Usar uma caixa de gordura pode ser uma boa forma de evitar a obstrução do sistema de encanamento de casa.

Mas, quando o foco é a limpeza, devemos tomar alguns cuidados para preservar o funcionamento da caixa. Hoje, falaremos sobre:

> Para que serve a caixa de gordura?
> A importância de limpar a caixa de gordura
> Como limpar caixa de gordura: confira manual

Para que serve a caixa de gordura?

A caixa de gordura funciona como um filtro para separar a água do óleo, fazendo com que o sistema hidráulico não seja danificado.

Ou seja: quando vemos alguém descartando gordura de cozinha diretamente na pia, essa gordura pode endurecer dentro do encanamento, obstruindo o sistema hidráulico – e a função da caixa de gordura é justamente evitar isso.

Essa caixa funciona por meio de um sifão, que retém a gordura por dentro e a impede de circular pela tubulação.

Em poucas palavras: as caixas de gordura previnem entupimentos causados por ingredientes da cozinha.

A importância de limpar a caixa de gordura

A caixa de gordura precisa ser limpa, pelo menos, a cada seis meses, segundo especialistas da limpeza.

Realizar a higienização da sua caixa evita que o mau cheiro circule ao redor da casa; previne a invasão de ratos e baratas; afasta problemas de entupimento nos canos e escoamento da água da pia.

Aprenda também a desentupir o vaso sanitário de forma simples

Como limpar caixa de gordura: confira manual

Vamos agora ao passo a passo de como limpar a caixa de gordura da forma correta!

1 – Proteja-se com luvas de borracha e máscara

Utilize luvas de borracha e máscara como forma de se proteger contra os micro-organismos acumulados na caixa, além de evitar sujar as mãos com a gordura que fica.

Além disso, o cheiro não é tão agradável e a máscara te ajudará a trabalhar melhor! Logo que estiver com os materiais de proteção, você já pode retirar a tampa da caixa.

2 – Retire os resíduos superficiais

Para começar, você precisa eliminar os resíduos superficiais que ficam acumulados no interior da caixa. Isso pode ser feito com a ajuda de uma pá ou colher de obras.

Caso não tenha nenhum desses objetos em casa, corte uma garrafa pet ao meio e utilize-a como uma pá – é uma opção reciclável e rápida de fazer!

Logo que retirar esses resíduos, tenha uma sacola de lixo ao lado para descartá-los.

3 – Limpe o interior da caixa com produtos adequados

Agora é o momento de limpar: indicamos água sanitária e/ou detergente, mas, caso não tenha esses produtos por perto, o bicarbonato de sódio pode ser uma alternativa.

É sempre importante lembrar que, para uma limpeza 100% eficiente, nada substitui os produtos de limpeza! Apenas em exceções utilize as receitas caseiras.

Para a limpeza com os produtos, utilize uma esponja com detergente para esfregar bem a parte interna e uma escova de lavagem para remover sujeiras mais resistentes.

Depois, enxágue a parte interna com água em temperatura fria – não é indicado usar água quente – e despeje uma medida de água sanitária para desinfetar a caixa de gordura.

Vidros limpinhos e brilhando? Só seguindo estas dicas

4 – Separe os resíduos em sacos de lixo específicos

Todos os resíduos da caixa devem ser descartados através de um serviço de reciclagem. Dessa forma, evitamos a contaminação das gorduras e sujeiras que ficam armazenadas lá dentro para o meio ambiente!

5 – Limpe, também, o sifão do encanamento

O sifão é a peça-chave que mantém os odores dos restos de alimentos longe da sua casa, então é muito importante deixarmos ele limpo, para que ele continue cumprindo a sua função!

Você pode utilizar novamente o detergente, mas, dessa vez, com a ajuda de uma escova grande de limpeza, para alcançar espaços em que a escova pequena ou nossas mãos não chegam.

Ainda, depois disso, você pode repetir o esquema de aplicar uma medida de água sanitária e, depois, enxaguar com água fria para uma limpeza completa.

Depois que finalizar a limpeza do sifão e descartar os resíduos corretamente, coloque todas as peças da caixa de gordura de volta!

Leia também: Como limpar o vaso sanitário

Produtos perigosos para limpar a caixa de gordura

Existem duas coisas que não podem chegar perto da sua caixa de gordura:

1- Desentupidor diabo verde. Por ser uma substância química muito poderosa e utilizada em equipamentos industriais, pode danificar um aparelho quando utilizado para fins domésticos, agindo de forma abrasiva e obstruindo o encanamento;

2- Água quente e soda cáustica – ao contrário do que muitos pensam, apesar de ambas diluírem a gordura, essa mesma gordura pode ser levada com a água e a soda e endurecer dentro do cano, causando um entupimento e até mesmo levando a gordura para a fossa.

Leia também: Como organizar o armário da lavanderia

Para limpar sua caixa de gordura com eficiência e segurança, os produtos da linha Ypê são grandes aliados. Conheça mais sobre os produtos da Ypê aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados