Como fazer uma composteira em casa

Descubra como reaproveitar parte do seu lixo orgânico transformando-o em um adubo riquíssimo para as novas plantinhas que habitam sua casa ou apartamento.
Como fazer uma composteira em casa

Já pensou em transformar o lixo que sobra dos alimentos da sua cozinha em adubo para as plantas? Com uma composteira orgânica isso é possível. Uma composteira funciona como um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos, ela é compacta, não produz nenhum cheiro e não atrai insetos, além de ser simples de montar.

Para montar a composteira você vai precisar de:

  • 3 caixas plásticas médias com tampas;
  • Furadeira com broca de 1mm, n°4 e 5/8;
  • Terra adubada;
  • Uma pequena torneira;
  • Folhas secas ou serragem grossa.

Escolha uma das caixas e faça furos no fundo com o auxílio da furadeira com distância mínima de dois centímetros. Faça o mesmo na tampa. Na segunda caixa faça furos no fundo como na etapa anterior e nas laterais, próximo a borda. E na terceira caixa faça um furo para a torneira.

Agora é o momento de montar a sua composteira

Na primeira caixa faça uma camada com a terra adubada e misture com as folhas secas ou com a serragem grossa. Depois coloque os resíduos. É importante coloca-los em montinhos e cubrir com folhas secas ou com serragem.

Na segunda caixa cubra todo o fundo com a terra adubada. Uma dica para acelerar o processo de decomposição é colocar minhocas na sua composteira. Em geral, para formar o adubo orgânico a composteira pode levar até 6 meses, mas com minhocas esse processo pode levar de 60 a 90 dias. As minhocas mais recomendas são as californianas, mas qualquer uma pode ser utilizada. Ah, e você pode comprar elas até pela internet!

A terceira caixa, deve ficar vazia e você pode colocar uma torneira para ficar mais fácil de recolher o chorume dos resíduos. O chorume é um adubo super concentrado e você também pode usar para adubar as plantas. Basta misturar uma parte do líquido com dez partes de água, ele pode ser aplicado nas folhas ou direto na terra.

Depois de mais ou menos um mês a primeira caixa estará cheia de resíduos, por isso você deve inverter a posição dela com a segunda que está vazia.

Algumas dicas finais para sua composteira:

  • Não é recomendado colocar frutas cítricas, carnes, fezes de animais domésticos. Eles podem atrair insetos e mal cheiro;
  • Corte os alimentos antes de coloca-los dentro da composteira isso ajuda no processo decomposição;
  • O processo da composteira é natural e lento, então quanto mais resíduos maior o tempo para decompor. Então caso você tenha muito resíduo orgânico é interessante aumentar o tamanho da composteira;
  • É importante que o lugar onde sua composteira irá ficar não tenha incidência direta de sol e seja bem arejado;
  • Dentro da sua composteira você pode colocar: Frutas, legumes, saquinhos de chá, cascas de ovo.

Você achou esse artigo útil?

Como fazer uma composteira em casa