Como guardar edredom: guia prático

Dormir com edredom limpo e quentinho é bom demais! Preparamos um guia bem prático para a hora de higienizar e guardar seu edredom, acompanhe
Como guardar edredom: guia prático

“Como guardar edredom?” é uma pergunta que muita gente faz quando acaba o inverno e chega a hora de se despedir da roupa de cama pesada.

Nesta matéria, você encontra dicas para conservar seu edredom. Saiba como higienizar, acondicionar e guardar a roupa de cama de um jeito prático e seguro.

É preciso lavar edredom guardado antes de usar?

Se sua roupa de cama passou os meses quentes guardada do jeito certo, não é necessário lavá-la antes do uso. Isso porque um armazenamento adequado mantém seu edredom limpo e livre de micro-organismos nocivos, como os fungos que causam o mofo.

Mas atenção: é necessário lavar o edredom antes de guardá-lo, após o final do inverno. Isso serve para eliminar o suor e outras sujeiras que poderiam virar foco de proliferação de fungos e bactérias.

Leia mais: Confira dicas de como lavar edredom

Como guardar edredom sem mofar em diferentes espaços

É possível guardar edredom de forma segura de vários jeitos. Sendo assim, você pode escolher a que seja mais prática e adequada para sua casa.

Qualquer que seja o método que você use, um cuidado é preciso ter sempre: só guarde o edredom depois de lavado e bem seco. De preferência, seque ao sol.

Como guardar edredom no guarda-roupa

Além de lavar e secar bem o edredom, também é importante limpar a prateleira onde a roupa de cama ficará guardada.

Para isso, faça uma mistura com 500 ml de água, 2 colheres de sopa de vinagre branco e algumas gotas de detergente neutro. Coloque em um frasco com borrifador e use para limpar a prateleira, esfregando com um pano multiuso perfex.

Depois que a prateleira estiver seca, guarde o edredom bem dobrado. De preferência, acondicionado em um saco de TNT ou de tecido. Para ajudar a manter o espaço seco, você pode colocar sachês de giz ou de sílica na prateleira.

Sachês caseiros de canela em pau, cravo e folhas de louro desidratadas também são boas opções para absorver umidade e espantar insetos.

Como guardar edredons a vácuo

Uma das melhores opções para guardar edredons é a técnica a vácuo, que mantém a roupa de cama livre da presença de ar. Para isso, você deve comprar sacos específicos para essa finalidade e ter um aspirador de pó.

Depois de lavar e secar o edredom, coloque-o dobrado dentro do saco, fechando bem a embalagem, para vedá-la por completo. A seguir, insira o cano do aspirador de pó no buraco de saída de ar. Ligue o aparelho e aspire até que o saco esteja bem compactado e sem ar, depois retire o bocal, fechando o saco rapidamente.

Como guardar edredom no baú

Para guardar edredom no baú, o passo a passo é semelhante ao que você segue para acondicionar a roupa de cama no roupeiro. O importante é garantir que o baú esteja limpo e seco, por isso, faça uma limpeza prévia.

No baú, que é um compartimento fechado, também é importante usar sachês contra umidade, para manter o espaço seco e livre de insetos e fungos.

Como fazer saco para guardar edredom?

O jeito mais prático de guardar edredom é usando sacos fechados a vácuo ou então os de TNT ou tecido. Você sabe costurar e tem máquina de costura? Se a resposta for sim, você pode fazer seus próprios sacos em casa.

Você vai precisar de um pedaço de tecido ou TNT, fita métrica, tesoura, linha, alfinetes e um zíper ou botões de pressão (além, é claro, da máquina de costura). Assim, você pode criar sacos com o tamanho adequado para suas roupas de cama e personalizá-los com seu estilo.

Você não sabe costurar ou não tem máquina? Tudo bem, sempre é possível encomendar o serviço de um profissional.

Como conservar o edredom? Confira dicas e erros comuns para evitar

  • Nunca esqueça: antes de guardar o edredom, é preciso lavá-lo. Edredom sujo é um prato cheio para fungos e bactérias.
  • Além de lavar, também é importante secar bem o edredom antes de guardar.
  • Tenha o cuidado de manter o edredom guardado em local seco.
  • Use sacos para guardar o edredom.
  • Não use sacos de plástico comum, como sacolas de supermercado, que atraem umidade. Dê preferência a sacos de TNT ou com fecho a vácuo.

Será que já não está na hora de lavar seu travesseiro? Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como guardar edredom: guia prático