Como lavar roupa na mão sem estragar o tecido?

Por mais prático que seja colocar as roupas na máquina de lavar, nem sempre esse recurso é uma opção, saiba quais produtos podem te ajudar nesta tarefa e as recomendações clássicas para não manchar nem estragar nenhuma peça.
Como lavar roupa na mão sem estragar o tecido?

Os motivos de lavar a roupa na mão vão muito além da falta de uma máquina de lavar: pode ser em uma viagem; por preferência ou por conta do tecido da peça.

De qualquer forma, a limpeza é tão eficiente quanto e hoje falaremos sobre algumas dicas para este tipo de lavagem:

> Produtos para lavar roupa na mão

> Dicas de como lavar roupa na mão

> Como lavar roupa na mão passo a passo

> Como secar roupas

Prefere lavar roupas na máquina? Essa matéria é para você

Produtos para lavar roupa na mão

Os produtos mais utilizados para essa forma de lavagem são :

> Sabão em pó: essa opção é mais utilizada na máquina de lavar, mas, para lavagens à mão, é interessante verificar a etiqueta do tecido para saber se é sensível a este tipo de sabão e seu uso é permitido. Geralmente é utilizado para deixar as roupas de molho;

> Sabão líquido: rende bastante e é ótimo para a lavagem de roupas íntimas e de bebês, já que, ao contrário do que pode acontecer no caso do sabão em pó, não deixa resíduos nos tecidos, evitando possíveis alergias;

> Sabão em barra: perfeito para a limpeza de roupas delicadas que não podem ir à máquina ou ficar muito tempo de molho;

> Amaciante: essencial para deixar um cheirinho agradável na roupa e amaciar o tecido. Porém, o amaciante é usado apenas depois da lavagem com sabão, no último enxague e sempre misturado em água – nunca aplicado diretamente na roupa.

Leia também: Como organizar o armário da lavanderia

Dicas de como lavar roupa na mão

Algumas dicas clássicas para a lavagem de roupas à mão são:

1. Separe as roupas sempre por brancas, cores neutras e coloridas. Assim, você não corre o risco de manchar nenhuma;

2. Verifique sempre se o tecido pode receber qualquer produto e qual a melhor forma de lavagem;

3. Se a roupa estiver muito suja, é legal dar uma enxaguada antes de deixar de molho;

4. Dependendo do tecido e da sua peça de roupa, não utilize água morna ou quente – isso pode danificar as fibras do tecido e tirar a elasticidade;

5. Nunca aplique o amaciante direto na roupa, sempre dilua em água.

Leia também: Como tirar manchas de gordura de roupa

Como lavar roupa na mão passo a passo

Os materiais base para lavar roupa na mão são uma bacia ou um balde, um tanque e uma pia.

Então, a depender da sua peça, você vai escolher um tipo de sabão para deixar as roupas de molho no balde por alguns minutos – que variam de acordo com o tecido – esfregar, enxaguar e depois deixar secar!

Como lavar roupa branca na mão

As roupas brancas devem ser lavadas isoladas das outras cores de roupa, para não ter o perigo de manchar. Você pode utilizar sabão em pó ou líquido e depois um amaciante.

Há uma dica bem legal de lavagem com sabão em barra para remover manchas. É assim:  depois de lavar, coloque em um saco plástico´e deixe de molho por 24 horas e, em seguida, enxágue a peça apenas com água.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22163107/como-lavar-roupa-branca-na-mao-1-scaled.jpg

Ainda nisso, se a mancha for muito resistente, você pode utilizar uma medida de água sanitária com bicarbonato de sódio, diluir em água morna e deixar sua peça de roupa de molho por até 30 minutos. Depois, é só esfregar e lavar com sabão.

A água sanitária só pode ser utilizada em roupas brancas, pois pode desbotar o pigmento de roupas coloridas. No mais, é uma ótima removedora de manchas!

Aprenda mais técnicas para remover manchas de roupas brancas

Como lavar roupa íntima na mão

O processo segue o mesmo de sempre por aqui: separar as cores brancas, das neutras e das coloridas. Feito isso, dissolva o sabão líquido em água fria – não use sabão em pó, para evitar reações alérgicas do corpo – e encha uma bacia.

Mergulhe as peças íntimas na bacia e esfregue com movimentos leves. Depois disso, enxágue em água corrente e coloque as peças em uma toalha, para retirar o excesso de água.

Depois é só deixar secando em um local arejado!

Aprenda outras formas de cuidar das suas roupas íntimas

Como lavar roupa preta na mão

Deixar roupas pretas de molho pode despigmentá-las, ou seja, desbotar a cor do tecido. Então o ideal é que sejam lavadas com água e sabão de coco e enxaguadas rapidamente.

O único método que está liberado para deixar de molho, é um segredinho para fazer durar a cor! Antes de lavar, adicione uma colher de sal de cozinha em água fria e deixe a peça de molho por no máximo 15 minutos.

O cloreto de sódio – sal de cozinha – evita que o corante das roupas se dissolva na água durante as lavagens, preservando a cor original da sua peça!

Aprenda a conservar e lavar roupas de inverno

Como lavar roupa de bebê na mão

Para roupas de bebê, evite usar amaciante até 1 ano de idade, por conta dos perfumes – mesmo que o produto seja feito especialmente para bebês, o ideal é a partir do primeiro ano de vida.

Aposte em sabões neutros líquidos ou em barra, pois o sabão em pó pode causar alguma reação alérgica na pele do bebê.

Além disso, o ideal é lavar as roupas separadas das do restante da casa e, se possível, com água quentinha, proporcionando uma limpeza mais profunda e livre de bactérias.

Não é recomendado deixar roupas de bebê de molho por mais de 20 minutos, então, fique de olho no relógio. E a última dica é: enxágue bem para ter certeza de que não restou nenhum resíduo de sabão na roupa!

Mancha de terra na roupa? Nós ajudamos a remover aqui

Como lavar roupa jeans na mão

Em alguns tipos de jeans, o recomendado é virar a peça do avesso e deixá-la de molho por até 45 minutos e, depois, enxaguar com água fria e pendurar no varal para secar. O sabão indicado para este tecido é o sabão em pó.

O sabão em pó é indicado por realizar uma limpeza mais profunda sem danificar o jeans. Mas lembre-se sempre de conferir as instruções da etiqueta!

Como secar roupas

Em um modo geral, ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado deixar que as roupas sequem sob o sol – isso pode causar o desbotamento da cor e deixar o tecido endurecido, já que a exposição ao sol pode queimar e encolher as fibras do tecido.

O ideal é deixar secar naturalmente em um local arejado, mas nunca úmido, para prevenir focos de fungo no tecido.

Deixar a roupa exposta ao sol é indicado para casos bem excepcionais, como para tirar o “cheiro de guardado”, por exemplo. Mas, nesse caso, a roupa deve estar seca.

A dica é: apostar em locais arejados para secar as roupas, assim, elas mantêm sua qualidade e cor em dia!

Confira dicas para tirar mofo de roupa

A Ypê possui uma linha completa de produtos para deixar suas roupas limpinhas e cheirosas – conheça aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar roupa na mão sem estragar o tecido?