Como lavar pincel de maquiagem

Os pincéis ajudam na hora da maquiagem, mas você sabia que eles podem acumular bactérias e prejudicar a pele. Confira aqui como deixar seus pincéis limpos e bem cuidados
Como lavar pincel de maquiagem

Quem gosta de maquiagem já sabe o quanto os pincéis adequados são importantes para garantir uniformidade da make. E são vários tipos de pincéis: tem para base, pó compacto, blush, sombra, iluminador etc. Mas você se preocupa com a limpeza deles?

Qual deveria ser a frequência correta para higienização desses utensílios? Por serem objetos de uso rotineiro, o ideal seria limpá-los todas às vezes após seu uso, porém sabemos que na correria do dia a dia isso nem sempre é possível.

Então, vamos fazer um combinado: reservar um momento na semana para realizar a higienização dos pincéis de maquiagem base, pó e blush. Já as esponjinhas e pincéis de sombra devem ser limpos a cada utilização mesmo, para que não haja o risco de causar danos à pele e aos olhos.

Neste artigo, vamos explicar direitinho:

  • Por que lavar o pincel de maquiagem?
  • Como lavar o pincel de maquiagem?
  • Como secar o pincel de maquiagem?
  • Outros utensílios para lavar pincel de maquiagem

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/03/31113205/Principal-shutterstock-295904570.jpg

Por que lavar pincel de maquiagem?

Por diversos motivos. Manter os pincéis limpos é vital não somente para a durabilidade dos pincéis, quanto para a saúde da pele.

Pincéis sujos podem abrigar bactérias e fungos entre as cerdas, o que aumenta o risco de infecções, alergias e irritações na pele. E aquela acne que você estava tentando esconder pode ser até agravada, já que esses resíduos estimulam a produção de oleosidade e bloqueiam poros.

Se a pele estiver com algum tipo de machucado ou infecção, poderá ainda contaminar o pincel. Nesses casos, higienize imediatamente após o uso para não causar lesões ainda mais graves. E, claro, converse sempre com seu dermatologista sobre os melhores tratamentos.

 

Leia também: Higiene pessoal: como combater os inimigos invisíveis 

Como lavar pincel de maquiagem

Já existem produtos específicos para realização da limpeza dos pincéis, mas também é possível realizar essa tarefa com produtos simples que você provavelmente já tem em casa: detergente neutro, shampoo neutro, vinagre e sabonete.

Vamos começar com um passo a passo geral de como fazer a higienização correta dos pincéis e, na sequência, detalhar conforme o produto escolhido para auxiliar nessa limpeza.

Passo 1: molhe as cerdas do pincel na solução líquida que você escolher (confira logo abaixo algumas opções caseiras), com cuidado para não molhar a haste e não danificar o pincel;

Passo 2: em seguida, faça movimentos circulares na palma da mão, ou em alguma superfície lisa, mas com cuidado, para não friccionar as cerdas demais. Conforme a espuma for ficando branca, é sinal que seu pincel está ficando limpo;

Passo 3: enxágue e remova todo o excesso de água em uma toalha limpa ou um papel-toalha. Caso necessário, o processo poderá ser repetido;

Passo 4: deixe o pincel deitado sobre uma toalha limpa e seca em um ambiente arejado para que ele seque naturalmente.

Leia também: como decorar e organizar um banheiro pequeno 

Como lavar pincel de maquiagem com sabonete

Super Prático: o sabonete que você usa para lavar o rosto e as mãos no dia a dia e já está disponível na sua pia é um aliado para deixar seus pincéis de maquiagem limpinhos para o próximo uso. Veja como fazer:

Passo 1: coloque uma colher de chá de sabonete líquido na palma da mão. Caso prefira o sabonete em barra, umedeça o sabonete e friccione entre as mãos até que crie espuma.

Passo 2: molhe o pincel, com cuidado, para não molhar a haste, e faça movimentos de vai e vem com o pincel na palma da mão, até que o pincel pare de soltar os resíduos da maquiagem;

Passo 4: enxágue e repita o procedimento até que a espuma saia branca.

Passo 5: deixe o pincel secar em local naturalmente em local arejado.

 

Conheça o poder antibacteriano do Sabonete Ypê Action.

Leia também: Você sabe lavar as mãos da forma correta?

Como lavar pincel de maquiagem com detergente neutro

Outra maneira simples de efetuar a limpeza é com uma esponja macia e detergente neutro. Atenção: reserve uma esponja específica para isso, nada de usar a da pia da cozinha, ok?

Passo 1: coloque uma gotinha de detergente na parte macia da esponja;

Passo 2: pressione as cerdas do pincel contra a esponja, até que a sujeira pare de sair e o pincel pare de soltar resíduos da maquiagem;

Passo 3: enxágue bem o pincel para que o produto seja totalmente retirado. Caso necessário, repita o processo.

Passo 4: deixe o pincel secar naturalmente em local arejado.

Utilize a versão neutra da linha de lava-louças Ypê e a Esponja Multiuso Assolan Pertuto ou Esponja Perfex.

Como lavar pincel de maquiagem com shampoo neutro

Você também pode higienizar seus pincéis com shampoo neutro. Aqueles de bebê funcionam superbem para isso.

Passo 1: adicione uma colher de chá de shampoo neutro na palma da mão (caso seu shampoo venha com dosador em forma de pump, um pump está ótimo para a limpeza).

Passo 3: com o pincel umedecido, faça movimentos de vai e vem com o pincel na palma da mão.

Passo 4: para finalizar, quando o pincel não estiver mais soltando resíduos de maquiagem, é só enxaguar bem. Repita o processo, se necessário.

Passo 5: deixe o pincel secar em local naturalmente em local arejado.

Como lavar pincel de maquiagem com vinagre

Essa dica vale para aquele momento dedicado à limpeza semanal dos pincéis de maquiagem.

Passo 1: coloque 200 ml de água morna, duas colheres de sobremesa de shampoo ou detergente neutro e uma colher de sobremesa de vinagre branco em um recipiente de vidro.

Passo 2: coloque o pincel nesta solução, fazendo movimentos circulares. Retire o excesso suavemente com os dedos e enxágue bem.

Passo 4: se necessário, troque a água com uma nova solução para repetir o processo.

Como secar pincel de maquiagem

Você sabe que umidade é porta de entrada para fungos e bactérias. Por isso, após a lavagem é muito importante secar corretamente os pincéis de maquiagem. Deixe secar naturalmente. em geral, 24 horas são suficientes.

Passo 1: Tire o excesso de umidade com uma toalha limpa ou o Pano Multiuso Perfex na direção da cerda ou apertando delicadamente.

Passo 2: apoie os pincéis em uma toalha limpa e seca. Se tiver uma superfície levemente inclinada, coloque as partes das cerdas para baixo, na borda da toalha, para que pegue ar mais uniformemente.

Dica: não deixe as cerdas para cima para a água não escorrer para o cabo e não use secador de cabelo para acelerar o processo, pois o jato de ar pode deformar ou descolar as cerdas

Outros utensílios para lavar pincel de maquiagem

O mercado já desenvolveu utensílios e produtos específicos para a limpeza de pincéis, mas você viu que é possível resolver esse assunto com produtos simples que você tem em casa.

Mas a criatividade não tem limites! Você pode usar alguns utensílios domésticos para ajudar nessa tarefa. Quer ver?

  • Peneira: você pode usar a peneira para friccionar as cerdas do pincel na hora da limpeza
  • Tábua de vidro: elas são perfeitas para você criar o seu próprio tapete limpa-pincéis: e só usar uma base lisa e de fácil higienização, como tábua de vidro ou plástico. Com a cola quente, faça as linhas para friccionar as cerdas.

Por fim, uma dica extra:

O pincel de maquiagem ficou com cerdas duras? Devolver a maciez às cerdas é simples: após a lavagem, deixe o pincel de molho em um recipiente com um água morna e algumas gotinhas do seu condicionador ou amaciante de roupas preferido por 3 minutinhos. Em seguida, enxágue e deixe secar normalmente.

Quer lavar seus pincéis de maquiagem de maneira eficaz e segura?  Então conte com a linha de produtos Ypê

Você achou esse artigo útil?

Como lavar pincel de maquiagem