Como limpar a parede: tipos, técnicas e o que evitar!

Por mais cuidado que a gente tenha, imprevistos acontecem! Mãozinhas sujas, respingo de alimentos e bebidas, objetos que esbarram tudo isso podem causar manchas indesejadas. Reunimos dicas e técnicas para que você consiga limpar tudo rapidinho
Como limpar a parede: tipos, técnicas e o que evitar!

Se deparar com a parede manchada ou suja pode ser um cenário bem comum para quem tem crianças em casa – e até para quem não tem!

Independente da causa, relaxe, pois como você já sabe: aqui nenhuma sujeira é problema.

Hoje vamos te apresentar diferentes formas de remover alguns tipos de manchas, para diferentes tipos de parede:

> Como limpar parede rapidamente

> Como limpar parede suja: confira tipos

> Como limpar parede com mofo

> Como limpar parede suja de gordura

> Dicas para ajudar na limpeza da parede

Como limpar parede rapidamente

Vamos começar com um método rápido de limpeza em paredes, para substituir os casos em que as manchas são mais resistentes, ou mesmo para quebrar um galho no momento.

Com a ajuda de um pano multiuso, umedeça com água e esfregue a região que está suja. Se ainda assim a mancha estiver resistente, aplique algumas gotas de detergente neutro em uma esponja e, com a parte macia, esfregue.

A ideia é fazer movimentos leves, no sentido horizontal e vertical e não circular. Depois que a mancha sair, é só secar a parede com um pano multiuso seco.

Como limpar parede suja: confira tipos

Agora sim: chegamos às limpezas mais profundas. As dicas a seguir variam de acordo com o material da parede. Vamos lá?

Como limpar parede branca

Misture algumas medidas de detergente neutro – proporcionais ao tamanho da mancha – em água morna e aplique essa mistura com a ajuda de um pano de microfibra ou pano macio.

Faça movimentos leves e cuidadosos, para não tirar o pigmento da parede. Em último caso, se não tiver por perto um detergente, faça o mesmo processo, mas com vinagre branco e água morna.

Depois é só secar com um pano multiuso seco!

Como limpar parede preta

Essa dica vale para todas as cores de parede que não são laváveis: detergente neutro e água. Não tem erro! Auxilia na remoção da mancha e não danifica o pigmento da parede.

Como limpar parede de gesso

No caso de a mancha ser bem resistente, misture algumas medidas de detergente e, no máximo, uma colher de água sanitária. Com a ajuda de um pano umedecido em água, mergulhe nessa mistura e passe por cima da mancha.

Em seguida, é só secar com um pano multiuso seco!

Como limpar parede de azulejo

Para manchas em azulejos, utilize a mistura de água e detergente ou água com vinagre branco.

Para aplicar, prefira uma esponja, ela vai facilitar na hora de esfregar a parede. Depois que remover a mancha, seque com um pano seco.

Saiba mais sobre a limpeza em azulejos

Como limpar parede com textura

Com a ajuda de uma escova com cerdas macias, dilua em água medidas de sabão líquido neutro e água sanitária para aplicar na mancha.

Faça movimentos leves para não comprometer a textura da parede. Feito isso, passe um pano com água e em seguida um pano seco.

Aproveite para conferir dicas de limpeza em vidros

Como limpar parede de madeira

Aqui você pode seguir 2 opções: a misturinha clássica de água e detergente neutro, ou uma colher de álcool com uma medida de sabão de coco líquido, diluídos em água.

Com o auxílio de um pano de algodão, aplique a mistura na sujeira e finalize lavando o mesmo pano com água, para passar na mistura e depois secar com um pano seco.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/15114423/como-limpar-paredes-madeira-scaled.jpg

Como limpar parede de lousa

Para esse tipo de parede, misture algumas medidas de detergente em água – porém aqui, não precisa ser em partes iguais, adicione mais detergente do que água para que a mancha seja removida mais rápido.

Umedeça uma esponja nessa mistura e passe por toda a parede de lousa. Depois disso, passe um pano multiuso seco, para secar.

O box do banheiro precisa de dicas específicas de limpeza

Como limpar parede com mofo

O método mais indicado para remover mofo é misturar, em partes iguais, água morna com água oxigenada – ou vinagre branco, se não tiver a água oxigenada em casa – e aplicar a mistura na mancha

Contudo, se a mancha de mofo estiver muito resistente, o ideal é misturar água sanitária em água e aplicar com a ajuda de um pano.

Conheça 4 formas eficazes para remover o mofo da parede

Como limpar parede suja de gordura

Esse tipo de mancha sai fácil com detergente neutro e água!

Basta misturar os dois e aplicar com uma esponja ou pano multiuso ou microfibra. Se a mancha resistir, aguarde uns minutos para que a mistura faça efeito e, só então, seque!

Dicas para ajudar na limpeza da parede

Algumas opções podem facilitar a sua limpeza, como tintas laváveis para pintar a parede; evitar o uso de produtos químicos – como tinturas de cabelo – próximo à parede e oferecer canetas a base de água para crianças.

Leia também: Como limpar móveis de fórmica 

A Ypê conta com produtos de limpeza eficientes para deixar as suas paredes como novas. Confira o catálogo completo aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como limpar a parede: tipos, técnicas e o que evitar!