Como lavar roupa com lantejoula

Quer aprender a lavar roupa com lantejoula da forma correta? Confira nossas dicas (e um pouquinho de história da moda!).
Como lavar roupa com lantejoula

Não sabe como lavar roupa com lantejoula? Espere só até conferir nossas dicas! Mas, antes… que tal algumas curiosidades sobre essa moda?

A lantejoula é um elemento decorativo em formato de pequenos discos. Coloquialmente, a gente diz que uma roupa tem lantejoulas, mas o tecido bordado com lantejoulas, na verdade, tem nome: é paetê! O paetê vem do francês, pailleté, que significa “brilho”. Muitas pessoas ficam em dúvida de qual nome usar: paetê ou lantejoula. A resposta está aí 🙂

Ah, e se você acha que é uma moda atual: acredita-se que a lantejoula já era usada desde 2.500 A.C.! Foi encontrada uma capa com lantejoulas na tumba do faraó Tutancâmon, uma das figuras mais famosas da história egípcia!

Pela história, podemos perceber: o povo egípcio sempre esbanjou nos acessórios nas vestimentas, como jóias de ouro e prata – e os que não tinham dinheiro para comprar utilizavam as de cerâmica colorida. Mesmo com os poucos recursos da época, nenhum detalhe era deixado para trás: tecelagem, sandálias, acessórios e cosméticos.

Além da influência egípcia, houve também a influência dos palcos: já reparou nos figurinos dos espetáculos da Broadway? O famoso sapatinho vermelho da Dorothy de “O Mágico de Oz” é um ótimo exemplo!

E, por fim, na década de 1980, a cultura do disco e do pop chegou com tudo, aliando a moda das lantejoulas em tecidos a grandes nomes que marcaram a era, como o próprio Michael Jackson.

Como lavar roupa com lantejoula: lista de produtos adequados

Agora que você já sabe toda a história da lantejoula, bora para a limpeza? Os produtos que você pode usar são:

Como lavar roupa com lantejoula passo a passo

As roupas com lantejoulas não podem ser lavadas na máquina de lavar. Por isso, na hora da limpeza, é recomendado deixá-la de molho em uma solução de sabão neutro com 1 litro de água ou Detergente Tradicional neutro, por até 20 minutos.

Como secar roupa com lantejoula?

Não torça nem deixe secar ao sol, já que pode danificar o material da lantejoula. Depois de lavar, envolva a peça de roupa em uma toalha, para absorver o excesso de água, depois, estenda em um varal horizontal (por não ser recomendado pendurar a roupa) e aguarde secar à sombra.

Pode passar roupa com lantejoula?

Vire sua roupa com lantejoula do avesso e deixe o ferro em temperatura baixa, para não danificar os detalhes do tecido. Isso porque, normalmente, as lantejoulas são feitas de material plástico, podendo derreter em contato com calor excessivo, deformando-as.

Leia também: Como lavar pantufas à mão e na máquina de lavar

Como guardar roupa com lantejoula?

O mais recomendado é que seja em sacolas de tecido, TNT ou em caixas, para preservar sua peça de roupa e não cair o risco das lantejoulas caírem. Para reduzir ainda mais esse risco, você pode embrulhar a peça de roupa em um papel de seda ou virá-la do avesso e guardar no saquinho ou na caixa.

Evite pendurar em cabides, já que o peso das lantejoulas pode deformar a peça ou mesmo grudar em outras peças.

Por fim, não use sacos de plástico para guardar, pois esse material pode estimular a aparição de fungos na roupa.

 Gostou do conteúdo? Então confira também nosso guia sobre como tirar manchas de roupas brancas

Você achou esse artigo útil?

Como lavar roupa com lantejoula