Como limpar aquário: confira passo a passo seguro e eficiente

Você sabia que ter um aquário em casa pode influenciar na redução do stress, ansiedade, pressão alta e até da insônia? Para garantir a paz e a tranquilidade também para os moradores do áquário é importante mantê-lo limpo. Confira o passo a passo que preparamos para você.
Como limpar aquário: confira passo a passo seguro e eficiente

Você quer aprender como limpar aquário? À primeira vista, pode parecer uma tarefa complicada, mas não tem mistério.  

Assim que você entende o processo, a limpeza torna-se algo simples e pode ser feita em pouco tempo, de um jeito prático.  

Confira, nos tópicos abaixo, dicas de como limpar aquário para manter a morada dos seus peixes sempre acolhedora e saudável.  

 Qual é a importância de limpar o aquário? 

O aquário, diferente de outras casinhas de animais, é um miniecossistema, em que todos os elementos interferem uns nos outros.  

Por exemplo, a comida e as fezes que se decompõem produzem gases que afetam a composição química da água e podem prejudicar os peixes. Então, para os moradores do aquário, a limpeza não apenas é importante, como é questão de vida ou morte. 

Quando devo limpar o aquário? 

Não dá para definir uma periodicidade fixa para limpar aquários, porque isso depende de vários fatores. Por exemplo, a quantidade de água e de peixes, a temperatura, a quantidade de comida e dejetos em decomposição.  

Por isso, para cuidar o melhor possível dos seus peixes, é importante fazer testes hidrológicos no aquário. Isso permite medir, por exemplo, os níveis de amônia, nitritos e nitratos, além da acidez da água. Esses testes podem ser adquiridos em lojas de aquários.  

E de quanto em quanto tempo fazer o teste? Também depende. Se há muitos peixes filhotes, que são mais sensíveis a mudanças no ambiente, os testes podem ser feitos a cada um ou dois dias. No caso de peixes adultos, pode ser a cada duas semanas. Mas vale uma consulta a um veterinário, para que ele indique uma rotina de cuidados adequada às características do seu aquário.  

Como limpar aquário: lista de produtos e materiais adequados 

O que usar para limpar aquário? Enquanto houver peixes nele, nada de produtos químicos, pois isso pode prejudicar a saúde deles. Confira uma lista que serve para diversas situações: 

  • Escova de cabo longo 
  • Água sanitária (apenas quando não há peixes e você pretende recomeçar o aquário) 
  • Baldes 
  • Termômetro para água 
  • Testes hidrológicos 

Como limpar aquário passo a passo 

Explicaremos, a seguir, o passo a passo básico, que serve para praticamente todos os tipos. Em seguida, daremos dicas práticas para situações específicas.  

 Como limpar aquário de peixe 

  • Lave bem as mãos.  
  • Use testes hidrológicos para medir os níveis das substâncias que indicam a necessidade de limpeza do aquário. Você pode se informar sobre isso em lojas de aquários ou consultando um veterinário.  
  • Com o lado macio de uma esponja ou com uma escova macia de cabo longo, limpe o vidro do aquário por dentro, esfregando com suavidade.
  • Use um sifão para sugar restos de comida e fezes e jogá-los, junto com a água, em um balde. Você faz isso encostando o bocal do sifão no substrato do fundo do aquário e bombeando para retirar água. Passe o bocal por todo o fundo do aquário, para fazer uma limpeza completa. 
  • Nessa operação, remova um terço da água do aquário. Claro, é preciso tomar cuidado para não aspirar um peixe junto com a água, se os animais forem pequenos.  
  • A seguir, é preciso repor essa mesma quantidade de água. Para isso, coloque água da torneira em um balde. Essa água, por conter cloro, precisa ser tratada. Você faz isso adicionando um condicionador de água, vendido em lojas de aquários. Use as quantidades descritas nas instruções de uso e teste para ver se o pH é o mesmo do seu aquário. 
  • Também é importante que a temperatura da água reposta seja a mesma da água que já está no aquário, para evitar choque térmico nos peixes. Use um termômetro para saber se a água do aquário e a do balde estão na mesma temperatura. Se não estiverem, aqueça ou esfrie a água do balde, para corresponder à do aquário. 

 Como limpar aquário com filtro 

No caso de aquários com filtro, você primeiro faz a limpeza e reposição da água normalmente, como no tutorial anterior. Em seguida, é preciso fazer a limpeza do filtro. Confira o passo a passo: 

  • Desligue o filtro da tomada de energia. 
  • Remova as mídias filtrantes (as partes que filtram a água) e lave em água corrente.  
  • Recoloque as mídias no filtro.  
  • Ligue o filtro novamente. 

Como limpar vidro de aquário encardido ou manchado 

Se o vidro do aquário ficar encardido ou manchado, o que geralmente ocorre pelo acúmulo de algas e outros organismos, procure esfregar a esponja ou a escova com um pouco mais de força.  

Vale tentar também o lado áspero da esponja. Porém, lembre-se de não fazer movimentos muito bruscos ao limpar, para não estressar os peixes. 

Como limpar o aquário depois que o peixe morre 

Seus peixinhos morreram e você pretende recomeçar com novos moradores no aquário? Nesse caso, é preciso fazer uma limpeza completa, que elimine todos os micróbios do aquário. Confira como fazer: 

  • Jogue fora a água e os elementos orgânicos do aquário (incluindo os peixes mortos). 
  • Coloque as pedras e todas as partes inorgânicas, incluindo adereços e mangueiras, em um balde.  
  • Cubra tudo com água e acrescente 1 copo de água sanitária. Deixe de molho por cerca de 2 horas. A seguir, esfregue tudo com uma esponja, em água corrente e guarde em um balde ou caixa de plástico. 
  • Encha o aquário com água e acrescente 1 ou 2 copos de água sanitária, dependendo do tamanho. Deixe agir por 2 horas. Usando o sifão, esvazie o aquário e em seguida esfregue bem com esponja e enxágue.  

Como limpar aquário de tartaruga 

  • Você pode fazer a limpeza em média a cada duas semanas. 
  • Transfira a tartaruga para um balde ou para uma caixa adequada ao transporte desse tipo de animal.  
  • Remova toda a água do aquário.  
  • Retire o substrato. Pedrinhas podem ser lavadas com água corrente e o lado áspero de uma esponja, ou uma escova. Tudo que for orgânico precisa ser descartado e substituído.  
  • Com a esponja e água limpa, esfregue as paredes internas do aquário.  
  • Reponha o substrato e os demais itens. 
  • Coloque em um balde a quantidade de água para preencher o aquário e trate com condicionador para eliminar o cloro.  
  • Com um termômetro, verifique a temperatura da água. Para tartarugas, o ideal costuma ficar entre 21 °C e 27 °C. 
  • Reponha a água no aquário e, em seguida, recoloque a tartaruga.  

6 dicas para cuidar do aquário 

1. Não se deixe enganar pela aparência. Às vezes, um aquário de água transparente e sem sujeira visível pode ter níveis elevados de substâncias tóxicas para os peixes, como amônia. Por isso, faça testes hidrológicos com regularidade.  

2. Pesquise as características dos peixes que você escolheu, para saber exatamente de que tipo de ambiente eles precisam.  

 3. Lembre-se: produtos de limpeza podem prejudicar a saúde dos peixes.  

 4. Uma alternativa para deixar o ecossistema do aquário o mais sustentável possível é ter peixes que atuam na limpeza. Por exemplo, o cascudo limpa o vidro ao se alimentar dos organismos que lá se fixam e a coridora come detritos. Assim, os próprios peixes mantêm o ambiente em equilíbrio e você precisa intervir menos.

5. Preste atenção a mudanças de comportamento dos peixes, que podem indicar algum desequilíbrio no aquário.

6. Consulte um veterinário sempre que achar necessário. 

O aquário costuma estar presente na sala de casa, não é mesmo?Confira dicas para decorar sua sala clicando aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como limpar aquário: confira passo a passo seguro e eficiente