Como limpar bolsa de couro: dicas para mantê-la novinha por muitos anos

A bolsa de couro é um acessório resistente e versátil, mas para que dure por muitos anos, é preciso saber cuidar, limpar (por dentro e por fora) e conservar. Confira as dicas
Como limpar bolsa de couro: dicas para mantê-la novinha por muitos anos

A bolsa de couro é um acessório clássico e superútil. O material é conhecido pela sua resistência e longevidade, mas para isso precisa ser bem cuidado. Nesse sentido,é fundamental saber como limpar bolsa de couro de forma adequada para conservá-la por muitos e muitos anos. 

Neste texto, vamos ver todas as dicas para limpar, conservar e guardar sua bolsa de couro. Vem com a gente! 

Produtos para limpar a bolsa de couro 

Os produtos variam conforme o nível de sujeira. Mas já avisamos: a bolsa de couro não deve ser mergulhada em água, muito menos na máquina de lavar. Combinado? 

A limpeza cotidiana da bolsa de couro se resolve com um pano levemente úmido e um pano seco. O pano perfex pode ser seu aliado nessa hora. 

Para retirar sujeirinhas e manchas mais persistentes, você pode usar um pouco de sabão neutro ou de coco – isso para bolsas brancas. 

Na parte interna, você pode utilizar um pouquinho de vinagre misturado com água e fita adesiva para retirar a poeira grudada. O bicarbonato de sódio pode ser eficaz para tirar odores mais persistentes. 

Para hidratar o couro da bolsa, o ideal é utilizar produtos específicos disponíveis no mercado para hidratar e revitalizar o material. Alternativas caseiras como vaselina, óleo de amêndoa e lustra móveis também costumam ser recomendadas na internet, mas sem comprovação.  

Agora que você já viu a lista de produtos, veremos como fazer a limpeza da sua bolsa de couro. 

Quando limpar a bolsa de couro? A sujeira que os olhos não veem, sua bolsa sente 

Companheira inseparável das mulheres e cada vez mais inserida nos looks masculinos, a bolsa nos acompanha pra cima e pra baixo, entrando em contato com diferentes superfícies – e sujeiras. 

Por isso, mesmo que você não esteja enxergando, a sujidade está ali, pedindo por uma limpeza semanal. Não se preocupe, são poucos minutos, que, além de deixar sua bolsa renovada, vão ajudar você a organizar os itens e, consequentemente, sua rotina. 

Como limpar a bolsa de couro no dia a dia 

Você também usa bolsas diferentes conforme a ocasião? Esse passo a passo é ideal para esse momento de trocar de bolsa. Mas também vale para uma limpeza semanal da bolsa de couro, mesmo que não esteja aparecendo nenhuma sujeira. 

1. Esvazie a bolsa para limpar por dentro: hora de retirar notinhas e cupons fiscais que foram jogados ali, embalagens de alimentos que você esqueceu de colocar no lixo, papéis que você não vai precisar mais etc. Vire do avesso para sacudir e retirar a poeira interna da bolsa. 

Dica extra: a fita adesiva ajuda a retirar bolinhas, farelinhos ou poeiras que tenham grudado no forro. 

1. Limpe a parte de fora da bolsa de couro: passe um pano levemente umedecido com água na parte de fora da bolsa, seguido por um pano seco. 

2. Hidratação para bolsa de couro: existem no mercado vários limpadores e hidratantes específicos para couro que ajudam a revitalizar o brilho e a maciez do couro. Em qualquer uma das opções, vale testar o produto antes em uma pequena área menos evidente da bolsa 

3. Se tiver alguma sujeira visível na parte de fora da bolsa de couro e que não saia só com o pano úmido, tente um pouco de sabão neutro no pano ou sabão de coco, se a bolsa for branca. Em seguida passe o pano umedecido só em água novamente e finalize com o pano seco. Tenha cuidado para não encharcar o couro, especialmente nas áreas de metais (zíperes e fivelas), que podem enferrujar. 

4. Se a parte de dentro da bolsa estiver suja ou com mau cheiro, você pode usar um lenço desinfetante descartável ou um pano levemente umedecido com vinagre para limpar. Deixe secar do avesso, de forma natural, à sombra. Ah, e não use secador de cabelo!  

Sujou? Manchou? 5 dicas de como limpar bolsa de couro 

Além da sujeira cotidiana, pequenos acidentes do dia a dia podem acabar manchando sua amada bolsa de couro com tinta de caneta, da própria roupa ou pior: gordura! E quando a bolsa de couro fica guardada e acaba mofando? Socorro! Calma, reunimos 5 dicas para salvar a bolsa de couro! 

Como limpar bolsa de couro branca 

Qualquer sujeirinha aparece no branco, né? No caso da bolsa de couro branca, até o atrito com a roupa colorida e o contato com as mãos podem sujar. 

Nesse caso, utilize um pano úmido com sabão de coco. O ideal é limpar na hora que sujar para a sujeira não penetrar nas fibras do couro. Dica especial: vai sair com bolsa branca? Já deixa um paninho seco dentro dela para usar nas emergências.

Passe o pano no sentido da fibra do couro, evitando friccionar muito para não descascar. Na limpeza cotidiana da bolsa de couro branca, dê especial atenção para as áreas de manuseio mais frequentes, como alça e zíperes – e nunca guarde a bolsa úmida. Deixe secar à sombra.  

Para manchas mais difíceis, vale tentar limpar aplicando cera de sapato branco. Para as manchas de gordura, experimente passar talco e deixá-lo na área por uma noite para que ele puxe a gordura. No dia seguinte, passe o pano úmido e depois o seco.  

Como limpar bolsa de couro sintético  

O couro sintético é uma opção mais ecológica e econômica que o couro natural. Com mais uma vantagem: é mais fácil de limpar.  

As regras para a limpeza da bolsa de couro sintético são as mesmas: limpar com pano levemente molhado com sabão neutro, sem mergulhar na água, e passar o pano seco na sequência.  

Como limpar bolsa de couro com mofo 

Se guardamos a bolsa de couro em local úmido, as chances do mofo aparecer são grandes. Aconteceu com você?  

Passe um pano umedecido em água morna com vinagre de álcool em toda a bolsa, passe um pano seco em seguida e deixe secar à sombra. Se as manchas ainda estiverem lá, repita o processo.  

Depois de seca, aplique um produto hidratante específico para revitalizar o material, especialmente porque o vinagre tende a ressecar o couro. 

Como limpar bolsa de couro por dentro 

O vinagre de álcool também é uma opção para limpar a parte interna da bolsa atingida pelo mofo ou outro tipo de sujeira.  

Vire a bolsa do lado avesso e passe o pano úmido em água morna e vinagre. Deixe secando do lado do avesso. Se o cheiro de mofo persistir, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe de um dia para outro.  

No dia seguinte, bata o pó restante. Você pode utilizar um aspirador de pó na potência mínima para limpar. 

Como limpar bolsa de couro camurça 

A camurça também é um tipo de couro, porém mais áspero – o que faz com que absorva mais poeira no dia a dia.  

Assim como nos demais casos citados, a bolsa de camurça também não deve ser mergulhada. Para limpar, utilize uma escova macia e seca. Pode até ser uma escova de dentes.  

Se a sujeira estiver muito aderida ao material, experimente fazer a limpeza no vapor e deixe a bolsa no banheiro enquanto você toma um banho quente. O vapor ajuda a soltar a sujeira. Em seguida escove bem e leve para um local arejado e longe do sol para secar.  

9 dicas para conservar a bolsa de couro 

Resumimos aqui as dicas para conservar a bolsa de couro por muito mais tempo. Vem ver: 

1. Não exagere no peso. Apesar de ser um material resistente, a sobrecarga pode deformar a bolsa de couro. 

2. Não deixe canetas e maquiagens soltas na bolsa. Use estojos e nécessaires para isso.  

3. Limpe áreas de maior manuseio, como alças e zíperes. 

4. Não manuseie o acessório com as mãos sujas ou com hidratantes recém aplicados 

5. Evite combinar bolsas brancas e roupas coloridas para não causar manchas. 

6. Evite usar a bolsa de couro em dias de chuva, para não molhá-la. Se ela molhar acidentalmente, deixe secar à sombra em local arejado. 

7. Evite secador de cabelo, secadoras de roupa, e até mesmo o sol. O calor pode ressecar e desbotar a bolsa de couro. 

8. Passe produtos específicos para hidratar o couro. Teste a aplicação em uma pequena parte menos visível da peça antes de aplicar em toda a bolsa. 

9. Para guardar a bolsa de couro: guarde a bolsa limpa e seca para não acumular ácaros. Para preservar a forma original da bolsa, evite dobrá-la e coloque papel ou tecidos dentro dela antes de guardar. Para evitar o mofo, guarde a bolsa dentro de um saco de TNT ou fronha de algodão. Nunca em sacos plásticos, que impedem que o couro respire.  

Gostou do conteúdo? Então confira nossas dicas para limpar bijuterias

Você achou esse artigo útil?

Como limpar bolsa de couro: dicas para mantê-la novinha por muitos anos