Tudo o que você precisa saber sobre como limpar aspirador de pó

Tão importante quanto saber como usar o seu aspirador de pó e entender como manter a limpeza do seu aspirador e otimizar a vida útil do seu eletrodoméstico
Tudo o que você precisa saber sobre como limpar aspirador de pó

Como limpar aspirador de pó é simples, você vai precisar de pouco material e disciplina na realização dessas limpezas. Um dos aparelhos mais úteis na hora da faxina também precisa de cuidados e mantê-lo limpo vai prolongar a vida útil. Abaixo listamos algumas dicas.

Como limpar aspirador de pó: lista de materiais

Você vai precisar de um pano multiuso (ou flanela), água e uma bacia. Se quiser incrementar a limpeza com um pouco de limpador multiuso, detergente ou desinfetante.Além disso, uma máscara descartável ajuda a inalar menos poeira residual de sacos e compartimentos coletores.

Como limpar aspirador de pó: passo a passo

Primeiro desligue o aparelho. Nunca faça a limpeza com ele ligado. Se ele tiver mangueira, retire-a junto com o bocal, depois separe-os. Além disso, você pode fazer a limpeza da mangueira usando água corrente, mas distante do motor. Limpe o bocal com um pano.

Nunca use produtos abrasivos como esponjas de metal. Portanto, use sempre um pano seco ou pouco úmido, e uma bacia com água onde você possa depositar o excesso de sujeira. Procure o motor, que geralmente está localizado na parte de baixo. Abra-o e limpe o filtro.

Se o aspirador possui compartimento de resíduos, deposite os sólidos numa sacola ou saco de lixo, e os líquidos numa bacia ou numa pia. Limpe-o usando o pano seco ou pouco úmido.

Caso o modelo dele use sacos reutilizáveis, você pode esvaziar diretamente no saco de lixo e depois fazer a limpeza com um pano úmido na superfície interna do saco. Com outro pano, limpe a área externa. Se forem descartáveis, basta retirar e descartar. Não esqueça de limpar o filtro do motor.

Outro pano, igualmente seco ou pouco úmido, pode ser usado para limpar a superfície do aparelho. Nunca jogue água diretamente no aspirador de pó nem nesses compartimentos acima.

Como limpar filtro de aspirador de pó

Procure o motor do aspirador, que geralmente pode ser encontrado na parte de baixo. Retire as presilhas ou parafusos e em seguida o filtro-espuma, que fica sobre o motor. Alguns filtros podem ser de tecido e pedem o mesmo cuidado.

Lave em água corrente e não muito forte, pois ele é delicado. Por último, deixe secar. Nunca o coloque de volta no motor sem estar completamente seco. Você também pode usar um pano úmido e macio para fazer essa limpeza.

Como limpar saco de aspirador de pó

Lave o saco coletor a cada duas semanas pelo menos. Também não deixe acumular poeira. Portanto, esvazie-o sempre que concluir uma limpeza. Use um pano úmido para limpar por dentro e por fora.

Nesse sentido, caso ele esteja muito sujo, depois de retirar o excesso você pode lavá-lo com água e detergente neutro. Deixe secar completamente e só então encaixe-o de volta.

Como limpar aspirador de pó sem saco

Aspiradores com compartimentos de resíduos fixos ou destacáveis devem ser limpos também fora da tomada. Deixe a abertura desses recipientes em direção a um saco de lixo e esvazie. Depois, você pode limpar o compartimento usando um pano seco ou pouco úmido, com água ou limpadores multiuso. Caso necessário, você pode fazer uso de escovas para limpar em cantos difíceis de alcançar.

Como limpar aspirador de pó vertical

Assegure-se de que ele está firme antes de limpar, para evitar escorregões e acidentes. Primeiro retire o compartimento ou o saco de resíduos e realize a limpeza à parte. Em seguida, limpe o filtro do motor sob água corrente, mas não forte. Finalize limpando a superfície também com um pano úmido. Evite usar esponjas e outros objetos abrasivos.

Como limpar aspirador de pó robô

Você pode usar a mesma receita simples: pano seco ou pouco úmido, com água ou um pouco de detergente neutro ou limpador multiuso. Eles vão ajudar a desinfetar e deixar o aparelho com brilho e perfume. Se necessário, utilize escovas para limpar nos cantos mais difíceis e abridores de ponto de agulha para remover fios de cabelo e pelos.

5 dicas para conservar melhor seu aspirador de pó

1. Não deixe acumular sujeira nos compartimentos do aparelho. Quanto mais pó no filtro e no compartimento coletor, mais o motor pode ser sobrecarregado

2. Se o seu aparelho usa sacos reutilizáveis ou tem compartimentos destacáveis, esvazie-os sempre, ao fim de cada limpeza realizada. Não deixe acumular

3. Troque o filtro do motor pelo menos uma vez por ano. Procure sempre por filtros com o selo HEPA, que retém até 99% de bactérias, fungos e ácaros.

4. Guarde os equipamentos em lugares apropriados, não deixe objetos pesados sobre eles nem sujeito a trombadas

5. Nunca jogue água diretamente no aparelho, faça sempre a limpeza com cuidado e utilizando pano seco ou pouco úmido

Gostou do conteúdo? Então confira, também, nossas dicas para varrer a casa!

Você achou esse artigo útil?

Tudo o que você precisa saber sobre como limpar aspirador de pó