Como lavar cortina na máquina: dicas para diferentes tipos

Você quer saber como lavar cortina na máquina, mas tem receio de estragá-la? Confira aqui como fazer esta lavagem com eficiência.
Como lavar cortina na máquina: dicas para diferentes tipos

Saber como lavar cortina na máquina parece um grande desafio para você? Não precisa se preocupar, pois a higienização é fácil, você só precisa tomar alguns cuidados.

As cortinas são essenciais para o conforto de um lar, pois nos protegem dos raios solares, contribuem com a privacidade dos moradores e ainda fazem toda a diferença na decoração dos cômodos.

Entretanto, podem acumular ácaros e poeiras, dois causadores de alergias respiratórias. Por isso é importante lavar suas cortinas pelo menos uma vez por ano.

Confira abaixo o que mais você precisa saber para fazer isso.

Como lavar cortina na máquina: lista de produtos adequados

Para lavar cortina na máquina, você não precisa de nenhum produto diferente dos que já costuma usar para lavar suas roupas do dia a dia: sabão em pó e amaciante são suficientes para uma boa higienização.

Dependendo do tipo da sua cortina, talvez você precise de detergente neutro ou do Multiuso Ypê versão tira manchas.  No caso das cortinas brancas, você pode utilizar água sanitária.

Cuidados para lavar cortina na máquina

Antes de você partir para a lavagem da cortina, é preciso ter em mente algumas informações que te ajudarão a mantê-la intacta, como a leitura dos símbolos de lavagem presentes na etiqueta.

É lá que você vai encontrar que produtos deve usar, o método de secagem e outras orientações do que você deve ou não fazer.

Na hora de manusear a cortina e retirá-la do trilho ou varão, cuidado para não desfiá-la, se o tecido for muito fino. Retire anéis, pulseiras e observe se você não está com uma unha lascada, por exemplo, pois ela pode puxar fio.

Perceba se não há nenhuma mancha pontual na cortina antes de levá-la para a lavadora. Se houver, remova esfregando a área gentilmente com Multiuso Ypê versão Tira Manchas  até que a sujeira saia.

Dentro da máquina, lave apenas a cortina, não coloque outras peças como toalhas e roupas de cama. Coloque-a seguindo o círculo do tambor, em vez de amarrotá-la.

Além disso, outro ponto fundamental é a secagem. Lave a cortina em um dia quente e seco, para que esta etapa se conclua com mais facilidade e rapidez.

Como lavar cortina na máquina passo a passo

Tão importante quanto os cuidados citados anteriormente é lavar a cortina na máquina de acordo com suas particularidades.

Entenda como lavar diferentes tipos de cortina na máquina.

Como lavar cortina blecaute com forro na máquina

Atenção para o tipo de blecaute da sua cortina: se for de PVC, um plástico bem rígido, ela não pode ser lavada na máquina. Dessa forma, higienize semanalmente, na sua limpeza de rotina da casa, com um pano multiuso e produto multiuso.

Mas, atualmente, os materiais das cortinas blecaute evoluíram, são mais maleáveis e muitos podem ser colocados na máquina de lavar, como o poliéster, por exemplo.

Nesse caso, coloque a cortina na máquina de lavar e detergente neutro no reservatório. Depois, selecione o ciclo de lavagem delicado.

Mas não deixe de molho, combinado? Pule esta etapa e vá direto para o enxágue. Você também não deve centrifugar sua cortina blecaute.

Coloque para secar de maneira estendida, sem dobrar. Assim que o excesso de umidade escorrer e a cortina estiver levemente úmida, você já pode devolvê-la ao seu lugar, que deve estar bem ventilado até que a cortina fique completamente seca.

Como lavar cortina de voil na máquina

O voil é feito de um tecido frágil, por isso, quando for lavá-lo, o truque é colocá-lo dentro de um saco de tecido ou de uma fronha fechada com um nó.

Coloque sabão em pó e amaciante no dispenser da máquina e selecione o ciclo de lavagem delicado.

Depois do processo completo, após a centrifugação, estenda a cortina em seu próprio trilho para finalizar a secagem. Isso faz com o que o caimento dela fique perfeito!

Esse processo também é indicado para lavar cortina de trilho na máquina.

Como lavar cortina com ilhós na máquina

No caso da lavagem das cortinas com ilhós, você precisa evitar o atrito entre eles.

Retire a cortina do alto da janela, pegue um pedaço de tecido comprido (de tamanho médio a grande) e passe por dentro de todas as argolas dos ilhós. Feito isso, amarre as duas pontas do tecido.

Você precisa que o tecido sobre para os dois lados do nó, de maneira que você consiga encapar os ilhós, cobrindo-os completamente. Isso vai protegê-los dentro da máquina de lavar.

Não precisa envolver toda a cortina, só a parte do alto, onde ficam as argolas. Lave com sabão em pó e amaciante, no ciclo delicado da lavadora.

Depois da centrifugação, pegue a cortina de dentro da máquina e retire o tecido que você amarrou em volta dos ilhós. Agora, é só pendurá-la onde estava e esperar que a secagem se complete.

Como lavar cortina branca na máquina

Você sabia que a poeira pode impregnar de forma permanente na trama do tecido da cortina branca, alterando sua cor original?

Por isso, é importante fazer uma pré-lavagem, para desgrudar a poeira do tecido antes de levá-la para a máquina de lavar.

Em uma bacia ou na cuba de um tanque, dilua sabão em pó em água, coloque a cortina dentro e faça movimentos apertando o tecido por alguns minutos.

Depois, leve a cortina para a máquina de lavar com sabão em pó. Se você quiser uma ação de branqueamento mais profunda, coloque uma tampa de água sanitária depois do enxágue do sabão e deixe de molho por 1 hora.

Após a aplicação do amaciante e centrifugação, estenda sua cortina no local de onde foi retirada e espere secar.

Como lavar cortina de linho na máquina

O linho é um dos tecidos mais delicados quando se trata de lavagem em máquina, pois pode encolher facilmente.

É indicado que você substitua o sabão em pó por detergente neutro e jamais use secadora, pois o linho não combina com temperaturas quentes.

Deixe a cortina secar pendurada no varão ou trilho, com a janela aberta.

Você sabe como limpar corretamente suas persianas? Descubra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar cortina na máquina: dicas para diferentes tipos