Como limpar banco de carros

Para os apaixonados por carros, evitar situações que possam resultar em sujeira dentro do carro é de longe a melhor solução. No dia a dia nem sempre é possível, por isso nossos Ypêcialistas reuniram dicas imperdíveis, vem conferir!
Como limpar banco de carros

Deseja aprender como limpar banco de carros em casa? Então, preste atenção às dicas que daremos neste artigo.

Sabendo quais produtos e materiais usar, além de um passo a passo simples, você poderá manter os estofados do seu carro sempre limpos e bonitos.

Por que limpar banco de carros é importante?

Você já entrou em um carro com os bancos sujos? Não é nada convidativo, não é mesmo? O primeiro motivo para limpar banco de carros, ou pelo menos a primeira razão que salta aos olhos é: bancos sujos são…. bem, são um monte de sujeira. Podem sujar a roupa de quem senta, dão ideia de desleixo e falta de higiene.

Outra razão, até mais importante que a primeira, é que a sujeira pode gerar acúmulo de bactérias e outros micróbios causadores de doenças. Esses micro-organismos se alimentam de restos de alimentos e outros detritos acumulados nos bancos. Pense na sua saúde e na da sua família.

Além disso, a sujeira acumulada nos bancos  pode causar manchas nos estofados e deixar seu carro com mau cheiro.

Com todos esses motivos apresentados, não dá para negar que limpar os bancos do carro é fundamental, certo?

Quando devo limpar o banco do meu carro?

Agora que você já sabe por que limpar os bancos do carro, pode estar se perguntando quando fazer a limpeza.

A periodicidade depende, é claro, do seu tempo disponível. Mas aqui vai uma dica preciosa: quanto mais você adiar a limpeza, mais difícil será limpar, pois haverá mais sujeira acumulada.

O ideal é que sujeiras que possam manchar os bancos, como bebidas que pingaram ou pedaços de comida, sejam removidos rapidamente – na hora ou no mesmo dia. E tente, se possível, fazer uma limpeza dos bancos do carro pelo menos uma vez por semana, ou no máximo a cada 15 dias.

Como limpar banco de carros: confira lista de produtos e acessórios

Quais produtos de limpeza e materiais podem ser usados na limpeza dos bancos do seu carro? Citamos, aqui, tanto os que você pode levar sempre junto e deixar no porta-luvas, para limpezas de emergência, quanto os que são úteis numa faxina geral. Mais adiante, ensinaremos como usar cada um.

Confira a lista:

Como limpar banco de carros: 5 tutoriais

Apresentaremos, a seguir, dicas para limpar banco de carro em cinco situações diferentes, dependendo do tipo de banco e do tipo de sujeira a remover.

Aprenda tudo para deixar seus estofados como novos.

Como limpar banco de carros a seco

Esse tutorial é válido principalmente para quando a sujeira é composta por farelos e partículas sólidas, mais fáceis de remover.

Passe um aspirador de pó nos estofados, com bastante cuidado para aspirar todos os fragmentos de sujeira. Se não tiver aspirador use uma escova de cerdas macias para retirar a sujeira (recolha com uma pá de limpeza). A seguir, passe nos bancos um pano levemente umedecido com água. Uma boa opção aqui é o pano perfex.

Como limpar banco de carros de pano

Para limpar seus bancos de tecido, uma boa dica é preparar e usar sua própria mistura caseira, que, além da limpeza, também serve para deixar um cheiro agradável. Siga o passo a passo:

  • Passe o aspirador de pó ou escove os bancos para remover a sujeira sólida;
  • Misture, em um balde ou pote, 500 ml de água, ¼ de xícara de vinagre de álcool, ¼ de xícara de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de amaciante de roupas.
  • Passe a mistura para um pote com spray.
  • Borrife a solução nos bancos.
  • Esfregue com uma escova.
  • Deixe os bancos secarem, com as portas abertas para arejar.

Como limpar banco de carros de couro

No caso dos bancos de couro, é preciso ter um pouco de cuidado para não danificar o estofamento.

Sabe qual é um bom método para limpar esse tipo de banco? Primeiro, use aspirador de pó ou escova de cerdas macias para remover as partículas sólidas de sujeira. Em seguida, pingue algumas gotas de detergente neutro em uma esponja e esfregue o lado macio no banco.

Finalize com um pano úmido e, por fim, deixe os bancos secarem com as portas do carro abertas.

Como limpar banco de carros com vômito

Nesse caso, use lenços umedecidos ou um pano de limpeza úmido para remover o vômito. Em seguida, molhe uma esponja em uma mistura de um litro de água morna e uma colher de sopa de detergente neutro. Esfregue até remover a sujeira.

Para finalizar, você pode misturar, em um frasco com spray, uma colher de sopa de amaciante para 500 ml de água e borrifar sobre o banco, para deixar com um cheiro agradável.

Deixe os bancos secarem com as portas do carro abertas, para arejar.

Como limpar banco de carro manchado

Se você precisa remover manchas dos bancos do carro, uma dica é misturar um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio, até formar uma pasta. Aplique sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias. Por fim, remova a pasta com um pano úmido.

Outra opção é utilizar um produto tira-manchas que tenha o oxigênio como princípio ativo. Siga as instruções no rótulo para saber as quantidades a usar e o tempo de aplicação.  Ao final do processo, use um pano úmido para remover o produto.

Dicas para manter os bancos do carro limpo por mais tempo

Você, provavelmente, já ouviu aquele ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. E não é que é verdade? Tomando alguns cuidados, você pode manter os bancos do carro limpos por mais tempo. Confira:

  • Mantenha sempre uma lixeira no carro, como por exemplo aqueles sacos, descartáveis ou não, que são fixados na alavanca de câmbio. Use esses sacos para depositar papéis, embalagens de comida e outras coisas que poderiam sujar os bancos. Ah, e não se esqueça de esvaziar o saco periodicamente!
  • Carregue sempre no seu carro um pacote de lenços umedecidos e uma escova de limpeza. Assim, você consegue remover pequenas sujeiras na hora em que caem nos bancos, evitando manchas e dificuldades na faxina mais tarde.
  • Se você tiver filhos pequenos, procure limpar sempre abaixo da cadeirinha ou do assento. A sujeira pode ficar acumulada nesses espaços.

Mexeu no carro e se sujou de graxa? A gente ajuda – saiba como tirar a graxa das suas roupas clicando aqui

Você achou esse artigo útil?

Como limpar banco de carros