Como fazer faxina pesada: o guia completo

Você detesta fazer faxina pesada? Talvez você não saiba exatamente como tornar isso mais simples. Confira agora as nossas dicas.
Como fazer faxina pesada: o guia completo

Pensou em faxina pesada, deu vontade de sair correndo? Não precisa se alarmar, a faxina pesada só traz benefícios para você e sua família.

Ela protege o ambiente de micro-organismos e insetos que podem causar danos à saúde, e proporciona bem-estar a todos os moradores da casa. Casa limpa é bom demais!

Neste artigo, você vai conferir:

  • o que é a faxina pesada e qual é a frequência certa para fazê-la
  • lista de produtos e materiais
  • passo a passo completo da faxina pesada

Um guia completíssimo para te dar um ânimo antes de fazer a próxima faxina pesada!

O que é faxina pesada e com qual frequência ela deve acontecer

Basicamente, no prazo de um mês existem três tipos de cuidados periódicos com a casa: a limpeza diária, a faxina semanal e a faxina pesada.

Na limpeza diária, você faz as tarefas mais simples, como lavar louças, arrumar a cama, varrer as áreas de maior circulação, juntar o lixo etc.

Na faxina semanal, você limpa mais coisas. É hora de lavar o banheiro, trocar as roupas de cama, aspirar toda a casa, passar lustra móveis etc.

A faxina pesada, feita mensalmente, vai um pouco além: é quando você arrasta todos os móveis, limpa as paredes, vira os colchões, lava a máquina de lavar por dentro, enfim, cuidados esporádicos, mas muito importantes.

Faxina pesada: lista de produtos e materiais adequados

Quais são os itens que não podem faltar na faxina pesada? Considerando a limpeza de todos os cômodos, os produtos indispensáveis são:

Cada produto tem características e funcionalidades diferentes. Por isso, não se esqueça de conferir nos rótulos das embalagens como usá-los corretamente.

Além dos produtos e materiais listados, você precisa de alguns equipamentos para se proteger durante a faxina pesada, pois a limpeza é bem intensa.

Equipamentos de segurança para fazer faxina pesada

Durante a faxina pesada, você precisa garantir sua segurança, tanto por causa da ação de produtos químicos quanto pela complexidade da tarefa que você desempenhará.

Por exemplo, é importante que você use luvas de limpeza enquanto manuseia água sanitária. Se você tiver botas ou algum sapato fechado, use-os para proteger seus pés.

Já o uso da máscara é importante para que você não inale ou produtos, poeira ou se for lidar com mofo, por exemplo.

A máscara mais indicada para proteção respiratória é a PFF2, que protege contra partículas finas e até mesmo névoas tóxicas.

A atenção também vale ao lidar com tomadas. Se for necessário, desligue a chave de energia elétrica da casa. Quando for limpar o alto de algum cômodo, use uma escada segura, em vez de um banco, por exemplo.

Como fazer uma faxina pesada: passo a passo

A dica de ouro quando se trata de qualquer cuidado com a casa é sempre manter a organização e a limpeza em dia, para que o esforço não seja tão grande quando você precisar fazer uma faxina pesada.

Ou seja, se a limpeza diária for mantida e a faxina semanal também, a limpeza pesada será completa e eficiente, com o benefício de não ser tão difícil.

Além disso, dependendo do tamanho da sua casa, a faxina pesada pode levar mais de um dia. Por isso, planeje-se com antecedência.

Por onde começar a faxina pesada?

Quer saber por onde começar a faxina? É simples: pelo planejamento. A faxina pesada é como um projeto que precisa de um bom roteiro para ser cumprido.

Organize um calendário com as datas e descrição das tarefas diárias, de faxina semanal e mensal. Isso tornará tudo mais claro.

Ok, mas chegou a hora de faxinar. Por onde começar? Se você tiver quintal em casa, comece por lá, porque a parte externa precisa estar limpa para a sujeira não ser carregada para o lado de dentro. Então comece lavando o lado de fora e as janelas.

Se você mora em apartamento, pode começar a faxina pesada de dentro pra fora mesmo. Crie uma sequência lógica, faxinando um cômodo após o outro sem que nenhum espaço sujo fique para trás.

Então nada de ficar andando de um lado para o outro espalhando sujeira, ok?

Dito isso, é hora de você separar seu kit de limpeza. Junte de uma vez todos os materiais que você vai precisar para a faxina pesada. Assim, você economiza tempo.

Faxina pesada: a fase intermediária

Quando você chegar para faxinar um cômodo, avalie se alguma parte ali precisa ficar de molho ou com um produto de limpeza agindo. Ou se algo precisa ficar ao sol, por exemplo.

Em seguida, comece recolhendo toda a bagunça espalhada e organizando cada coisa em seu lugar. Roupas em cima da cama, livros pelo cômodo, brinquedos das crianças etc.

Depois, siga a ordem: comece pelo teto, onde você tira as teias de aranha, por exemplo. Em seguida, aspire ou varra o chão.

O truque de varrer antes de tirar o pó dos móveis é importante porque no momento em que você varre, a poeira sobe. Ou seja, tirar o pó primeiro e depois varrer não é uma boa ideia na faxina pesada.

Agora sim, é a hora em que você faz a limpeza dos móveis, da parede, das tomadas, interruptores e de tudo que tem alcance das mãos.

Por último, passe o pano no chão quantas vezes for necessário.

Leia também: Como limpar piso encardido

Finalizando a faxina pesada

Chegamos à parte final. Aqui, você devolverá tudo o que retirou do lugar durante a limpeza, como a colcha da cama e as cadeiras da mesa, por exemplo.

Se preferir, aromatize o ambiente e pronto, é hora de partir para o próximo cômodo e começar o processo de novo.

Uma dica bacana é mobilizar a família toda na hora de fazer faxina pesada. Assim, todos participam da atividade, que acaba sendo um momento de união e faz com que cada um valorize ainda mais um ambiente bem-cuidado, tendo mais responsabilidade com a limpeza do lar.

Uma faxina pesada é muito bem-vinda após uma mudança. Por isso, confira também nosso texto sobre como organizar mudança!

Você achou esse artigo útil?

Como fazer faxina pesada: o guia completo