Como limpar cafeteira? Dicas para 3 diferentes tipos de cafeteira

Você é apaixonado por café e quer saber como limpar cafeteira? Então está no lugar certo! Confira as dicas.
Como limpar cafeteira? Dicas para 3 diferentes tipos de cafeteira

Como limpar cafeteira, essa máquina que garante o delicioso cafezinho de cada dia?

O café é uma bebida superimportante na história da humanidade e muito adorada também – com razão, não é mesmo? Café é uma delícia.

A primeira cafeteira foi inventada no início do século XIX, em 1802. De lá para cá, muitos modelos surgiram e hoje ela compõe a cozinha dos brasileiros ao lado de vários outros eletroportáteis.

Em todo caso, a boa limpeza é fundamental para manter a durabilidade do aparelho. Aprenda agora como fazer isso.

Como limpar cafeteira: lista de produtos adequados

Limpar a cafeteira corretamente é importante, pois, com o acúmulo de sujeira, a máquina pode apresentar problemas, como demorar para passar o café e até mesmo causar alterações no gosto da bebida.

Sendo assim, para a limpeza caseira da cafeteira, são necessários poucos produtos e materiais.

O processo de limpeza vai depender da frequência com que você usa sua cafeteira.

Mas, de qualquer maneira, sua cafeteira precisará de uma limpeza profunda periódica também, indicada para ser feita uma vez por semana, se você a usa todos os dias.

Passo a passo de como limpar cafeteira

O processo de limpeza na parte interna da cafeteria é chamado de descalcificação. Isso significa retirar os resíduos de cálcio presentes na água, que ficam retidos nos reservatórios de café. Se não forem limpos, esses resíduos podem se transformar em bolor.

Além disso, antes de limpar a cafeteira, é muito importante que você leia o manual de instruções do fabricante para se certificar se há alguma recomendação específica.

Feito isso, vamos para nosso tutorial de como limpar cafeteira.

 

Leia também: Como limpar inox

Como limpar cafeteira elétrica

Para a limpeza diária da cafeteira elétrica, basta que você desencaixe todas as partes removíveis e lave-as com água e detergente neutro, com o lado macio de uma esponja.

Para limpar cafeteira elétrica do lado de fora, você só precisa passar um pano multiuso levemente umedecido com detergente e água.

Leia também: Perfex: guia completo do pano de limpeza multiuso

Já na limpeza profunda da parte de dentro da cafeteira elétrica, você vai precisar apenas de vinagre de álcool. Esse processo ajuda inclusive a tirar crostas de dentro da cafeteira e da garrafa.

Utilize a quantidade de vinagre equivalente a que você usa para fazer o café. Ligue a cafeteira normalmente, mas não precisa utilizar filtro de papel. Quando metade do vinagre for filtrado, desligue a cafeteira e deixe o vinagre agir por meia hora.

Depois, ligue a cafeteira novamente e espere o processo se completar. Deixe o vinagre esfriar dentro da garrafa e pronto. Depois, é só descartá-lo após lavar as partes removíveis com água e detergente.

Como limpar cafeteira italiana

Pode ser que você esteja se perguntando: limpar cafeteira italiana apenas com água é suficiente?

A resposta é sim! Para a limpeza diária, você vai utilizar apenas água quente e um pano multiuso.

Sendo assim, desmonte toda a cafeteira italiana e descarte o pó de café do funil. Lave todas as peças da cafeteira em água corrente e seque bem com a ajuda do pano.

A limpeza profunda da cafeteira italiana também é simples e deve ser feita semanalmente. Neste caso, você utilizará detergente neutro e limpará as peças com o lado macio da esponja. Depois é só enxaguar e secar bem.

Como limpar cafeteira de cápsula

A limpeza simples da cafeteira de cápsula deve ser feita diariamente com um pano umedecido com água. Já a limpeza completa deve ser feita semanalmente.

Desligue a cafeteira da tomada e retire todas as peças removíveis. Lave as delicadamente com detergente e água, com o lado macio da esponja. Enxágue e seque com um pano limpo.

Algumas cafeteiras de cápsula já vem com uma cápsula própria para o processo de lavagem interna. Portanto, procure saber no manual de instruções da sua máquina como usá-la, pois isso varia de uma máquina para outra.

Seguindo as orientações deste artigo, não há motivo para deixar acumular sujeira na sua cafeteria.

Situações em que a cafeteira liga, mas não passa a água, podem acontecer. Em muitos casos, isso pode ser sinal de sujeira.

Se a limpeza profunda não resolver o problema, procure algum profissional que possa prestar assistência técnica e você possa ter sua cafeteira de volta.

Que tal aprender, também, a limpar o filtro de barro corretamente? A gente ensina aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar cafeteira? Dicas para 3 diferentes tipos de cafeteira