Como limpar couro sem estragar a peça? Dicas para roupas e sapatos

O couro é um tecido clássico e super versátil. Aprenda de uma vez por todas como limpar couro e conservar suas peças por mais tempo.
Como limpar couro sem estragar a peça? Dicas para roupas e sapatos

Aprender como limpar couro é algo que todo mundo deveria saber. É um material que está presente em quase todo guarda-roupa moderno! 

O couro nunca sai de moda e, embora deixe qualquer look com cara de atual, é um elemento usado desde os primórdios da história, para a proteção contra o frio. 

Mas foi a partir da década de 1950 que a jaqueta de couro ganhou o mundo, com o cinema hollywoodiano. 

Entenda a seguir como limpar couro, seja uma jaqueta ou qualquer outra peça. 

Por que é importante limpar peças de couro? 

Para preservar a durabilidade das suas peças de couro, é importante mantê-las sempre bem limpas. Isso porque o couro pode ser manchado, mofado ou até mesmo craquelado. 

Como as peças de couro são atemporais, você não precisa se preocupar se o item ainda será tendência na próxima estação. Então, comprar uma roupa ou um sapato de couro é um investimento que valerá por muitos anos, desde que você conserve sua peça corretamente. 

Isso acontece principalmente com as peças em couro legítimo, que é o couro feito exclusivamente com pele de animal. Esse material pode durar por várias décadas. 

Há ainda outro tecido, parecido com o couro, que tem várias denominações, como couro fake, couro ecológico e couro sintético. 

Esse tecido não é couro, mas resultado de um conjunto de técnicas têxteis que imitam o couro legítimo. Dessa forma, peças de couro fake não costumam durar mais do que cinco anos. 

Você sabia que no Brasil existe até uma Lei do Couro, para evitar confusões no uso dos termos corretos? 

De qualquer forma, é importante cuidar da sua peça de couro. Por isso, confira o que é necessário para limpar peças de couro na sequência! 

Como limpar couro: confira os produtos adequados 

O couro é um material tão elegante e robusto que até parece que precisa de vários produtos específicos para sua limpeza, não é mesmo? 

Mas, acredite, para limpar couro você precisa de poucos itens. 

Com algumas gotas de detergente neutro e dois panos multiuso, sua peça de couro estará bem higienizada. Em alguns casos, você vai precisar de uma escova de limpeza. 

Leia também: Perfex: guia completo do pano multiuso

Além disso, jamais utilize produtos abrasivos, como o alvejante, por exemplo, para limpar peças de couro. O álcool também não é indicado, por causar manchas irreversíveis no couro legítimo. 

Produtos adequados em mãos? Vamos ao tutorial. 

5 formas de como limpar couro corretamente 

Existem alguns truques para cada tipo de couro. Os processos são igualmente simples, o importante é que você limpe sua peça de couro a cada uso. 

Assim, você evita grandes atritos ao esfregar o tecido, pois, quanto mais sujo, maior o risco de danos. 

Uma orientação importante: o couro precisa estar sempre bem seco, mas nunca o seque com o secador de cabelo, fechado? 

Afinal, o calor do equipamento pode prejudicar sua peça, principalmente se o couro não for legítimo. 

Como limpar couro legítimo 

No caso de sapatos de couro, é preciso retirar os resíduos sólidos primeiro, como poeiras, barro etc., com um pano seco. 

Para as roupas de couro, você pode pular diretamente para este passo: umedeça o pano multiuso com pouca água e aplique algumas gotas de detergente neutro. 

Passe o pano por toda a peça e em seguida utilize o pano seco para retirar qualquer resquício de umidade da peça ou seque à sombra. 

O couro legítimo tem um óleo natural que dá brilho à peça, mas, para potencializar ainda mais esse efeito, aplique silicone líquido sobre a peça a cada três meses. 

Como limpar couro sintético 

Para limpar o couro sintético, o processo é o mesmo do couro legítimo. 

A maioria das roupas de couro sintético podem ser lavadas normalmente na máquina de lavar, mas atente-se às instruções de limpeza na etiqueta da peça. 

E, assim como em todas as peças de couro, não deixe-as secando sob o sol. 

Como limpar couro branco 

O couro branco é o mais suscetível a manchas e, se não for limpo ou armazenado adequadamente, pode ficar amarelado com o tempo. 

Portanto, lembre-se de limpar sua peça de couro branco cada vez que usá-la com um pano multiuso levemente umedecido com água e poucas gotas de detergente. 

Para limpar couro branco amarelado, o segredo é outro. Faça uma mistura com uma colher de sopa de detergente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. 

Aplique a solução sobre a peça de couro, esfregando delicadamente com uma escova, e passe o pano multiuso umedecido com água morna. Repita o procedimento até que a mancha saia e seque bem. 

Como limpar couro mofado 

O couro mofa quando é exposto ao excesso de umidade. A dica para limpar couro mofado é usar um pouco de vinagre branco. 

Misture uma colher de sopa de detergente com uma de vinagre e aplique sobre a parte mofada com a ajuda de uma escova de cerdas macias. 

Passe o pano multiuso e seque bem a peça. 

Como limpar couro camurça 

Se peças de couro tradicional não gostam de água, o couro camurça gosta muito menos. 

Por isso, jamais aplique água diretamente sobre sua peça de camurça. Uma dica é misturar algumas gotas de condicionador de cabelo com três colheres de água e aplicar sobre a camurça com uma escova de cerdas macias.  

Clicando aqui, você confere mais dicas para limpar sapatos de camurça. 

 5 dicas para conservar roupas e sapatos de couro 

Ainda temos algumas dicas para você cuidar das suas roupas e sapatos de couro para potencializar ainda mais a conservação das suas peças. Tenha sempre em mente que:  

1. É preciso secar as roupas e sapatos de couro assim que forem molhadas; 

2. Não dobre peças de couro sintético, para não criar vincos e descascar com o tempo; 

3. Hidrate o couro uma vez por ano com uma camada fina de óleo de amêndoas ou vaselina; 

4. Guarde suas peças de couro onde haja boa ventilação. Não armazene em sacos plásticos, apenas em sacos de tecido ou TNT (tecido não tecido); 

5. Evite usar o ferro de passar roupas, pois couro e calor não combinam. De preferência, guarde suas roupas de couro penduradas em cabides. 

Quer aprender a deixar suas bolsas de couro como novas?  Vem conferir nossas dicas aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar couro sem estragar a peça? Dicas para roupas e sapatos