Como fazer cabeceira com edredom? Confira o passo a passo completo

Que tal incrementar a decoração do quarto reaproveitando materiais que você tem em casa? Confira o passo a passo de como fazer cabeceira com edredom!
Como fazer cabeceira com edredom? Confira o passo a passo completo

O passo a passo de como fazer cabeceira com edredom não é tão difícil e pode ser uma excelente dica de atividade em casal para um dia de folga. Vem ver!

Sua cama está direto na parede, sem nenhuma proteção para a cabeça, nenhuma decoraçãozinha? Bora mudar isso já!

Quais são os benefícios de fazer cabeceira com edredom?

Além de deixar o quarto mais bonito, a cabeceira com edredom proporciona conforto e proteção para você! Umidade e frio na cabeça? Não mais! Com a cabeceira, você também previne de se machucar naquelas pancadas acidentais na parede dura, né?

E ela ainda serve de apoio macio para as costas para a leitura noturna, ou mesmo para dias de café na cama 😍

E fazer você mesmo a sua cabeceira com edredom tem alguns encantos extra: a satisfação de dizer “eu que fiz” e a economia de custos! Isso sem contar que o reaproveitamento de materiais que você tem em casa é uma atitude sustentável e super-recomendada ♻.

Porém, um alerta: a cabeceira de edredom não é recomendada para quartos de pessoas alérgicas, ok? Isso porque tecidos e estofados às vezes podem acumular ácaros e poeira.

 Leia também: Como limpar o quarto de casal

Como fazer cabeceira com edredom: lista de produtos e materiais adequados

Hora de ver o que tem em casa para fazer sua cabeceira com edredom – ou dar uma passadinha no armarinho para complementar. Você vai precisar de:

Para a base

  • 1 painel de MDF ou madeira na largura da cama ou maior (lembrando que o comprimento médio dos edredons para encapar é de 2,10 m). Uma porta de armário antiga também serve! Para cama de casal, o tamanho 1,50 m X 0,50 m é uma boa medida. Para a espessura, 0,5 cm já são suficientes.

Para o forro e a cobertura

  • Espuma de um colchão antigo (cortado do tamanho do painel)
  • Cola de contato (disponível em lojas de artesanato e bricolagem) ou supercola
  • 1 edredom de solteiro ou de casal (que pode ser dobrado, ficando mais macio)
  • Grampeador de tapeceiro ou preguinhos e martelo
  • Ganchos em L para fixar na parede

Para criar o efeito capitonê

O efeito capitonê são os padrões geométricos com volume criados com botões em estofados, ok? Se você quiser produzi-lo, vai precisar de:

  • 8 metros de fio encerado
  • Agulha grossa (estilo tapeçaria)
  • Botões (cerca de 12) – para criar o efeito capitonê
  • Lápis e trena para medir e marcar os pontos
  • Observação: também é possível criar o efeito com preguinhos ou tachinhas, mas eles correm mais risco de se soltar

Como fazer cabeceira com edredom em 9 passos

Vamos colocar a mão na massa para fazer nossa cabeceira com edredom?

1. A primeira coisa a fazer é medir seu espaço e providenciar a base. Em marcenarias ou lojas de produtos para bricolagem, é possível pedir que cortem o painel no tamanho que você desejar.

2. Utilize a trena e o lápis para marcar os pontos do capitonê no painel. Deixe margens de 15 cm laterais e trace diagonais em 45° de cada lado.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/23173121/cabeceira-edredom-capitone_Prancheta-1.jpg

3. Faça furos nos pontos de encontro dessas linhas diagonais (um X). Os furos podem ser feitos com a furadeira ou com prego e martelo. É onde serão pregados os botões depois.

4. Já com o painel limpo e seco, cole a espuma do colchão antigo sobre ele.

5. Em seguida, numa superfície lisa, limpa e seca, estique seu edredom e deite o painel com a espuma colada sobre ele.

6. Prenda o edredom bem esticado no painel, de forma a envolvê-lo. Na parte traseira, utilize o grampeador de tapeceiro ou tachinhas e martelo para prender bem por todas as bordas do painel. Reforce bem nas quinas.

7. Hora de fazer o capitonê! Deixe a cabeceira de pé com ajuda de um apoio (pode ser um banco). Passe a agulha de tapeceiro com linha encerada pelo furo da madeira até que ela fure a espuma e o edredom.

8. Com a agulha, passe a linha pelo botão e volte para a madeira. Dê mais uma volta e prenda a linha na madeira fazendo um nó ou usando o grampeador de tapeceiro ou fita colante. Repita o processo em todos os pontos.

9. Prenda os ganchos em L no painel para poder fixar sua nova cabeceira na parede 🙂

E aqui vai uma dica extra! Além do edredom, também é possível forrar sua cabeceira com outros tecidos encorpados da sua preferência. Até mesmo uma coberta!

Reutilizar peças antigas para novas funções tem tudo a ver com o conceito de casa sustentável – saiba mais clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como fazer cabeceira com edredom? Confira o passo a passo completo