Como fazer decoração de Natal

Aprenda como fazer decoração de Natal em estilos diferentes, com dicas do que usar na decoração e como limpar os enfeites.
Como fazer decoração de Natal

Quer saber como fazer decoração de Natal e comemorar essa época no melhor estilo?

Então vem com a gente, porque aqui você vai encontrar tipos de decoração para escolher qual combina mais com você, dicas de como decorar e quais elementos usar para compor a decoração da sua casa.

Ah, e não poderiam faltar dicas de como limpar os objetos decorativos, não é mesmo?

Entre no clima natalino e boa leitura!

Tipos de decoração de Natal

Quando se fala em decoração, apenas uma regra é indispensável: ela tem que ir de acordo com seu gosto pessoal.

E o mesmo acontece na hora de entender como fazer decoração de Natal! Você não precisa seguir um padrão à risca para a decoração natalina, a menos que você queira.

Trouxemos três ideias de decoração de Natal para exemplificar melhor este assunto.

Você já pode começar a imaginar como cada um dos estilos ficaria na sua casa e escolher qual é sua favorita.

Decoração clássica

A decoração de Natal clássica é aquela que vem à mente da maioria das pessoas: com cores em tons de verde-escuro, vermelho e dourado, bonecos de Papai Noel e uma árvore de Natal repleta de presentes embaixo.

Também conta com inspirações naturais, como pinhas, galhos de árvores e texturas de palha, por exemplo.

É um tipo de decoração bem marcante e com adornos chamativos, como laços grandes e muito brilho nos objetos.

A decoração clássica é exuberante, encantadora e remete à época natalina de forma fiel. Não é à toa que ela recebe esse nome, pois é mantida há muito tempo e faz parte da tradição de muitas famílias.

Decoração inovadora/contemporânea

Se a decoração clássica já for muito comum para você, que tal fugir do óbvio?

A decoração de Natal inovadora aposta em um caminho diferenciado. Por exemplo, é possível ousar na paleta de cores. Já pensou em objetos em rosé gold? Ou quem sabe em tons de azul?

Outro caminho que pode ser explorado são as formas geométricas para os enfeites. Os materiais também ganham releituras: o vidro, o concreto e texturas metalizadas podem ter destaque nesse tipo de decoração.

O contemporâneo refere-se à modernidade e uma grande característica da vida atual dentro de casa é a busca por funcionalidade e praticidade.

Ou seja, não adianta colocar dezenas de enfeites em casa se isso for sinônimo de bagunça para você, não é mesmo?

Nesse sentido, a decoração inovadora/contemporânea está relacionada com liberdade, experimentação e facilidade. Basta que você organize os objetos decorativos de um jeito criativo e prático.

Decoração minimalista

A decoração minimalista é parecida com a contemporânea no sentido de deixar um aspecto clean nos ambientes.

Aqui, a ideia é não ter muitos enfeites, e sim poucos, mas com muito significado. O estilo minimalista é sobre ter aquilo que é essencial.

Sua característica principal é a simplicidade. Você provavelmente já ouviu dizer que “menos é mais”, certo? Essa frase tem tudo a ver com a decoração minimalista.

No caso da decoração natalina, a dica é usar objetos menos volumosos e com poucas cores. Combinar preto e branco com vermelho, por exemplo, é um exemplo de como a decoração pode ficar simples e elegante.

Como fazer decoração de Natal: passo a passo

Na hora de fazer a decoração de natal, você precisa seguir poucos passos. Vamos listar aqui e falar sobre os detalhes até o final do texto.

  • Passo 1: escolher qual é o tipo de decoração que mais combina com você e sua casa. Ali em cima citamos três, mas existem diversos tipos de decoração para seguir.
  • Passo 2: escolher quais elementos da decoração de Natal vão ter na sua casa. Traremos um guia para você no tópico de checklist.
  • Passo 3: higienizar os objetos de decoração que estavam guardados
  • Passo 4: hora da montagem! Para deixar tudo mais divertido, reúna a família para decorar com você.
  • Passo 5: momento de guardar tudo e tirar os enfeites.

Está com dúvidas de quando é o momento certo para fazer os passos 4 e 5? A gente explica:

Quando montar decoração de Natal?

No fim de novembro, há uma percepção coletiva de que o ano está acabando e de que o Natal se aproxima.

Por isso, é um bom período para começar a planejar e colocar em prática sua decoração de Natal e passar o mês de dezembro inteiro com um cenário especial na sua casa.

Para as pessoas que seguem a tradição cristã, especificamente, a árvore de Natal deve ser montada no primeiro domingo do advento, seguindo o calendário religioso.

Mas isso não é uma regra geral e você só deve seguir se fizer sentido para você 🙂

Quando tirar enfeites de Natal?

Após o Natal, vem o réveillon, outro evento que merece ser comemorado. Ele significa a chegada de um novo ano e o encerramento de um ciclo, por isso, é legal tirar os enfeites de Natal ainda no início de janeiro.

A cultura cristã também tem um dia simbólico para desmontar a árvore e guardar os enfeites natalinos: dia 6 de janeiro, que representa o dia em que os reis magos foram visitar o menino Jesus.

Mas assim como o dia da montagem, a escolha do dia de tirar a decoração natalina pode ficar à sua escolha.

Elementos da decoração de Natal: checklist básico

Agora que você já tem informações essenciais sobre a decoração de Natal, é hora de escolher quais elementos decorativos vão fazer parte da sua casa.

Trouxemos algumas ideias, mas não significa que você precisa ter tudo, combinado? Vamos lá:

Para a sala de estar:

Árvore de Natal com enfeites, luz, velas, adornos para colocar na estante ou mesa de centro, presépio, capas para almofadas, tapete etc.

Para a cozinha:

Panos de prato, toalha de mesa, passadeira, jogo de pratos, arranjos feitos com vasos e potes etc.

Para o quintal:

Enfeites de jardim, luzes, guirlanda na porta, tapete, capacho etc.

Como limpar enfeites de decoração de Natal

Todos os enfeites de Natal precisam ser higienizados antes e depois de serem usados, principalmente aqueles que ficam guardados o ano todo, pois podem provocar alergias respiratórias.

Para limpar guirlandas, árvores de Natal e elementos com plástico, umedeça um pano multiuso Perfex com água e algumas gotas de detergente neutro e limpe os objetos.

Em seguida, passe um pano limpo e seco para retirar qualquer tipo de umidade.

No caso de artigos elétricos e de iluminação, utilize apenas o pano multiuso seco. Caso estejam muito empoeirados, utilize mais de um pano.

Já as almofadas, tapetes, toalhas e outros objetos de tecido podem ser lavados. Separe-os em categorias e leia os símbolos com as instruções de lavagem na etiqueta.

A maioria dos tecidos pode ir à máquina de lavar. Coloque os itens na máquina com lava-roupas Tixan Ypê e amaciante no dispenser e selecione o ciclo indicado de acordo com cada tipo de peça – delicado para almofadas, ciclo normal para toalhas, completo para tapetes etc.

Como organizar decoração de Natal para facilitar no ano seguinte?

Na hora de desmontar e guardar a decoração de Natal, a dica é separar todos os enfeites por categorias e armazená-los em caixas ou em sacos plásticos bem vedados.

Feito isso, coloque uma etiqueta sinalizando o que tem em cada caixa: as luzes, as bolas da árvore de Natal, guirlandas e assim por diante.

Não se esqueça que as caixas devem ser guardadas em um local seco e arejado.

Cuidados com as peças pequenas ou elétricas

Por último, mas não menos importante, precisamos falar sobre a segurança dos ambientes para crianças pequenas e pets.

Fique atento​ na hora de decorar e não deixe peças que podem ser engolidas ao alcance das crianças e de seu pet, pois isso pode causar um acidente.

Outro ponto de atenção são as luzes, tomadas e fios, que podem chamar a atenção e causar choques elétricos.

Com muito carinho e cuidado, certamente esse Natal será inesquecível com as dicas de decoração que você acabou de ver aqui.

Faça do seu jeito e aproveite muito essa época, pois o importante mesmo é que haja muita paz, união e reflexão ao lado das pessoas queridas.

Gostou do conteúdo? Então confira também nosso  artigo sobre como decorar a árvore de Natal!

Você achou esse artigo útil?

Como fazer decoração de Natal