Como limpar cadeirinha de bebê de forma simples e segura

Você se lembra de limpar a cadeirinha do bebê com frequência? Este acessório nem sempre recebe a higienização correta, aprenda como fazê-la.
Como limpar cadeirinha de bebê de forma simples e segura

Saber como limpar cadeirinha de bebê é importante porque isso também está diretamente relacionado com a segurança da criança, assim como a principal função.

O uso desse acessório é obrigatório desde 2008, de acordo com a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)  – mais conhecida como a Lei da Cadeirinha.

A cadeira de transporte do bebê que fica no carro é exposta diariamente a poluição, poeira e bactérias.

Além da sujeira, a cadeirinha pode conter outros resíduos, como restos de comida e até mesmo manchas de vazamento da fralda das crianças, portanto sua limpeza não deve ser deixada de lado.

Confira agora outras informações importantes sobre esta higienização.

Quando limpar cadeirinha de bebê?

A limpeza da cadeirinha de bebê deve ser feita semanalmente.

Caso a cadeirinha manche por acidente, o ideal é que você faça a higienização da área o mais rápido possível.

Em caso de manchas ou fungos, uma limpeza mais profunda deve ser feita. Vamos especificar o passo a passo nas próximas linhas.

O que usar para limpar cadeirinha de bebê

Você pode limpar a cadeirinha do bebê com produtos simples, que provavelmente já tem em casa:

Detergente neutro, vinagre de álcool e bicarbonato de sódio.

É importante lembrar que estes produtos são adequados para higienizar a cadeirinha, porque dificilmente causam reações alérgicas.

Leia também: o que você precisa saber sobre produtos hipoalergênicos

Outros utensílios utilizados para fazer a limpeza são o aspirador de pó, escova de limpeza de cerdas macias e pano multiuso.

Agora, vamos ao tutorial.

Como limpar cadeirinha de bebê passo a passo

Comece aspirando toda a superfície da cadeirinha de bebê.

Em um recipiente com borrifador, misture 10 gotas de detergente neutro para cada 200 ml de água. Aplique em todas as partes da cadeirinha.

Esfregue gentilmente com a escova de limpeza – cuidado para não fazer muita espuma, pois você pode demorar para removê-la. Por último, seque com um pano limpo.

Como limpar cadeirinha de bebê manchada ou mofada

O detergente neutro tem ótima ação desengordurante. Então, caso você não consiga remover a sujeira com o passo a passo indicado acima, conte com uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio.

Borrife na cadeirinha uma solução de um copo de 200 ml de água com 200 ml de vinagre de álcool. Deixe agir por 15 minutos e em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio.

Esfregue com a ajuda da escova de limpeza e em seguida, aspire o bicarbonato. Para finalizar, passe o pano limpo e seco.

3 dicas para conservar cadeirinha de bebê

Além da limpeza tradicional, é importante ter mais alguns cuidados em relação à cadeirinha, para que ela dure mais tempo. Confira:

1. Não utilize produtos abrasivos na limpeza, como água sanitária, por exemplo. Além de fazer mal para o bebê, isso pode comprometer a durabilidade da cadeira.

2. Evite expor a cadeirinha ao sol, pois isso pode danificar o estofado com o tempo.

3. Assim como as roupas, a maioria das cadeirinhas de bebê também têm etiqueta. Leia os símbolos para checar as instruções corretas de lavagem.

Pronto, agora você já tem todas as informações necessárias para manter a cadeirinha de bebê sempre limpa, é só incluir esta higienização em sua rotina.

Quer dicas para limpar outros móveis de bebês? Confira aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar cadeirinha de bebê de forma simples e segura