Como limpar armário de cozinha de 5 jeitos diferentes

Limpar o armário da cozinha é um grande desafio para você? Aprenda agora como fazer essa tarefa sem complicações com as dicas da Ypê.
Como limpar armário de cozinha de 5 jeitos diferentes

Como limpar armário de cozinha: existe um jeito certo para isso? Cada material de armário pede uma higienização diferente – depende se ele é de aço ou de madeira, por exemplo – e o estado do armário também influencia, nos casos de armário engordurado ou com mofo.

A cozinha é um dos cômodos que exige mais atenção na limpeza, assim como o banheiro. A diferença é que, geralmente, a cozinha é uma das partes da casa em que se passa mais tempo.

Confira agora como limpar armário de cozinha.

Como limpar armário de cozinha: lista de produtos e materiais

Como já citamos anteriormente, cada tipo de armário pede um cuidado diferente. Esta lista indica todos os materiais possíveis para uma boa limpeza, mas você utilizará apenas os que forem indicados de acordo com sua necessidade, o que será explicado no próximo tópico.

De forma geral, é preciso:

Como limpar armário de cozinha: passo a passo

O armário de cozinha é um móvel que, além de sua utilidade principal (guardar utensílios e alimentos), também pode ser um item que contribui com a decoração do cômodo.

Pensando em garantir sua durabilidade e beleza, é preciso limpá-lo constantemente.

A limpeza da parte de fora do armário de cozinha deve ser feita semanalmente. Já a limpeza interna deve ser feita pelo menos uma vez ao mês, junto com a organização dos utensílios do armário da cozinha.

Os tutoriais a seguir servem tanto para o lado de dentro quanto de fora. Confira como fazer a limpeza do armário.

Como limpar armário de cozinha branco encardido

Não tem jeito: o armário branco é o que encarde mais fácil, por isso, sua limpeza precisa ser mantida em dia. Quanto mais tempo o armário branco fica sem higienização, mais difícil é para remover a sujeira.

Mas caso o seu armário branco esteja encardido, uma mistura de detergente neutro com bicarbonato de sódio vai ajudar. Isso porque o detergente limpa profundamente e o bicarbonato tem ação clareadora.

Misture os dois ingredientes em proporções iguais em um recipiente, até que se obtenha uma pasta homogênea. Depois, aplique a solução no armário, esfregando com o lado macio da esponja de limpeza.

Deixe agir por 15 minutos, depois retire a mistura com um pano multiuso e seque bem.

Como limpar armário de cozinha engordurado

Quem nunca teve que lidar com armário de cozinha engordurado, não é mesmo? Se o fogão fica perto desse móvel, são inevitáveis os respingos de gordura na superfície do armário.

Mas resolver isso é fácil: você pode usar o Multiuso Ypê com ação desengordurante ou misture 500 ml de água morna, duas colheres de sopa de detergente neutro e duas de vinagre de álcool. Juntos, esses três ingredientes têm uma ação desengordurante potencializada.

Depois, é só esfregar gentilmente o armário com o lado macio da esponja e a gordura se soltará. Finalize secando bem com um pano multiuso Perfex.

Como limpar armário de cozinha de aço

O armário de cozinha de aço é extremamente fácil de limpar e necessita de apenas um produto para a higienização completa.

Faça assim: aplique um pouco de produto multiuso em um pano Perfex e passe sobre a superfície do armário, em movimentos retilíneos. Não precisa usar muita quantidade de produto, senão ele fará espuma.

A versão com álcool do produto multiuso Ypê deixa brilho e não embaça, então é indicado para armários de aço.

Como limpar armário de cozinha de madeira

Uma simples aplicação de detergente neutro em um pano multiuso Perfex levemente umedecido é o suficiente para limpar armário de cozinha de madeira.

Mas, se você quiser deixar um brilho a mais na madeira do seu armário, pode aplicar um pouco de lustra-móveis, com um pano seco, limpo e macio.

Leia também: Como limpar móveis de madeira

Como limpar armário de cozinha com mofo

Ah não, o seu armário de cozinha mofou? Significa que o cômodo está com bastante umidade, o que precisa ser avaliado o mais rápido possível, combinado?

Para resolver as manchas de mofo do seu armário, borrife álcool líquido sobre o mofo e esfregue com o lado macio de uma esponja de limpeza.

Se ainda assim não sair, aplique uma mistura de vinagre e detergente neutro (na proporção de um para um) e deixe agir sobre o mofo por 15 minutos. Em seguida, retire e seque bem com um pano multiuso.

A parte da secagem é extremamente importante, então tome cuidado para não encharcar o armário. Se for preciso, utilize um ventilador para acelerar o processo, assim seu armário fica completamente seco em menos tempo.

Agora que você já aprendeu como limpar armário de cozinha, confira nossas dicas de como decorar uma cozinha

Você achou esse artigo útil?

Como limpar armário de cozinha de 5 jeitos diferentes