Como lavar vestido de renda

Diferentes tecidos precisam de cuidados diferentes. Acompanhe o passo a passo que nossos Ypêcialistas prepararam para você que precisa cuidar de peças mais delicadas como a renda
Como lavar vestido de renda

Como lavar vestido de renda? É preciso ter atenção na hora de lavar para evitar que ele estrague e perca todo o diferencial. O tecido rendado, como o que compõe um vestido de renda, é aquele que tem desenhos formados pelos próprios fios costurados e entrelaçados. Ele normalmente é mais frágil do que outros tecidos em geral.

De modo geral, a renda não é uma estampa aplicada depois que a peça está pronta, mas o próprio material que, pareado com técnicas de costura, cria esse efeito bordado, explorando formas geométricas e florais, por exemplo.

A renda está muito mais presente nas nossas rotinas do que imaginamos: toalhas, tapeçarias, acessórios e, claro, peças de roupa são alguns dos itens mais conhecidos que podem ser compostos por essa técnica. Mas você sabe como cuidar bem da roupa de renda que você tem no armário?

A seguir, te damos algumas dicas sobre como lavar vestido de renda e cuidar dessa peça tão especial.

Lavar vestido de renda: quais são os produtos adequados?

Para lavar vestido de renda, os produtos utilizados são comuns no processo de lavagem de outras roupas, como o Sabão em Barra Ypê ou lava-roupas Tixan Ypê.

Como lavar vestido de renda: passo a passo

Lavar vestido de renda exige uma lavagem mais cuidadosa e menos intensa do que outros tecidos mais pesados, pois a renda é um tecido delicado. O primeiro passo é se atentar às instruções de lavagem na etiqueta para garantir que vai dar tudo certo com seu vestido.

O ideal é lavar vestido de renda à mão, evitando usar a máquina mesmo no modo delicado, se possível. Isso para evitar que as rendas se desfaçam com o atrito da máquina de lavar. Quanto maior a precaução na hora de manusear a peça, melhor.

Molhe bem a peça e use o sabão em pedra para lavar o vestido no tanque, enxaguando em água corrente. Se a roupa for ainda mais delicada, você pode diluir o sabão na água e deixá-la de molho dentro de uma bacia antes de enxaguar à mão, com calma.

Como lavar vestido de renda branca?

Com um vestido de renda branca, uma precaução ainda maior é necessária. Isso porque você também quer que o tecido se mantenha branco e não amarele com o tempo.

O vestido de renda branca também deve ser lavado à mão. Porém, outras orientações podem fazer toda a diferença nesse processo. Por exemplo, antes de enxaguar em água corrente, você pode deixar a peça de molho por até 30 minutos em uma bacia de água morna com um pouco de lava-roupas Tixan Ypê diluído e uma colher de bicarbonato de sódio.

Nesse caso, é importante não extrapolar o tempo que o vestido fica na água, já que ela pode acabar desfiando ou rasgando! Depois disso, tire a peça do recipiente sem apertar e enxágue bem, com muito cuidado.

Como secar vestido de renda?

Não torça o vestido de renda! O material é frágil e requer delicadeza até na hora de sair do tanque.

Já que fugimos da máquina de lavar para evitar danos à peça, nada mais justo do que deixarmos a máquina de secar de lado nessa etapa.

É só dobrar e apertar um pouco o tecido com as mãos para que o excesso de água saia. Em seguida, em vez de usar pregadores, coloque o vestido em um cabide para que a roupa não enrole e o deixe pendurado para secar na sombra, já que o calor pode danificar a peça.

Como passar vestido de renda?

Agora que seu vestido de renda está seco, é hora de deixá-lo sem rugas e pronto para o uso. Passar roupa pode ser uma etapa extra, mas faz toda a diferença no visual final que você teve tanto cuidado em preparar!

Quanto mais fria a temperatura, melhor. Por isso, não deixe o ferro de passar esquentar muito e coloque outro tecido entre o vestido e o ferro. Pode ser uma toalha, para evitar que roupa fique em contato constante e direto do aparelho e queime. Se você tiver um steamer a vapor, ele é uma alternativa mais segura do que o ferro tradicional.

Como guardar vestido de renda?

Na hora de guardar, pendure o vestido de renda de preferência do lado contrário, de avesso, como forma de manter a cor e os desenhos do lado interno..

Se possível, opte por deixá-lo dentro de um saco protetor, para que a renda não esteja em contato constante com outros tecidos dentro do armário, evitando a formação de bolinhas na renda ou possíveis desfiamentos.

Quer conhecer mais sobre outros tecidos? Confira também nosso texto sobre roupas de seda!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar vestido de renda