Como lavar roupas contaminadas com sarna?

Além de garantir o tratamento e o acompanhamento médico adequado, os cuidados com uma pessoa doente também se estendem ao seu ambiente. Entenda como higienizar as roupas e conter a reinfecção.
Como lavar roupas contaminadas com sarna?

A dúvida sobre como lavar roupas contaminadas com sarna é tão importante quanto a de como tratar a doença, também chamada de escabiose. Afinal de contas, o contato com as peças é uma das formas de contágio – e reinfecção – dessa parasitose. 

Neste texto, vamos entender mais sobre isso e como higienizar roupas, toalhas e lençóis contaminados com sarna. Vem com a gente. 

Quais são os riscos das roupas contaminadas com sarna? 

A sarna, ou escabiose, é uma doença dermatológica contagiosa. Ela é transmitida por um ácaro parasita chamado Sarcoptes scabiei variedade hominis.  

Uma observação importante: a sarna humana não é a mesma sarna de cachorro ou de gatos. Então não há contágio de animais para pessoas.  

O contágio da variedade hominis do ácaro se dá pelo contato direto pele a pele com a pessoa infectada, e também pelo contato indireto, através de tecidos de roupas, lençóis e toalhas contaminados. 

Mas o ácaro precisa da pele humana para sobreviver e se reproduzir. É ali que a fêmea cava um túnel por cerca de 30 dias para depositar seus ovos. Quando eles eclodem, as larvas voltam à superfície da pele para completar o ciclo.  

Quanto tempo a sarna fica na roupa? 

O ácaro da escabiose consegue sobreviver em média até 3 dias sem um hospedeiro, ficando nas roupas durante esse período. Em climas frios, esse período pode chegar a uma semana. 

E o parasita pode se deslocar de uma roupa para outra. Por isso, é importante que as roupas contaminadas sejam trocadas todos os dias e lavadas separadamente. 

O que é bom para lavar roupas contaminadas com sarna? 

Para matar os ácaros causadores da sarna, é preciso de altas temperaturas. Por isso, indica-se lavar as peças com água quente, acima dos 60 °C, como seu sabão líquido ou em pó.  

Caso não seja possível lavar a peça com água quente, elas precisam secar ao sol e ser passadas a ferro. 

No caso de peças não laváveis, a recomendação é deixar a peça em um saco plástico vedado por duas semanas para permitir a morte do ácaro. 

Como lavar roupas contaminadas com sarna: cuidados importantes 

A lavagem da roupa contaminada com sarna é simples, mas alguns cuidados são necessários: 

1. Retire a roupa contaminada, lençóis e toalhas diariamente para evitar a reinfecção. Não coloque no cesto com outras peças. O ideal é que sejam lavados logo. Se precisar esperar, guarde as peças em sacos plásticos separados. 

2. É importante que a pessoa responsável pela lavagem utilize luvas para se proteger. 

3. Escalde a roupa em água quente, acima de 60 °C, com cuidado para não se queimar.  

4. Depois, siga a lavagem normalmente. 

5. Secar ao sol ou na secadora também ajudam a eliminar o ácaro, porém é importante observar a etiqueta da peça. 

6. Na falta de sol ou secadora, finalizar com o ferro de passar na temperatura máxima permitida pelo tecido também é eficiente. 

7. Durante o tratamento da pessoa, priorize o uso de peças brancas e de algodão, que resistem melhor à lavagem com água quente e ao ferro de passar. 

8. Não se esqueça de higienizar também os travesseiros e o colchão, e depois colocá-los no sol para eliminar os ácaros. 

Em algum caso é preciso fazer descarte de roupas contaminadas com sarna? 

Não precisa colocar fora a roupa contaminada com sarna! 

 Se a etiqueta não permitir a lavagem com água quente, ou contato com outras fontes de calor, isole a peça em um saco plástico vedado por pelo menos uma semana. Em lugares frios, deixe por duas semanas para garantir. É o tempo suficiente para que o ácaro morra. Depois, é só deixar a peça arejar.  

Como acabar com a sarna no ambiente? 

Para acabar com a sarna no ambiente é importante que todos os moradores façam o tratamento indicado pelo médico, que pode ser por remédios de via oral ou cremes a serem passados na pele. 

Uma boa faxina, com aspirador de pó e desinfetante também é importante. Durante o período de tratamento, isole peças de tecido como almofadas, ursos de pelúcia em sacos plásticos para evitar o contato com o ácaro. Cobrir o sofá e outros estofados com capas impermeáveis e laváveis também é uma boa medida. 

Desinfetar roupas contaminadas com sarna é um passo essencial para manter a saúde em dia. Para conferir mais dicas de saúde, não deixe de conferir este conteúdo aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Como lavar roupas contaminadas com sarna?