Como lavar panela antiaderente?

A panela revestida com teflon está novinha e você tem medo de perder a antiaderência? Temos boas dicas de limpeza e usos aqui. Confira ;)
Como lavar panela antiaderente?

Saber como lavar panela antiaderente da forma correta com certeza aumentará a vida útil desse utensílio – afinal, queremos que a antiaderência continue funcionando, não é?

Para isso, existem algumas boas práticas para conservar a panela, tanto no dia a dia, quanto no momento da limpeza. Vamos conferir todas?

Como lavar panela antiaderente: lista de produtos e materiais adequados

> Sal de cozinha

> Vinagre branco

> Bicarbonato de sódio

> Esponja macia

> Pano macio

> Detergente

Pode lavar panela antiaderente quente?

A panela antiaderente não pode ser lavada enquanto estiver quente, pois há grandes chances de estragar o teflon. É importante aguardar que ela esfrie naturalmente e depois iniciar o processo de limpeza.

4 formas de lavar a panela antiaderente

Separamos diferentes maneiras de lavar a panela antiaderente, de acordo com a situação. Confira!

Como lavar panela antiaderente queimada

Se a sua panela antiaderente estiver queimada, misture: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio ou de sal de cozinha; 1 copo de vinagre branco; 1 copo de água e algumas gotas de detergente.

Então, mergulhe uma esponja macia nessa mistura e aplique por toda a panela, deixando a solução agir por alguns minutos. Depois, é só enxaguar e secar com um pano.

Como lavar panela antiaderente pela primeira vez

Se você acabou de comprar a panela e ainda não a usou para cozinhar, é recomendado realizar uma primeira lavagem, para maior segurança.

Comece retirando as etiquetas e os adesivos e lave a panela com água morna. Depois, com a ajuda de um pano macio ou papel-toalha, passe um pouco de óleo pela superfície aderente e deixe esquentar em fogo baixo por até 2 minutos.

Feito isso, aguarde a panela esfriar naturalmente e pode lavar normalmente com detergente e água, secando com um pano.

Depois, já pode usar sua panela 😉

 Como lavar panela antiaderente encardida

Se a comida grudou na panela, nem pense em esfregar o garfo para tirar, hein? Isso pode comprometer o material! Prefira diluir bicarbonato de sódio em água (a quantidade deve ser proporcional ao tanto de gordura que há na panela) e deixe de molho nas regiões necessárias por até 20 minutos.

Se mesmo assim, a sujeira resistir, faça uma mistura de vinagre branco com água quente e deixe de molho pelo mesmo tempo.

Depois, é só lavar normalmente com detergente e água e secar!

Como lavar panela antiaderente por dentro

Da forma tradicional! Pode usar detergente neutro, esponjas macias (evitando sempre utilizar o lado abrasivo dos acessórios) e água.

4 cuidados para conservar sua panela antiaderente

1. Não raspe a panela com talheres metálicos, para não arranhar a superfície da panela. Use utensílios de plástico, madeira, nylon ou silicone. O papel-toalha também pode ser usado.

2.       Não use esponjas de aço e qualquer outro material abrasivo ou cortante, para não danificar o revestimento; opte pelas esponjas e panos macios.

3. Não lave a panela enquanto estiver quente, para evitar o choque-térmico (que também prejudica a antiaderência da panela). Lave apenas quando o material já estiver frio.

4. Evite o atrito com outras panelas. Coloque um pano ou papel-toalha entre as panelas no momento de empilhar e guardar.

Quer aprender as melhores técnicas para limpar inox? A gente mostra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar panela antiaderente?