova de cabelo (plástico, nylon, madeira, entre outros). A diferença está no tempo que levará para a lavagem estar completa.

Como limpar escova de cabelo em 4 passos

Você vai se surpreender com como é fácil limpar escova de cabelo. Vamos ao tutorial:

1º passo: Com suavidade, use a ponta fina do pente para retirar os cabelos presos entre as cerdas da escova. Não utilize os dentes do pente, pois eles podem danificar a estrutura das cerdas.

2º passo: Coloque a água morna misturada com duas colheres de detergente neutro dentro do recipiente onde você deixará as escovas de molho. Se forem muitas escovas, aumente a quantidade de detergente. Deixe-as repousando por 10 minutos na mistura.

3º passo: Retire as escovas de cabelo da água e gentilmente esfregue a escovinha entre os espaços onde a sujeira se acumula. Enxágue abundantemente.

4º passo: Hora da secagem. Se possível, pendure as escovas pelo cabo e deixe-as secar. Uma alternativa é deixá-las secando sobre uma toalha. Mas atenção: tenha certeza de que a escova está totalmente seca antes de usar. Escovas de madeira costumam levar um pouco mais de tempo até a secagem final.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/05202523/como-limpar-escova-de-cabelo-seque-bem.jpg

Viu como é um procedimento muito simples? Agora que você aprendeu, não há motivos para não limpar suas escovas de cabelo frequentemente.

Como higienizar escovas de cabelo de salão de beleza

Para higienizar escovas de cabelo de salão de beleza, você pode seguir o passo a passo que indicamos acima. Como o uso de escovas é compartilhado, vale acrescentar álcool 70% na hora de deixar de molho.

É importantíssima a frequência com que você vai fazer isso. Retire os cabelos que ficam na escova entre uma cliente e outra. Se possível, lave as escovas diariamente.

Todos os itens que você utilizar na higienização de escovas de cabelo de salão de beleza devem estar bem esterilizados, não se esqueça disso.

Para acelerar o processo de secagem da escova, você pode utilizar um secador de cabelo do seu salão, sempre com jatos frios, para não danificar os materiais das suas escovas de cabelo.

Gostou do conteúdo? Então, confira também o passo a passo para lavar esponjas de maquiagem!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar escova de cabelo com os cuidados certos