Como espantar cobras de um jeito seguro: veja dicas para quintal ou residência

O aparecimento de cobras nas residências tem sido cada vez mais comum. A melhor forma de evitá-las é evitar que o seu lar seja um ambiente convidativo e de fácil acesso para elas. Entenda quais cuidados são necessários para manter sua casa e seu quintal seguros.
Como espantar cobras de um jeito seguro: veja dicas para quintal ou residência

Você já sabe como espantar cobras? Se você tem um quintal, essa pode ser uma habilidade útil, para evitar acidentes que coloquem em risco as pessoas da sua família.

Essa é uma tarefa arriscada, pois muitas espécies de cobras são venenosas. Para aprender como afastar esses répteis da sua casa de um jeito seguro, leia os tópicos a seguir.

O que atrai cobras para quintais?

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Além disso, as cobras podem se interessar pelo seu quintal se ele for habitado por animais que lhes servem de presa. Ratos e sapos, principalmente, são bastante apreciados pelas serpentes como refeição.

Quer aprender como espantar ratos para deixar seu pátio menos propício à presença de cobras? Clique aqui e acesse nosso guia.

Que riscos as cobras oferecem à saúde?

Várias espécies de cobras são venenosas e podem ser perigosas para humanos que habitam as regiões por onde elas circulam. Isso porque o animal pode atacar se ameaçado, picando a pessoa com suas presas que inoculam o veneno.

Uma picada de cobra pode ser fatal para uma pessoa se a vítima não for tratada com soro antiofídico em tempo hábil. Por isso, todo cuidado é pouco.

Cobras venenosas e não venenosas: saiba diferenciar

Lembra das aulas de ciências na escola? Há algumas diferenças no corpo que geralmente permitem diferenciar cobras venenosas das não venenosas. Vamos relembrar:

  • As venenosas costumam ter cabeça triangular, enquanto as não venenosas geralmente têm cabeça arredondada.
  • Cobras venenosas em geral têm escamas alongadas e seu corpo tem um aspecto de aspereza. Já as não venenosas têm quase sempre escamas arredondadas e corpo mais liso.
  • Apenas serpentes venenosas têm um orifício entre os olhos e o nariz, a chamada fosseta loreal.
  • Outra diferenciação é no comportamento: cobras não venenosas geralmente fogem quando encontram pessoas. As venenosas podem se enrolar para preparar o bote.

Mas, se você encontrar uma cobra no seu jardim, provavelmente não terá tempo nem sangue frio para fazer a checklist e averiguar se é ou não venenosa. E é muito provável que o animal também não esteja disposto a se submeter ao seu exame.

Então, na dúvida, aja como se a cobra fosse venenosa, tomando todos os cuidados para se proteger.

Cuidados necessários para espantar cobras

Se você precisar lidar com uma ou mais cobras no seu quintal, o recomendado é manter crianças e cães afastados do local e procurar ajuda profissional. Acione o órgão de vigilância ambiental do seu município.

Mas, se você quiser cuidar pessoalmente do problema e espantar a cobra por conta própria, confira uma lista de cuidados a tomar:

  • Mais uma vez, reforçamos: deixe crianças e cães em local seguro.
  • Calce botas grossas (por exemplo, de borracha), calça e luvas grossas, do tipo usado para trabalhar com eletricidade.
  • Não tente pegar a cobra com as mãos.
  • Não coloque as mãos em buracos no chão.

Como espantar cobras: lista de produtos e materiais adequados

Para espantar cobras de um jeito seguro, você pode usar os seguintes materiais:

  • Equipamentos de proteção individual: botas e luvas grossas, calças e camisas de manga comprida.
  • Mangueira ligada a uma torneira
  • Vara comprida
  • Cortador de grama elétrico
  • Saco de lona, plástico resistente ou rede de malha bem fina

Como espantar cobras passo a passo

Lembre-se: todo cuidado é pouco nessa hora e o mais prudente é acionar o órgão ambiental do seu município, para o envio de uma equipe de captura.

Se preferir espantar as cobras você mesmo, tenha alguns pontos em mente:

  • Tentar capturar a cobra é perigoso para pessoas sem treinamento. Evite fazer isso se não for necessário.
  • Matar a cobra não é uma boa ideia. Primeiro, porque é crime ambiental. Segundo porque o animal tem uma importante função ecológica, atuando no controle da população de roedores. Terceiro, porque partir para o confronto com um predador evoluído e dotado de presas que inoculam veneno mortal pode ser bem arriscado.
  • Você deve espantar a cobra para uma área aberta e de vegetação natural. Se a serpente fugir para o terreno de algum vizinho, avise-o.

Como espantar cobras do quintal, terreno ou sítio

  • Coloque os equipamentos de proteção individual listados em um tópico anterior.
  • Você pode ligar uma mangueira em uma torneira e jogar jatos de água, com pressão, na direção da cobra. Use o jato para conduzi-la na direção para onde você quer que ela siga, até sair do seu pátio.
  • Também é possível ir conduzindo o animal para fora do terreno usando uma vara bem longa. O comprimento deve ser suficiente para tocá-la sem que o bote dela alcance você.
  • Sabe o que mais pode ser usado para espantar cobras? A vibração de um cortador de grama ligado. Tomando cuidado para não se aproximar demais, ligue o cortador e faça movimentos no quintal, até que ela fuja na direção que você deseja.

Como afastar cobras de residências

Uma cobra apareceu dentro de casa ou na varanda? O primeiro passo é fazer com que ela saia para o quintal. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Coloque seus equipamentos de proteção.
  • Deixe abertas todas as portas de saída para a rua que houver. E feche as portas dos outros cômodos, para que a cobra não fuja para lá.
  • O mais seguro é acionar o órgão ambiental do seu município e ficar vigiando o animal até que a ajuda chegue.
  • Se achar que consegue espantar a cobra para a rua, use uma vara comprida (atenção, um cabo de vassoura pode ser curto demais para isso).
  • Uma vez que a cobra chegue na rua, use as técnicas descritas no tutorial anterior.

Capturei uma cobra. O que fazer?

A captura de cobras costuma ser feita usando varas com ganchos ou forquilhas na ponta, ou então redes na ponta de bastões, como aquelas usadas para recolher peixes da água.

Se você conseguiu capturar uma cobra na sua casa, coloque-a em um saco resistente (o ideal é um feito de malha fina, que permita a passagem do ar). Em seguida, entre em contato com o órgão ambiental da sua cidade, para que a serpente seja recolhida.

A captura de cobras vivas é importante para a produção de soro antiofídico, usado para tratar pessoas picadas por esses animais.

6 dicas para evitar cobras no quintal

1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.

2. Tape buracos no solo.

3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.

4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.

5. Elimine ratos no seu pátio.

6. Tenha um gato. Gatos são caçadores natos e podem ajudar a espantar cobras e outros animais nocivos.

Existem plantas que afastam cobras?

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela. Será que funciona?

Não existe comprovação científica de que plantas específicas funcionem para espantar todos os tipos de cobras. Mas não faz mal ter algumas plantas aromáticas e decorativas no seu pátio, certo? Quer funcionem ou não para afugentar cobras, você terá, pelo menos, alguns chás e temperos disponíveis.

Você sabe como espantar escorpiões? Descubra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como espantar cobras de um jeito seguro: veja dicas para quintal ou residência