Como limpar box de banheiro e garantir um banho relaxante

Banheiro limpo é sinônimo de paz de espírito para muita gente. Para você também? Veja como é fácil deixar o vidro do seu box sem manchas.
Como limpar box de banheiro e garantir um banho relaxante

Para um banho gostoso e relaxante, nada como um box limpinho e cheiroso. Não só é mais agradável, como também mais seguro para a saúde. 

Afinal, depois do banho, costumamos deixar para trás resíduos de shampoo, condicionador, sabonete. Isso sem falar nas células mortas e fios de cabelo que perdemos. Num ambiente úmido essa combinação alimenta diversos tipos de bactérias.   

Mas, calma! Reunimos dicas fáceis para limpar o chão, o piso, o ralo, os trilhos e o vidro do box. E, se o seu box for de cortina de plástico ou de acrílico, não se preocupe: as dicas antimofo que você encontra aqui também valem para elas 

  • Como limpar o box do banheiro 
  • É possível limpar o box de banheiro com palha de aço? 

Como limpar box de banheiro 

Ao limpar o box de banho, removemos larvas, limo, mofo, bactérias e germes que se acumulam nos cantinhos e também tiramos a gordura que deixa o piso escorregadio. Por isso, é importante limpar pelo menos duas vezes por semana. 

E não esqueça de se proteger na hora da limpeza do box: use luvas de proteção e tenha cuidado ao tentar alcançar as áreas mais altas. 

Como limpar box de banheiro com sabão 

O sabão pode ser utilizado para limpar todo o box do banheiro, piso e paredes, desde que não estejam muito encardidos com manchas antigas. A mistura do sabão  com a água morna do chuveiro pode ser aplicada com o auxílio de vassoura de cerdas mais duras no chão e com um pano macio nas paredes (utilize o rodo para alcançar mais alto). Utilize o chuveirinho para enxaguar. 

Algumas pessoas recomendam o uso do sabão em pó para limpar o chão do box, mas, por gerar muita espuma, acaba gastando muita água para finalizar o enxágue.  

O sabão neutro – seja o sabão em barra, seja o detergente líquido – também são ótimos para a limpeza cotidiana do vidro do box. Use a esponja macia com sabão para aplicar com movimentos circulares no local das manchas e enxágue. Em seguida, faça o procedimento no vidro inteiro, mas com movimentos retilíneos. Enxágue e seque com um pano seco que não solte fiapos ou use papel de jornal para finalizar o polimento. 

Conheça o Sabão Ypê Natural, de origem  100% vegetal e totalmente biodegradável.  

Leia mais: Como limpar azulejos e rejuntes 

Como limpar box de banheiro com bicarbonato de sódio 

A misturinha de bicarbonato de sódio com vinagre é ótima para limpar o rejunte dos azulejos. Juntos, eles formam uma substância efervescente chamada ácido carbônico, que funciona como desengordurante e também ajuda a remover manchas de mofo.  

No piso, polvilhe bicarbonato de sódio nos rejuntes e em seguida adicione vinagre. Deixe a mistura agir por dez minutos e depois esfregue com uma escova. Você pode utilizar uma escova de dente de cerdas firmes que não use mais para ajudar nessa tarefa.  

Para as paredes: misture em um borrifador 1 colher (de sopa) de álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM), 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna. Borrife nas paredes e deixe agir por 10 minutos. Depois, passe um pano e escove os pontos onde a sujeira estiver mais agarrada. Enxágue com a ajuda do chuveirinho e pronto. 

A mesma mistura pode ser utilizada para limpar os trilhos do box, onde também pode se acumular água e limo, para esfregar as grades do ralo e para tirar o mofo de cortinas de plástico. Uma escova de dente pode ajudar a acessar os cantinhos mais difíceis.  

Ou então utilize o Ypê Cloro Gel, que desinfeta, tira o limo, elimina bactérias e ainda deixa um perfume refrescante. Aplique na área a ser limpa e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem para retirar todos os resíduos e pronto: banheiro limpo e cheiroso.  

Como limpar box de banheiro com vinagre 

O vinagre branco pode ser utilizado na mistura com o bicarbonato de sódio, como você viu antes ou, em caso de sujeiras menos impregnadas, direto sobre o rejunte. Deixe o vinagre agir por 5 a 10 minutos, esfregue e enxágue. Finalize com o aroma da sua preferência.  

Conheça os Limpadores Perfumados Ypê Premium, com secagem rápida e  cinco perfumes especiais. 

Importante: prefira sempre os produtos especializados em limpeza às soluções caseiras – afinal, os produtos adequados foram desenhados especialmente para essas ocasiões, o que os torna mais seguros e eficazes 🙂 

Como limpar o box do banheiro com amaciante 

Uma dica inusitada que é compartilhada na internet é o uso do amaciante para limpar e tirar manchas do vidro do box do banheiro.  

A receita é simples: dissolva uma colher de sopa de amaciante em ½ litro de água morna, transfira a mistura para um borrifador e aplique sobre o vidro do box e use um pano macio em movimentos retilíneos para fazer a limpeza. Outra forma é misturar amaciante e álcool líquido comum de cozinha (46, 2º INPM), pois o álcool ajuda a dar brilho.  

Conheça os perfumes da linha tradicional dos amaciantes Ypê. 

Produtos de limpeza com álcool são os mais indicados para limpar e dar brilho aos vidros sem embaçar. O Ypê Multiuso com álcool, da embalagem cinza, e o paninho Perfex são a dupla perfeita para isso.  

Descubra onde comprar os produtos Ypê clicando aqui 

Leia mais: Como limpar o vidro do box do banheiro 

Como limpar o box do banheiro com água sanitária 

É comum aparecerem pontinhos pretos de mofo nas paredes e no teto do box, especialmente em banheiros sem janela. Para eliminá -los, é simples: 

Misture em um borrifador 20 ml de água sanitária em ½ litro de água. Borrife a área a ser limpa e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, passe um pano limpo úmido. 

Outra forma é fazer a mistura no balde, usando 200 ml (um copo) de água sanitária a cada 5 litros de água. Umedeça o pano nessa solução e aplique nas áreas a serem limpas. 

 Você pode envolver o pano em um rodo para alcançar as áreas mais altas, ou então utilize uma escada com muito cuidado.  

A solução com água sanitária também é indicada para limpar o ralo do box  e remover o mofo e limo que ficam nos trilhos do box do banheiro.  

Para limpar o ralo do box, retire os fios de cabelo ou pedaços de sabonete que estiverem grudados nas grades. Despeje a solução de água sanitária e depois enxague com água quente. 

Para limpar os trilhos do box, deixe a solução agir por 10 minutos e depois passe a escovinha ou um pano. 

Como limpar o box do banheiro com água quente 

Se as manchas estiverem muito encardidas, ou se o box do chuveiro estiver muito engordurado, pode ser necessário usar um pouco de água quente na limpeza junto ao produto de sua preferência.  

Comece usando a água quente do próprio chuveiro para começar a soltar as sujeiras. Esfregue com escova e sabão.  

E vale lembrar: cuidado ao aplicar água muito quente para não se queimar.  

É possível limpar o box do banheiro com palha de aço? 

Se o vidro do box estiver com manchas brancas de gordura, um ótimo truque é utilizar a palha de aço. Mas atenção: para que a palha de aço não risque o vidro é fundamental que ela e o vidro estejam secos.  

Ao esfregar a palha de lã de aço no vidro seco, o pó branco da gordura se soltará. Depois disso é só proceder a limpeza normal com água e sabão – aí sim, só com esponja e pano macio sem fiapos. 

  

Conheça a Esponja de Lã de Aço Assolan, há mais de 60 anos ajudando nas limpezas mais pesadas.  

 Detergente, amaciante, sabão e limpadores: a Ypê oferece a você esses e muitos outros produtos para manter o seu box de banheiro limpo e cheiroso – confira aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar box de banheiro e garantir um banho relaxante