Como lavar as mãos: aprenda o melhor jeito de proteger sua saúde

O Hábito de lavar as mãos é um cuidado básico e extremamente importante. Siga nosso passo a passo!
Como lavar as mãos: aprenda o melhor jeito de proteger sua saúde

Você sabia que existem métodos de eficácia comprovada de como lavar as mãos corretamente? Apesar de ser um ato super simples da nossa rotina, é também algo essencial para a prevenção de contaminações e doenças. Hoje falaremos sobre:

  • Por que lavar as mãos protege a saúde
  • Como lavar as mãos corretamente

Por que lavar as mãos protege a saúde

Antes de vermos como lavar as mãos da forma correta, vale relembrar o porquê de ser um ato superimportante para a proteção da saúde.

Já reparou que as mãos estão presentes em quase todas as coisas que fazemos? Para cozinhar, para comer, pegar objetivos, coçar os olhos ou o nariz, escovar os dentes, passar um creme… Além de estarem em contato com as mãos de outras pessoas também.

Elas são as protagonistas em muitas ocasiões do dia a dia e é exatamente por essa razão que a higienização frequente – e da forma correta – é um hábito essencial para a proteção da nossa saúde.

Lavar as mãos salva vidas

A OMS, Organização Mundial da Saúde, reconhece a prática de lavar as mãos como um dos principais instrumentos de prevenção.

Dados levantaram que o hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 40% o risco de contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, viroses, entre outras.

Nunca se esqueça de lavar as mãos:

  • Após chegar em casa da rua;
  • Antes e depois de cozinhar;
  • Antes e depois de usar o banheiro;
  • Quando mexer com lixo;
  • Quando for curar feridas ou cuidar de alguém doente;
  • Depois de tossir ou espirrar;
  • Antes de coçar o olho, a boca e o nariz.

Como lavar as mãos corretamente

Você sabe a maneira correta de lavar as mãos? Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o processo completo leva de 40 a 60 segundos. Siga o passo a passo:

  • Molhe as mãos em água corrente e coloque o sabão em quantidade suficiente para cobrir toda a palma da mão
  • Ensaboe e esfregue bem o dorso das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os polegares
  • Lembre-se de lavar o punho das mãos, em movimentos circulares
  • Enxágue
  • Se estiver em um ambiente coletivo, seque as mãos com uma toalha descartável e use essa mesma toalha para fechar a torneira

Mas, afinal, qual é o produto mais indicado para lavar as mãos?

O Ministério da Saúde realizou estudos de eficácia entre sabonetes em barra, líquidos e em espuma e álcool em gel 60%, 70% e 80%*.

O uso dos sabonetes, segundo os resultados da pesquisa, é capaz de remover todos os micróbios transitórios em nossas mãos. Enquanto que o uso do álcool em gel 70% resultou em uma rápida ação e uma excelente atividade preventiva.

Por fim, a conclusão foi que todos esses produtos são eficazes no momento de higienizar as mãos: basta utilizá-los da maneira correta!

*Álcoois com porcentagem maior do que 80% são menos potentes para a prevenção de doenças, pois evaporam com mais facilidade.

Como higienizar as mãos com água e sabonete

Água e sabonete na hora de lavar as mãos: um clássico! Se estiver em casa, provavelmente é o cenário mais próximo de você. Vamos conferir o modo mais indicado pela Anvisa para lavar as mãos usando água e sabonete?

1. Comece retirando todos os acessórios como anéis, pulseiras e relógio

2. Molhe as mãos com água.

3. Passe o sabonete em barra nas mãos, de modo que que seja aplicado nas mãos como um todo. Recomendamos o Sabonete Action Ypê .

4. Ensaboe e esfregue as palmas das mãos entre si

5. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso (parte de fora) da mão esquerda, entrelaçando os dedos. Repita a mesma coisa com a outra mão

6. Entrelace os dedos de modo que fique uma palma da mão virada para a outra

7. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem e vice-versa.

8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa

9. Enxágue bem as mãos com água

10. Seque as mãos com papel-toalha descartável

11. Se as torneiras precisarem de contato manual para fechamento, sempre utilize um papel-toalha

12. Prontinho: mãos seguras e protegidas 🙂

Como higienizar as mãos com álcool em gel

Quando estamos longe de banheiros ou locais propícios para higienização das mãos – como na rua ou em transportes públicos, por exemplo – o recurso mais indicado é o álcool em gel 70%. Vamos conferir o passo a passo da maneira correta de usá-lo?

A Ypê conta com uma linha completa de sabonetes para lavar as mãos e, recentemente, lançou o seu álcool em gel 70%.

1. Repita o mesmo processo de lavagem das mãos com sabonete, excluindo o passo de molhar a mão no começo

2. O processo dura em torno de 50 segundos

3. Ao final, não enxague as mãos e nem utilize papel-toalha

Três dicas para evitar os principais erros na hora de higienizar as mãos

1. Lembre-se de retirar todos os acessórios que estiver utilizando, para que todas as partes das suas mãos sejam higienizadas corretamente. Os acessórios podem acumular microorganismos e por isso devem ser higienizados a parte.

2. Evite borrifar álcool comum nas mãos. Álcool comum pode causar pequenas lesões na pele. O mais indicado é usar o álcool em gel com concentração média de 70% que é o ideal para a ação bactericida.

3. Lave com atenção as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e o polegar. Na pressa essas partes não ganham a atenção especial que necessitam.

Para manter a pele da sua família sempre cuidada e protegida, a Ypê possui a linha de Sabonetes Ypê Action. Sua fórmula exclusiva e testada dermatologicamente, além de proteger, cuida da pele deixando-a mais saudável, eliminando 99% das bactérias. A linha de Sabonetes Ypê Action conta com três versões: Original, Care, Fresh

A Ypê conta com uma linha completa de sabonetes para lavar as mãos e, recentemente, lançou o seu álcool em gel 70%. Confira os produtos aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar as mãos: aprenda o melhor jeito de proteger sua saúde