Como limpar bijuterias: soluções caseiras

Originais, coloridas e diversificadas, as bijuterias estão ao alcance de muitos bolsos e estilos. Acompanhe as dicas que separamos para você manter suas bijuterias brilhando
Como limpar bijuterias: soluções caseiras

Você já sabe como limpar bijuterias escurecidas pelo uso? E sabe por que as peças perdem o brilho? Todo mundo já passou pela situação de abrir o estojo para pegar anéis, brincos, pulseiras ou colares e encontrar algumas peças com uma aparência opaca e sem vida, precisando de uma limpeza.

Mas é possível, com produtos do dia a dia, ter soluções caseiras para limpar e devolver o brilho às semijoias. Confira dicas de conservação e limpeza para ter suas bijus sempre lindas e reluzentes.

Por que as bijuterias ficam escurecidas?

As bijuterias são feitas com ligas metálicas que podem sofrer um processo de oxidação. Ou seja, ocorrem reações químicas que fazem com que a peça mude de cor quando em contato com alguns elementos. 

Que elementos são esses? Produtos químicos, como os utilizados em cosméticos, o suor do seu corpo, água do mar ou da piscina, vapor ou o próprio oxigênio do ar. Ou seja, a bijuteria escurecer é algo completamente natural. 

Como limpar bijuterias para devolver o brilho

Você pode comprar produtos desenvolvidos especialmente para a limpeza de semijoias, ou então as famosas “flanelas mágicas”, mas também é possível limpar suas bijuterias com soluções caseiras. Confira as dicas.

Como limpar bijuterias com bicarbonato de sódio e vinagre

Você pode fazer uma pastinha com bicarbonato de sódio e água para passar na peça a ser limpa. Em seguida, é só enxaguar com água morna e, para secar mais rápido, você pode usar o secador de cabelo em temperatura média. 

Outra opção é deixar as bijuterias de molho por cerca de 15 minutos em uma solução com 1 litro de água morna, 1 copo de vinagre de álcool e 2 colheres (sopa) de bicarbonato. Em seguida, faça o processo de enxágue e secagem.

Como limpar bijuterias com pasta de dente

Pegue uma escova de dente velha, passe um pouco de creme dental e esfregue na bijuteria que você precisa limpar. 

Em seguida, use um guardanapo de papel para remover a pasta. 

Como limpar bijuterias com sabão em pó

Mergulhe as bijuterias em uma tigela com meio litro de água morna. Acrescente uma colher (sopa) de sabão em pó, esfregue suavemente as peças e em seguida deixe-as de molho por pelo menos 12 horas. 

Depois, retire as peças e seque-as com uma flanela. 

Como limpar bijuterias com água sanitária

Você também pode limpar bijuterias com água sanitária. É rápido e fácil! 

Em uma tigela funda, misture meia xícara de água sanitária com meia xícara de água morna. Mergulhe as peças nessa solução, deixe 10 minutos de molho e, em seguida, retire com cuidado e enxágue. 

Como limpar bijuterias com batom

Também é possível usar batom para limpar suas semijoias. Pegue um batom velho, que você não use mais, esfregue em uma flanela limpa e em seguida use o pano para limpar as bijuterias.

Por fim, remova os resíduos com um pano limpo e as peças estão prontas para usar. Importante: para essa tarefa, use batons comuns e evite os de alta durabilidade, que podem ser difíceis de remover. 

Como limpar bijuterias que ficam esverdeadas?

Alguns tipos de bijuteria, ao passar algum tempo em contato com a pele e o suor, acabam adquirindo uma cor esverdeada. 

Para fazer a limpeza, esprema o suco de um limão em um pouco de água quente, molhe uma flanela com essa solução e use-a para limpar as semijoias, até que desapareçam as manchas. Enxágue em água corrente.  

Um cuidado importante: expor-se ao sol com restos de suco de limão na pele pode causar queimaduras e manchas no seu corpo. Por isso, depois de limpar a sua bijuteria com limão, lembre sempre de tirar todo o suco das suas mãos e da peça antes de ficar ao sol.

Como limpar bijuterias folheadas a ouro

No caso de bijuterias folheadas a ouro, você pode fazer a limpeza facilmente usando detergente neutro. 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/30103832/como-limpar-bijuterias-com-detergente-scaled.jpg

Em uma tigela, misture um pouco de detergente e água morna. Use um pano macio e esfregue delicadamente cada peça. Em seguida, deixe secar em local arejado.

Cuidados especiais para preservar as bijuterias

Como já dissemos, a oxidação e o escurecimento são processos naturais e sempre acabarão ocorrendo, mas há alguns cuidados que você pode tomar para manter suas bijuterias limpas e brilhantes por mais tempo:

  • Guarde suas bijuterias em local seco e arejado, de preferência em caixinhas individuais.
  • Evite guardar as semijoias no banheiro, pois o vapor acelera a oxidação. 
  • Use saquinhos de sílica no local de armazenamento das peças, pois eles absorvem a umidade. 
  • Não exponha as bijuterias ao contato direto com cosméticos. No caso de brincos e colares, coloque-os só depois de se perfumar, para evitar que as peças entrem em contato direto com o perfume.
  • Evite praticar esportes ou atividade física intensa usando bijuterias. 
  • Evite tomar banho de mar usando semijoias.

Agora que você já sabe a melhor maneira para limpar suas bijuterias aprenda também a limpar materiais de prata!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar bijuterias: soluções caseiras