Como limpar churrasqueira: tipos e produtos

A festa só termina quando acaba, não é mesmo? Compartilhar bons momentos já nos fazem querer preparar a próxima churrascada, mas se ao lembrar da hora limpeza já te bate um desanimo... acompanhe aqui nossas dicas para garantir uma churrasqueira limpinha.
Como limpar churrasqueira: tipos e produtos

Não tem quem resista a um bom churrasco de domingo – e não falamos só de carne!

Os churrascos estão dentre os eventos mais comuns de confraternização entre os brasileiros e, para que a diversão e a comida fiquem 100%, é importante higienizar bem a grelha após o uso.

Indicamos que, logo depois de usar a churrasqueira, você retire as gorduras superficiais e restos de comida ou carvão, para facilitar a limpeza que fará depois – pode ser com papel-toalha ou espátula, em churrasqueiras que permitem o uso desses materiais.

Vamos ensinar hoje como limpar os diferentes tipos de churrasqueira:

> Como limpar churrasqueira: veja os tipos

 Como limpar churrasqueira: veja os tipos

Se existe variedade de churrasqueira, existe variedade de produtos para limpar cada uma!

Agora, vamos entender como realizar essa limpeza e quais os produtos indicados para cada tipo de material.

Leia também: Como limpar quintal

Como limpar churrasqueira elétrica

1. Desligue a churrasqueira, retire-a da tomada e remova os restos de carne da grelha ainda quente, com a ajuda de uma espátula;

2. Passe um papel-toalha na grelha, com ajuda de uma luva térmica, para não se queimar;

3. Retire a grelha e despeje uma solução de detergente com água ou desengordurante e deixe por uns minutos de molho – não mergulhe na água nenhuma outra peça da churrasqueira, a não ser a grelha;

4. Retire o coletor de gordura debaixo da grelha e esfregue, com a parte macia da esponja, nas regiões sujas, com detergente e água ou desengordurante – se a gordura estiver muito resistente, use água quente na esponja;

5. Retire todos os produtos com um pano perfex úmido;

6. Seque a churrasqueira com um pano perfex seco;

7. Prontinho, churrasqueira limpa!

O ferro de passar precisa limpar também! Sabe como? Vem pra matéria

Como limpar churrasqueira de inox

Aqui o processo é o mesmo que o da churrasqueira elétrica, porém, com um toque especial para manter o brilho do material: bicarbonato de sódio.

Antes de aplicar a mistura com detergente ou desengordurante, com ajuda de uma escova, aplique o bicarbonato por cima da churrasqueira e aguarde uns 3 minutos; depois desse tempo, é só limpar como explicamos no passo a passo anterior.

Como limpar churrasqueira de tijolo

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22164632/como-limpar-churrasqueira-tijolo-scaled.jpg

Antes de tudo: separe luvas de limpeza, detergente, desengordurante, alguns panos e uma escova de limpeza.

Se ainda houver brasa na churrasqueira, encha um saco plástico com água, dê um nó e coloque por cima do carvão, até que as brasas se apaguem.

Pode se tranquilizar, pois o plástico não vai derreter, desde que você coloque água dentro: a água consegue absorver o calor da brasa sem deixar que o plástico derreta.

Quando as brasas estiverem apagadas, passe um pano molhado com detergente no interior da churrasqueira e esfregue com uma escova. Em seguida, passe um pano úmido com desengordurante.

Deixe o produto agir por alguns minutos e depois passe um pano úmido nas regiões que foram limpas. Se necessário, repita o processo até uma limpeza completa.

Existe um segredinho para limpar panelas queimadas. Falamos aqui

 Como limpar churrasqueira enferrujada

A ferrugem na churrasqueira pode surgir devido à alta temperatura que a grelha é colocada, e o ferro desprotegido pode enferrujar devido ao calor, ao ar e a rápida velocidade que o material passa do estado frio para o quente. Quimicamente, chamamos esse processo de oxidação.

Para limpar uma churrasqueira enferrujada, faça o seguinte:

1. Depois que a grelha esfriar, deixe-a de molho em uma solução com água e vinagre;

2. Logo em seguida passe uma escova de aço com detergente por cima da região com a solução;

3. Retire os produtos com ajuda de um pano perfex úmido;

4. A parte interna já está limpa! Finalize limpando a parte externa, aplicando uma solução de bicarbonato de sódio com vinagre, com ajuda de uma escova de aço;;

5. Aguarde uns minutos e passe um pano perfex úmido.

Uma mistura eficiente para prevenir as ferrugens é suco de limão, detergente e água, para esfregar com a esponja de aço e deixar alguns minutos de molho.

Confira dicas para limpar o micro-ondas

A Ypê tem os produtos ideais para limpar a sua churrasqueira com eficiência – conheça aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar churrasqueira: tipos e produtos