Como fazer fantoche de meia


Deseja aprender como fazer fantoche de meia? É uma opção divertida, criativa e sustentável para reaproveitar roupas velhas. Ao mesmo tempo, você pode ter um momento divertido com as crianças.
Continue lendo esta matéria para encontrar dicas de materiais necessários e o passo a passo para criar vários tipos de fantoches.
Quais são os benefícios de fazer fantoche de meia?
Fazer fantoche de meia é uma atividade útil e com vantagens em todas as etapas do processo: antes, durante e depois.
Primeiro, você consegue dar um destino sustentável, interessante e significativo a suas meias velhas. Por que jogar fora se é possível transformar a meia num objeto de arte com valor afetivo?
Leia também: 20 ideias criativas de reciclagem com garrafa PET
Além disso, a própria tarefa de confeccionar o fantoche já é um momento a ser apreciado: você deixa a criatividade fluir e faz uma atividade manual. Inclusive, pode até envolver as crianças em um passatempo divertido!
Por fim, os fantoches de meia servem, depois de prontos, para desenvolver ainda mais a criatividade com brincadeiras para toda a família. É uma oportunidade valiosa e descontraída para ouvir o que os pequenos assimilam e reproduzem no seu dia a dia. A partir disso é possível reforçar valores importantes para o convívio de todos, divertidamente. Que tal criar suas próprias peças teatrais com os filhos? A imaginação é o limite.
Materiais para fazer fantoche de meia
O que usar para fazer fantoche de meia? Aqui, depende do que você tem em casa, do quanto quer gastar, dos seus dotes artísticos. Uma das vantagens de criar fantoche de meia é que você pode criar personagens divertidos com o que tiver sobrando.
Confira alguns dos materiais que podem ser úteis na confecção de fantoches de meia:
- Meias, é claro
- Botões de roupa
- Lãs e linhas
- Papelão e papel-cartão
- Lantejoulas
- Bolinhas de isopor
- Palitos de dente
- Pedaços de feltro e tecido
- Tinta para tecido e tinta guache
- Caneta marcadora de tecidos
- Agulha
- Cola para papel e para tecido
- Tesoura
Como fazer fantoche de meia: passo a passo para 7 ideias
Para fazer fantoche de meia, qualquer que seja o tipo de personagem que você pretende criar, o passo a passo começa, a rigor, do mesmo jeito. Trouxemos, aqui, um método básico para criar um fantoche padrão e, a seguir, dicas para personalizar de acordo com 7 ideias de bichinhos diferentes.
- Para fazer a boca, recorte um disco de papelão, em um tamanho que permita encaixar na meia e fazer o movimento de abre e fecha com a mão (entre 8 cm e 10 cm de diâmetro)
- Dobre o círculo ao meio, para marcar o ponto da dobra que fará o movimento da boca do fantoche
- Na parte que será o lado de dentro da boca, você pode colar um disco vermelho de papel ou então pintar o papelão de vermelho
- Faça um corte na ponta do pé da meia, em um tamanho suficiente para envolver todo o círculo de papelão
- Insira o disco de papelão na abertura feita na meia, fixando as bordas do buraco na meia às bordas do círculo. Para fazer isso, você pode usar cola ou então costurar
- Para fazer os olhos, pode usar botões de roupa, bolinhas de isopor partidas ao meio, lantejoulas, pedaços de feltro, de papel-cartão ou de tecido. É só costurar ou colar. Se preferir, você pode comprar olhinhos prontos em lojas de artesanato e colar na meia
- Feito isso, o “esqueleto” do seu fantoche está pronto. Agora, é só completar de acordo com o personagem que você deseja criar, colocando nariz, orelhas e adereços
Confira, abaixo, dicas para dar ao fantoche a cara de 7 personagens diferentes:
Como fazer fantoche de meia: gato
- Monte a boca e coloque os olhos do fantoche usando o tutorial acima.
- O que diferencia um fantoche de gato são as orelhas e os bigodes. Faça as orelhas usando recortes triangulares de papelão ou feltro, na mesma cor da meia, e cole ou costure.
- O focinho também pode ser feito com um pedacinho de feltro ou papelão, de forma mais ou menos triangular, colado um pouco acima da boca.
- Os bigodes podem ser feitos com linha ou lã. Recorte os fios em tamanhos parecidos e, usando agulha, prenda-os perto do focinho.
Como fazer fantoche de meia: Lobo Mau
- Na hora de recortar a boca, em vez de um círculo de papelão, pode fazer um losango com os cantos arredondados. Fixe-a na meia, colando ou costurando.
- Uma das coisas que a Chapeuzinho Vermelho diz ao Lobo Mau é: “Que olhos grandes você tem!” Então, capriche no tamanho na hora de fazer os olhos do fantoche.
- Você pode fazer dentes com papel-cartão ou feltro branco e colar nas bordas da boca.
- Use pedaços de papel cartão ou, então, de feltro – na mesma cor da meia – para fazer as orelhas do lobo. Recorte em formato pontiagudo.
Como fazer fantoche de meia: coelho
- Siga os passos vistos acima para fazer a boca e os olhos do coelho.
- Usando papel cartão ou feltro branco, recorte dois retângulos com cantos arredondados. Eles serão os dentes da frente do coelho. Cole-os na parte superior da boca do fantoche.
- E o que pode ser mais marcante em um coelho que as orelhas? Você pode recortar grandes pedaços de papelão e envolver com pedaços do outro pé da meia. Em seguida, cole ou costure na parte de cima da cabeça. Se preferir orelhas mais fofinhas e não eretas, pode costurar os pedaços de tecido sem o papelão.
Como fazer fantoche de meia: leão
- Faça a boca e os olhos do fantoche conforme o tutorial acima.
- O grande diferencial do seu fantoche de leão é a juba. Você pode confeccioná-la usando fios de lã. Por isso, corte vários fios de lã deixando-os com cerca de 10 cm de comprimento. Com a ajuda de uma agulha, pregue cada fio na meia, dando um nó pelo lado de dentro do fantoche, para que não se solte.
Como fazer fantoche de meia: cobra
- Na hora de fazer a boca do fantoche, você pode fazer, em vez de um círculo de papelão, um recorte mais pontiagudo.
- Pode usar pedaços de feltro ou papel-cartão branco para fazer presas pontiagudas, que devem ser coladas na boca de papelão. Se quiser, faça apenas as da parte superior.
- Ao confeccionar os olhos, faça uma pupila estreita e vertical. Tirinhas pretas de feltro ou papel cartão sobre disquinhos brancos do mesmo material já resolvem.
- Faça uma língua comprida e com a ponta aberta em uma fenda. Pode usar tecido ou feltro vermelho. Cole a base na língua na parte de baixo da boca do fantoche, próximo à dobra do papelão.
- Se a meia utilizada para fazer o fantoche já não tiver uma estampa que lembre os padrões da pele de uma cobra, você pode fazer isso. Dessa forma, recorte pedaços de feltro coloridos e costure ao longo do corpo. Ou, então, pinte padrões com cola para tecido.
Como fazer um fantoche de meia: sapo
- Fantoches de sapo tradicionalmente são na cor verde. Se não tiver uma meia verde para utilizar, você pode pintá-la usando tinta de tecido.
- Faça a boca do fantoche, seguindo as dicas dadas acima.
- Uma dica para fazer os olhos é usar uma bolinha pequena de isopor, de cerca de 3 cm de diâmetro, partida a meio. Cole cada uma das metades no topo da “cabeça” do fantoche e pinte pupilas com caneta marcadora preta.
- Faça uma língua comprida, usando tecido ou feltro vermelho, e cole na parte de baixo da boca, perto da dobra.
Como fazer fantoche de meia: unicórnio
- Dê preferência a meias brancas para fazer o seu fantoche de unicórnio.
- Faça a boca e os olhos do fantoche, conforme tutorial acima.
- Você pode fazer uma crina usando fios de lã brancos. Corte vários fios de cerca de 10 cm e, com a ajuda de uma agulha, prenda-os na parte de trás da meia. Dê um nó na parte do fio que ficar dentro da meia, para evitar que escape.
- Use feltro ou papel cartão para recortar orelhas pontiagudas. Cole-as ou costure-as na “cabeça” do fantoche.
- Para fazer o chifre do unicórnio, você pode espetar várias bolinhas de isopor, de tamanhos diferentes e em ordem decrescente, usando um palito de dente. Na base, use a maior bolinha partida ao meio. Essa base deve ser colada no topo da “cabeça” do fantoche. Se preferir, pode comprar chifres de unicórnio prontos em lojas de artesanato.
5 dicas para envolver crianças para fazer fantoche de meia
Fazer fantoche de meia com as crianças é uma boa forma de desenvolver a criatividade e propiciar-lhes uma atividade divertida e desafiadora. Confira algumas dicas para fazer isso da forma mais segura e produtiva possível:
1. Atenção à segurança: agulhas e tesouras com ponta devem ser manuseadas por adultos.
2. Caso a criança seja pequena, tome cuidado também com a cola e com itens pequenos, como lantejoulas, para que não sejam levados à boca.
3. Divida tarefas: deixe as partes mais fáceis, como colagem de olhos e adereços, para as crianças.
4. Dê liberdade criativa às crianças. Deixe que escolham cores, formatos e texturas. Afinal, o que importa é dar forma à imaginação.
5. Aproveite o momento da confecção dos fantoches para já ir pensando, com as crianças, no uso que será feito de cada personagem. Vocês utilizarão o fantoche em uma peça teatral? Em brincadeiras com os irmãos? Para ajudar na introdução alimentar? Esses objetivos podem ajudar a definir a aparência e os adereços de cada personagem.
Gosta de fazer itens decorativos em casa? Confira 20 ideias criativas de reciclagem de garrafa PET aqui
Você achou esse artigo útil?
Dicas e artigos
Por aqui nós podemos te ajudar com as melhores dicas sobre limpeza e cuidados com a casa.
Compartilhar
