Como lavar cama de cachorro? Confira passo a passo fácil

Como lavar cama de cachorro? Confira passo a passo fácil

Um dos cuidados que devemos ter quando o assunto é nossos pets é saber como lavar cama de cachorro corretamente. Afinal, a higienização correta e frequente evita germes e mau cheiro e ajuda a manter o ambiente limpo, prevenindo alergias.

Além disso, nosso animalzinho também fica melhor em uma cama limpa: todas essas coisas que nos incomodam também não fazem bem para eles. Nesse sentido, uma cama suja pode trazer problemas de pele e outros desconfortos para nossos melhores amigos.

A prática de como lavar cama de cachorro é o equivalente a trocar a nossa roupa de cama regularmente. Quer se certificar que seu pet vai conseguir dormir tão bem quanto você? Então anote nossas dicas!

Quando lavar cama de cachorro?

Aprender a como lavar cama de cachorro não depende só da limpeza em si, mas também de uma rotina para essa higienização.

O ideal é que a cama do seu animal de estimação seja lavada semanalmente ou a cada quinze dias. Dessa forma, você mantém sua casa e a cama dele limpa constantemente.

Meu cachorro não faz muita sujeira. Preciso lavar a cama dele toda semana?

Se seu cachorrinho não costuma sair muito de casa e não solta muito pelo, você pode espaçar mais essa limpeza, fazendo a cada vinte dias, por exemplo. Mas lembre-se que quanto maior a regularidade na lavagem, melhor.

Como lavar cama de cachorro: produtos e materiais necessários

Lavar cama de cachorro é uma tarefa simples: você vai utilizar praticamente os mesmos produtos de uma lavagem de roupas normal.

Os produtos recomendados são um lava-roupas ou sabão em pó ou sabão em barra. Lembre-se: quanto mais neutro o produto, melhor para a saúde do cachorro. Para facilitar o processo da lavagem, você pode usar também uma bucha ou escovinha na hora de esfregar a cama do seu pet.

Posso usar o mesmo sabão que uso para lavar a cama do cachorro?

Os produtos que estamos acostumados a usar podem ser utilizados nessa limpeza sem problema nenhum. Afinal, eles são bactericidas e foram testados por dermatologistas.

Sua única preocupação deve ser se certificar de que não há excesso de sabão no tecido depois da lavagem, já que isso pode prejudicar a saúde do seu bichinho!

Como lavar cama de cachorro: passo a passo

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários, está na hora de aprender na prática como lavar cama de cachorro!

Primeiramente, confira se a caminha possui partes separáveis, como uma capa de tecido e uma espuma/travesseiro interno. Se for o caso, lembre-se de separá-las antes da lavagem para garantir que tudo vai ser higienizado da melhor forma possível.

Passe o aspirador nessas partes para tirar o excesso de pelo. Em seguida, pegue as partes separadas: é hora de lavar!

Deixe a capa da cama do cachorro de molho em um recipiente com água morna e sabão dissolvido por dez a vinte minutos. Em seguida, coloque a cama em água corrente no tanque, esfregando bem o sabão (aqui, você pode também utilizar o sabão em barra para complementar a limpeza).

Use as mãos, uma bucha ou uma escovinha para limpar bem a cama do seu pet. Enxágue bem para se livrar de todo o sabão e garantir que a cama está higienizada e sem resquícios do produto. Lembre-se que eles podem trazer alergias para seu cachorrinho!

Como lavar cama de cachorro de plástico

Em caminhas de plástico, em vez de deixá-las de molho, você pode partir diretamente para a etapa da bucha/escovinha, usando o sabão.

Como lavar espuma da cama de cachorro

Normalmente, a capa da cama de cachorro costuma ficar mais suja (e com mais frequência). Se você precisa saber como lavar espuma de cama de cachorro, fique tranquilo!

Deixe a espuma de molho em água morna. Em seguida, enxágue algumas vezes e esprema bem para que todo o sabão saia do material. A espuma é mais delicada que a capa de tecido, por isso, esfregá-la como a outra parte pode acabar desgastando o material.

Como lavar cama de cachorro na máquina?

Leia atentamente as instruções da etiqueta (se elas existirem) para se certificar de que a cama pode ser colocada dentro da máquina de lavar. Se a resposta for sim, então saiba que é tão simples quanto lavar à mão!

Você só precisa colocar as peças separadas dentro da máquina junto com o sabão em pó. É importante prestar atenção nas orientações da etiqueta para não estragar acidentalmente a cama do seu amigo de quatro patas!

Quanto mais alta a temperatura da água recomendada na etiqueta, melhor.

Como secar cama de cachorro depois da lavagem

Para secar a cama do cachorro, o recomendado é colocá-la no varal para secar naturalmente em um local arejado. Se possível, deixe no sol!

Tenho como limpar cama de cachorro sem lavar?

A resposta é sim! Claro que a lavagem é muito mais profunda e faz uma diferença maior, não podendo ser plenamente substituída por uma simples limpeza superficial. Contudo, no dia a dia, você pode manter a cama do seu animalzinho no melhor estado possível e espaçar um pouco mais os dias de tirar a cama para lavar.

Seu cachorro pode até não ser muito amigo do aspirador de pó, mas esse aparelho é seu maior aliado.

Use-o diariamente para tirar o excesso de pelo e outros resíduos que possam ficar na cama do seu pet. Isso já faz uma grande diferença, evitando o acúmulo de sujeira entre uma lavagem e outra. 

Agora que você aprendeu como lavar cama de cachorro, que tal aprender como fazer caminha de cachorro com cobertor?

Você achou esse artigo útil?

Como lavar cama de cachorro? Confira passo a passo fácil