Como lavar garrafa térmica: dicas simples para manter a higiene

Conservar sua bebida preferida bem quentinha por mais tempo é muito prático não é mesmo?! Confira o guia completo que preparamos para cuidar da sua garrafa térmica.
Como lavar garrafa térmica: dicas simples para manter a higiene

Saber como lavar garrafa térmica é o segredo para preservar o sabor (e a higiene) de suas bebidas, e também garantir a durabilidade do utensílio por muito mais tempo. 

 Afinal de contas, as garrafas térmicas têm muitas utilidades e são nossas amigas em vários momentos do dia. Em ambientes de trabalho ou em casa, ajudam a conservar café, chá ou água do chimarrão quentinhos por mais tempo. Na escola ou em passeios, elas permitem manter água e suco fresquinhos ao longo do dia. 

 Os modelos também variam, podendo ser com ampola de vidro ou de aço inox, em diferentes tamanhos e tipos de tampa: pressão, flip e de rosca. 

 Apesar da variedade de usos e de modelos, os cuidados básicos e formas de como lavar a garrafa térmica não diferem tanto assim. Vamos conferir as dicas? 

Quando lavar a garrafa térmica? 

É importante fazer a lavagem completa da garrafa térmica antes do primeiro uso para retirar eventuais resíduos da fabricação, como cola, pó, entre outros.  

 Além disso, uma lavagem simples com água quente e três gotinhas de detergente após cada uso é recomendada.  

 A lavagem completa pode ser repetida semanalmente para manter a garrafa sempre higienizada – ou toda vez que mudar a bebida a ser armazenada para retirar totalmente os aromas.  

Como lavar a garrafa térmica: produtos e materiais adequados: 

Esqueça os produtos abrasivos, como a água sanitária. Para lavar a garrafa térmica você vai precisar apenas de:  

Como lavar garrafa térmica: passo a passo 

O processo de lavagem completa da garrafa térmica é simples. Confira os passos: 

1. Encher a garrafa com água quente, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e algumas gotas de vinagre. Deixe agir por oito horas ou mais. 

2. Enxaguar bem com três gotinhas de detergente e água corrente para tirar totalmente o cheiro. Use uma bucha macia e limpa ou uma escova de mamadeira apenas se a sujeira não se desgrudar com o molho. Isso porque a limpeza mecânica pode danificar a ampola da garrafa térmica.  

3. Aproveitar o momento do enxágue para lavar a parte externa com bucha macia. 

4. Para lavar a tampa da garrafa térmica deixe-a de molho na mesma mistura que você fez para a parte interna, esfregue os cantinhos com cuidado, enxágue e deixe secar. 

5. No caso das tampas de pressão (aquelas de apertar), pressione com a mistura ainda quente para que ela percorra o tubo e passe por todo caminho e depois deixe de molho. Alguns vídeos na internet ensinam a desmontar para fazer a limpeza por dentro, mas é importante consultar o manual do fabricante. A desmontagem pode afetar a vedação da garrafa no médio prazo.  

6. Deixe secar ao natural. Guardar bem seca e fechada. 

Leia também: como limpar panelas de inox 

4 dúvidas comuns de como lavar a garrafa térmica 

A seguir, reunimos algumas perguntas e respostas sobre como lavar a garrafa térmica 

1. Como limpar garrafa térmica por dentro? 

É só seguir o passo a passo acima. Deixar de molho por 8 horas com água quente, bicarbonato de sódio e vinagre. Em seguida, enxaguar bem com detergente e água corrente e deixar secar naturalmente. 

2. Como lavar a garrafa térmica pela primeira vez? 

Mesmo processo, mas pode fazer com apenas água quente e bicarbonato de sódio. Esse processo é importante para tirar os resíduos da fabricação e o cheiro típico de novo que pode alterar o sabor da sua bebida. 

3. Pode lavar garrafa térmica com água fria? 

Não tem problema, mas é menos eficiente que o molho com água quente para soltar a sujeira.  

4. Como lavar borra de café na garrafa térmica? 

Se depois do molho e enxágue ainda tiver borra de café, vale passar uma escova de mamadeira ou esponja macia limpa por dentro com bastante cuidado. Para tirar a borra presa na rosca da tampa, uma escovinha macia pode ajudar. 

3 dicas para preservar sua garrafa térmica 

Agora que você sabe como lavar, vamos conferir as dicas para preservar sua garrafa térmica por mais tempo.  

1. Evite armazenar leite, principalmente nas garrafas térmicas de pressão. A gordura impregnada do leite propicia a propagação de bactérias e fungos – e nas tampas de pressão é mais difícil ainda de tirar. Caso tenha usado com leite, faça o processo de lavagem recomendado logo em seguida. 

2. Evite usar buchas e escovas. Só use se a sujeira realmente não sair com o molho, e faça com delicadeza. Ah, e nesse caso, use utensílios limpos para não passar a gordura dos alimentos para sua garrafa térmica! 

3. Não coloque gelo na garrafa térmica, que pode arranhar a parte interna. Nem a coloque na geladeira. Ela deve ficar sempre em temperatura ambiente para não alterar suas propriedades térmicas. 

Para preservar o café quentinho e saboroso é preciso que a cafeteira também esteja limpa. Confira aqui como higienizar a cafeteira. 

 

Você achou esse artigo útil?

Como lavar garrafa térmica: dicas simples para manter a higiene