Como limpar coador de café? Conheça a técnica adequada para cada tipo de filtro

Será que você sabe mesmo como limpar coador de café? Esse método tão gostoso de preparar o cafezinho requer cuidados especiais, confira.
Como limpar coador de café? Conheça a técnica adequada para cada tipo de filtro

Como você passa seu café? Ensinaremos como limpar coador de café de pano, de inox e de plástico.

Se você está aqui é porque provavelmente faz parte do clube de pessoas apaixonadas pelo cafezinho de cada dia. Sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água? Ela está em 98% dos lares brasileiros diariamente.

E para quem aprecia um café coado e de qualidade, a limpeza do coador é fundamental. Aprenda abaixo como fazer isso.

Como limpar coador de café: o passo a passo ideal para cada tipo

Antes de você aprender como limpar cada tipo de coador de café, atenção para a frequência da limpeza. Limpe-o a cada uso e nunca guarde o objeto com resquícios de borra de café.

Os produtos necessários e o modo de limpar variam de um tipo de coador para outro.

Ah, importante: nos coadores de pano ou de inox, você deve tirar o máximo possível de borra de café de dentro do coador antes de lavá-lo. E nós trazemos dicas para isso ao final do texto.

Continue acompanhando!

Como limpar coador de café de pano

O costume de tomar café passado no coador de pano poderia ser um patrimônio imaterial, não é mesmo? Esse método está muito ligado à memória afetiva das pessoas, principalmente por remeter às origens rurais.

A limpeza do coador de café de pano talvez seja a que mais envolve mitos. Porém, o jeito certo não tem segredo:

  • Após o descarte da borra de café, lave o coador de pano apenas com água. Não é necessário o uso de nenhum produto de limpeza específico, pois os produtos podem impregnar no tecido a cada lavagem e passar o gosto para seu café.
  • Depois de lavar o coador, guarde-o adequadamente. A melhor forma de fazer isso é dentro de um recipiente tampado e com água. E é importante que ela cubra o coador. Por fim, guarde o recipiente na geladeira, para evitar a proliferação de bactérias.

O coador de café de pano tem vida útil entre um e três meses. Depois disso, comece a usar um coador novo. É por isso que você não precisa se preocupar em clarear o coador do pó de café, pois ele já tem baixa durabilidade. É natural que o café solte uma tinta escura. Inclusive, isso pode até ser um indicador de que está na hora de trocar o coador de pano, se ele já estiver manchado demais

Como limpar coador de café de pano pela primeira vez

Comprou um coador de pano novinho? É importante lavá-lo antes de começar a usá-lo. Isso serve tanto para tirar a goma do tecido quanto para fazer a primeira higienização de um produto que será usado na sua alimentação.

Para isso, basta que você ferva água, coloque em um recipiente com duas colheres rasas de pó de café e deixe o coador curtir nessa mistura por uns 20 minutos.

Como limpar coador de café de inox

O coador de café de inox tem grandes vantagens, pois pode durar por muitos anos, é sustentável e não altera em nada o gosto do café com o tempo. Outro benefício interessante: ele é muito fácil de lavar.

No entanto, essa lavagem precisa ser feita com bastante cuidado, pois esse coador é feito de uma malha de inox que não pode ser danificada.

Você só precisa colocá-lo embaixo da torneira, deixando que a água corrente passe através do filtro de fora pra dentro. Rode o coador de maneira que todo o pó de café saia. O importante é lavar bem o furo por onde sai a água, pois é onde costuma entupir.

Uma dica: colete essa água e aproveite para regar suas plantinhas!

Se você quiser, pode lavá-lo com algumas gotas de detergente, esfregando gentilmente com o lado macio da esponja ou com uma escovinha de limpeza.

Enxágue, deixe que o coador escorra, depois seque e guarde em um local seco e arejado.

Como limpar coador de café de plástico

O coador de café de plástico é um dos mais populares no Brasil e um dos mais práticos também, pois utiliza um filtro de papel descartável e, assim como os outros, não é difícil de limpar.

Na hora de lavar, umedeça uma esponja de limpeza com algumas gotas de detergente e esfregue toda a superfície do coador de plástico, por dentro e por fora.

Depois enxágue, seque e guarde em um local livre de umidade.

O que fazer com a borra de café? 3 dicas para reaproveitá-la

No momento da lavagem do coador de café, seja ele de pano, de inox ou de plástico, uma dúvida que pode surgir é: o que fazer com a borra de café?

Se você acha que pode descartar a borra de café pelo ralo da pia, não é bem assim. Por mais que o pó de café seja fino, com o tempo, você pode acabar entupindo o encanamento.

Mas a boa notícia é que a borra de café é muito versátil e pode ser usada de várias maneiras diferentes. Trouxemos três para você:

Use a borra de café como adubo

O café conta com nutrientes muito importantes e isso pode ser aproveitado pelas plantas! Misture uma parte de borra de café para cada dez partes de terra e adube suas plantinhas.

Repita esse processo de acordo com o período que você costuma seguir para a fertilização do solo. Você também pode descartar a borra de café para fazer compostagem.

Use a borra de café para neutralizar odores

Por ter um aroma forte, o café é muito utilizado para neutralizar outros odores que possam causar incômodo na sua casa. Exemplos disso são o cheiro ruim da geladeira ou até mesmo o cheiro de cigarro em algum ambiente.

Use a borra de café como repelente natural

Sabia que queimar borra de café é um método de espantar pernilongos? A fumaça criada tem um efeito repelente momentâneo. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Quer aprender também como limpar cafeteria? Vem ver aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar coador de café? Conheça a técnica adequada para cada tipo de filtro