Como limpar colchão

Tudo que a gente quer ao deitar é relaxar! Entenda quais são os cuidados que você precisa ter com o seu colchão para ficar livre de problemas
Como limpar colchão

Limpar o colchão muitas vezes parece complicado, mas deve fazer parte da rotina de limpeza da casa, pois um colchão limpo previne o acúmulo de ácaros e problemas à saúde, além de aumentar a vida útil do seu colchão e proporcionar noites confortáveis de sono.

Neste artigo você vai poder conferir como:

  • Fazer limpezas de rotina no seu colchão
  • Tirar manchas do seu colchão
  • Tirar odores do seu colchão

Como limpar colchão

Neste artigo vamos te mostrar dicas de diferentes maneiras de como deixar seu colchão limpo, mostrando uma variedade de produtos que podem ser utilizados e como limpar a depender do nível de sujeira.

Técnicas para limpar colchão

Aqui você irá encontrar dicas de como limpar seu colchão a seco, como utilizar bicarbonato, vinagre de álcool, água oxigenada, álcool e tira manchas para ter seu colchão limpo.

Como limpar colchão a seco

Limpar o colchão com uma técnica a seco garante uma limpeza superficial eficiente e um curto tempo de secagem, podendo voltar a utilizá-lo rapidamente.

Para começar, aspire toda a superfície do colchão com um aspirador de pó. Em seguida, umedeça um pano limpo com água morna e vinagre branco e passe por todo colchão e depois é só aguardar a secagem.

Ah e vale lembrar: receitinhas caseiras são ótimas, mas produtos adequados são muito melhores. Uma dica é sempre preferir pelos produtos de limpeza e, apenas em segundos casos, recorrer ao plano B com produtos de cozinha que indicamos aqui.

Como limpar colchão com bicarbonato de sódio

O bicarbonato sozinho age muito bem nas limpezas de rotina do colchão, ou seja, que não apresenta odores ou manchas.

Para isso, comece pulverizando bicarbonato em todo o colchão, priorizando locais que apresentam maior sujeira e deixe agir por no mínimo 35 minutos. Após esse tempo, com uma escova de limpeza macia, esfregue todo o colchão também dando mais atenção às áreas que aparentam estar mais sujas e deixe agir por mais 30 minutos. Para finalizar, aspire todo o pó e seu colchão está pronto!

Como limpar colchão com vinagre

O vinagre branco é um grande aliado para remover manchas e odores fortes do seu colchão, e é muito fácil de utilizar!

Pegue uma esponja, umedeça com o vinagre branco e vá aplicando sobre o colchão, com foco nas áreas que estão manchadas, mas tomando cuidado para não encharcar. Deixe agir por uma hora, depois passe um pano limpo e úmido no colchão e aguarde secar. O cheiro do vinagre pode persistir, mas vai amenizando com o passar do tempo.

Como limpar colchão com água oxigenada

A água oxigenada, assim como o vinagre branco, também é ótima para remover manchas e sujeiras do seu colchão de uma maneira simples.

Você vai precisar misturar uma quantidade de água oxigenada e sabão líquido (que seja suficiente para limpar o tamanho do seu colchão), colocar em um frasco com borrifador, aplicar em toda a superfície e esperar secar. Após isso, com um pano úmido e limpo, esfregue todo o colchão e é só esperar secar novamente antes de voltar a usar.

Como limpar colchão com tira-manchas

Utilizar um tira-manchas é extremamente indicado, uma vez que aquele produto já foi testado e não corre risco de fazer mal à sua pele ou ao seu colchão.

É sempre bom olhar o modo de uso do seu produto, mas a maioria pode ser aplicado puro e diretamente no colchão com auxílio de um frasco com borrifador. Deixe agir pelo tempo indicado, finalize passando um pano úmido e limpo. Deixe o colchão secar antes do próximo uso.

Como limpar colchão com álcool

Em manchas de vinho ou para limpezas rápidas, o álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM) vai ser o produto mais indicado para a limpeza do seu colchão

É bem simples: pegue um pano limpo e umedeça com álcool. Passe por todo o colchão, dando atenção às partes que estiverem manchadas e depois é só aguardar secar totalmente.

Como limpar colchão de manchas e odores

Além da sujeira comum, alguns acidentes podem acontecer e os colchões ficam sujos com manchas ou odores específicos e por isso há maneiras próprias de removê-las.

Leia Também: Como tirar manchas de gordura de roupas ou Você sabe o que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas

Como limpar colchão encardido

As manchas de encardido que aparecem nos colchões são as mais difíceis de serem removidas, mas com essa receita caseira você pode deixar o seu colchão como novo.

Misture 4 colheres de bicarbonato, 250 ml de água oxigenada 10 volumes e 2 gotas de sabão líquido, coloque em um frasco borrifador, agite bem e aplique sobre o colchão e esfregue as áreas manchadas. Deixe secar e finalize passando um pano limpo úmido no colchão todo.

Como limpar colchão com urina

Quando se tem crianças, acidentes com urina no colchão podem ser bem comuns. Mas a boa notícia é que é muito fácil remover o odor e a mancha que pode ter ficado.

Comece aplicando bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe agir por meia hora. Após esse tempo, misture água morna com sabão líquido e utilize para fazer a limpeza com uma esponja, esfregando por cima do bicarbonato mesmo. Em seguida, passe uma toalha seca para remover a solução. Por fim, deixe o colchão secar em um local arejado.

Como limpar colchão com sangue

Caso a mancha esteja fresca, este primeiro cuidado pode ser fundamental para evitar que o colchão fique manchado. Comece secando o líquido o máximo possível com papel-toalha. Depois disso, com uma escova de cerdas macias, água fria e detergente neutro, passe em cima da mancha fazendo movimentos delicados e sem encharcar o local. Por último, é só passar um pano limpo e seco no local para retirar o excesso do líquido.

Se o tempo desde que a mancha está no colchão passou e ela já se encontra seca, nossa dica é misturar bicarbonato de sódio com água fria, aplicando a mistura sobre a mancha e aguardando 30 minutos para que faça efeito. Depois disso, passe um pano limpo molhado e logo depois passe um pano seco, esfregando o colchão até sair a mancha e a umidade.

Como limpar colchão com mofo

Imagem de um detalhe da superfície branca de um colchão com manchas de mofo pretas dispersas.

Em locais que possuem umidade alta, pode acontecer do seu colchão ser afetado com odor de mofo e bolores. A dica para evitar isso é sempre que possível manter a cama em um lugar arejado e em contato com o sol.

Para a limpeza de pontos pretos, use um pano umedecido em uma mistura de água com detergente, esfregando sobre o mofo, e depois borrife vinagre por toda a superfície. Para finalizar e para eliminar os odores, deixe o colchão no sol durante o dia, lembrando-se sempre de que o colchão precisa secar completamente antes de voltar para a cama e poder ser utilizado de novo.

Como limpar colchão manchado

Nem sempre na correria do dia a dia temos tempo para reparar no nosso colchão e assim surgem manchas que não conseguimos identificar, mas ainda queremos remover, para isso, é possível fazer uma limpeza mais geral.

É simples: misture vinagre de álcool com água fria e, com a ajuda de um recipiente com borrifador, aplique sobre os locais desejados no colchão. Sem esfregar, deixe agir por 10 minutos e finalize com um pano limpo seco e deixe secar antes do próximo uso.

Como limpar colchão com ácaro

É muito importante que nosso colchão sempre esteja livre de ácaros, pois eles fazem mal a nossa pele e a nossa saúde. Vamos dar uma dica que pode ajudar a eliminar de vez esse problema.

Imagem cortada de um homem de costas passando um aspirador em um colchão na posição vertical apoiado na parede

Comece aspirando o seu colchão. Após esse processo, misture 200 ml de vinagre branco com quatro litros de água. Para isso, coloque a mistura em um pulverizador e aplique por toda a peça. Faça a aplicação e, após duas horas, use um aspirador potente para remover os ácaros mortos.

Bônus: como limpar colchão inflável

O ideal para garantir um colchão inflável sempre limpo e novo é limpar todas as vezes em que ele for usado. Caso não seja possível ou você não o utilize com muita frequência, tente limpar pelo menos uma vez a cada três meses.

O produto mais indicado para este tipo de colchão é o desinfetante, que vai matar qualquer tipo de mofo ou bolor que exista no colchão e ajudar a prevenir o crescimento de fungos. Para limpar, borrife o produto puro em todo o colchão, finalize passando um pano úmido limpo e deixe secar em um local arejado.

5 dicas para manter o colchão limpo

Depois de aprender a limpar o seu colchão de acordo com o tipo de mancha, sujeira e tirar odores, vamos apresentar algumas dicas de como manter seu colchão limpo.

Primeiramente, sempre vire seu colchão periodicamente. Recomenda-se que a cada 3 meses você vire seu colchão, porque isso permite que todos os lados sejam arejados e evita que a espuma fique deformada com o peso do seu corpo. Seguindo essa dica, para manter o colchão arejado, abra as janelas do local e deixe o sol bater nele pelo menos uma vez na semana, isso evita a proliferação de ácaros e fungos, além de manter seu colchão livre de odores indesejáveis.

Aproveite e leia também: Como limpar janelas de vidro

Tenha uma capa para o seu colchão, hoje em dia existem dos tipos impermeáveis, antialérgicas e elas evitam que a sujeira passe para o tecido do colchão, mantendo ele limpo por mais tempo. Evitam também que líquidos manchem seu colchão, mas, caso você ainda não tenha a capa e um acidente tenha acontecido, sempre procure limpar imediatamente após a ocorrência. E a última dica é, não encharque seu colchão na hora de limpar ou deixe-o muito úmido evitando a criação de fungos.

Os produtos Ypê ajudam você a manter o seu colchão limpo e livre de manchas. Saiba mais aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar colchão