Como lavar cortina: dicas simples e eficientes 

Aprenda o passo a passo de como lavar cortina de vários tipos: cortina blecaute, de linho, branca, romana, de box e muito mais.
Como lavar cortina: dicas simples e eficientes 

Afinal, como lavar cortina? É muito comum que este item passe despercebido na limpeza da casa e só seja lavado quando está com sujeiras visíveis. 

Para evitar marcas permanentes, lave as suas cortinas pelo menos uma vez ao ano. Se puder lavar a cada semestre, melhor ainda! 

E caso alguma coisa manche o tecido da sua cortina, como uma tinta ou bebida, por exemplo, procure remover a mancha imediatamente. 

A seguir, você confere como lavar cortina corretamente. 

Como lavar cortina: lista de produtos adequados 

Uma dúvida muito frequente sobre higienização de cortinas é: “pode lavar cortina na máquina?”. A resposta é sim, e inclusive temos um conteúdo completo sobre o assunto. 

Clique aqui para saber como lavar cortina na máquina. 

Seja na lavagem na máquina ou à mão, o sabão em pó e o amaciante são produtos indispensáveis. 

Em alguns casos, é preciso que você utilize detergente neutro em vez do sabão em pó.  

A água sanitária é uma grande ajuda na hora de lavar cortinas brancas, já o bicarbonato de sódio auxilia na lavagem a seco. 

O vinagre também pode ser usado em algumas situações, como no caso das cortinas engorduradas. 

Como lavar cortina passo a passo 

As cortinas fazem toda a diferença na decoração e ter uma cortina com aspecto sujo também pode impactar o ambiente, mas de um jeito negativo. 

Portanto, entenda agora como lavar suas cortinas e deixá-las impecáveis. 

Já trouxemos aqui o tutorial de como limpar cortina persiana, então se você tem este tipo de cortina em casa, não deixe de conferir. 

Agora, temos as dicas para outros tipos de cortina. 

Como lavar cortina com blecaute 

Retire a cortina e coloque para lavar na máquina no modo de lavagem delicado. Utilize detergente neutro para a lavagem, pois o sabão em pó pode ressecar o tecido da cortina. 

Duas dicas muito importantes quanto à lavagem da cortina blecaute: não deixe de molho e não centrifugue. Quanto mais rápido for o processo, menos chance de danificar a sua cortina.[Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]Coloque para secar de maneira estendida, sem dobrar. Assim que o excesso de umidade escorrer e a cortina estiver levemente úmida, você já pode devolvê-la ao seu lugar, que deve estar bem ventilado até que a cortina fique completamente seca. 

Quer mais detalhes de como lavar cortina blecaute? Confira aqui! 

Como lavar cortina de linho 

O linho é um tecido extremamente delicado. O processo de lavagem é parecido com o da blecaute, porque você deve utilizar detergente neutro e escolher o ciclo delicado da máquina de lavar. 

Mas você pode deixar de molho, colocar amaciante e centrifugar. Porém, não coloque a cortina de linho na secadora, pois o tecido não suporta altas temperaturas e pode encolher. 

Se você tiver a possibilidade de levar a cortina para uma lavanderia especializada, essa é uma opção vantajosa. 

Como lavar cortina de voal branca encardida 

Estas dicas são as mesmas para lavar cortina branca encardida. Fique de olho no passo a passo: 

No caso das cortinas brancas, a pré-lavagem é fundamental. Para isso, deixe a cortina de molho em uma bacia com água e sabão em pó por 1 hora. Dilua o produto antes de colocar a cortina, ok? 

Faça movimentos apertando o tecido para a sujeira ir se soltando. Enxágue. 

Em seguida, você deve colocar a cortina dentro de um saco de tecido ou de uma fronha amarrada, por causa da fragilidade do voal ou da renda. 

Leve para a máquina de lavar e selecione o modo de lavagem delicado. 

Após a centrifugação, estenda a cortina no varão, deixe o ambiente ventilado e espere que a cortina seque completamente. 

Como lavar cortina branca encardida 

Se você possui uma cortina branca em casa feita de um tecido que não delicado, você pode usar água sanitária no processo de lavagem, como no caso das cortinas de algodão. 

O passo a passo inicia como explicado no tópico anterior, deixando a cortina de molho. Enxágue e depois coloque de molho novamente, dessa vez, numa mistura de proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. 

Passada 1 hora, leve para a lavagem na máquina de lavar. Quanto terminar a centrifugação, leve a cortina para terminar de secar diretamente no varão ou no trilho.[Quebra da Disposição de Texto] 

Como lavar cortina de cozinha engordurada 

Sabemos como a cortina de cozinha fica engordurada com facilidade, mas é pra isso que o detergente neutro e o vinagre existem na limpeza, por causa da potente ação desengordurante. 

Em uma bacia com água, coloque uma colher de detergente neutro e 100 ml de vinagre para cada litro de água quente e deixe de molho por 2 horas. Isso é o suficiente para que a gordura se solte. 

Enxágue e coloque para a lavagem na máquina. A secagem é a mesma para todos os tipos de cortina: estenda no varão para que ela mantenha a forma e caimento bonito. 

Como lavar cortina de box 

Sempre que você for lavar o banheiro, limpe a cortina também, esfregando com uma esponja de limpeza macia e detergente neutro. 

Para a lavagem na máquina, você pode adicionar o  desinfetante Multissuperfície Ypê Antibac, que também pode ser usado para a sanitização, no dispenser junto com o detergente, para ajudar na desinfecção do plástico. 

Escolha o ciclo delicado e não seque na secadora. Leve-a para secar estendida no banheiro. 

Como lavar cortina de rolo e cortina romana 

Coloque a cortina em um local amplo onde você possa molhar, como o chão do quintal ou terraço, por exemplo. Faça uma mistura de detergente neutro com água e com a ajuda de uma escova de limpeza, esfregue gentilmente toda a área da cortina. 

Depois, enxágue com uma mangueira ou balde. Deixe secar à sombra, em um local arejado, depois devolva a cortina para seu lugar. 

Como lavar cortina com ilhós 

Pegue um pedaço de tecido comprido (de tamanho médio a grande) e passe por dentro de todas as argolas dos ilhós. Feito isso, amarre as duas pontas do tecido. 

Você precisa que o tecido sobre para os dois lados do nó, de maneira que você consiga encapar os ilhós, cobrindo-os completamente. Isso vai protegê-los dentro da máquina de lavar. 

Não precisa envolver toda a cortina, só a parte do alto, onde ficam as argolas. Lave com sabão em pó e amaciante, no ciclo delicado da lavadora. 

Depois da centrifugação, pegue a cortina de dentro da máquina e retire o tecido que você amarrou em volta dos ilhós. Agora, é só pendurá-la onde estava e esperar que a secagem se complete. 

Como lavar cortina a seco 

Comece aspirando toda a área da cortina. Em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio no tecido, pois ele higieniza e desinfeta com eficiência. 

Depois, aspire novamente. 

Algumas cortinas, como a blecaute e a de rolo, podem ficar levemente úmidas no processo de lavagem a seco. Para isso, coloque vinagre de álcool em um recipiente com borrifador e aplique na cortina. 

Com um pano multiuso úmido com água, esfregue a área delicadamente. Para finalizar, passe um pano seco. 

Gostou do conteúdo? Então confira, também, como limpar janelas 

Você achou esse artigo útil?

Como lavar cortina: dicas simples e eficientes