Como espantar aranhas: cuidados e informações importantes sobre esse animal

Algumas aranhas precisam ficar o mais longe possível da sua casa. Saiba mais sobre o assunto e outros cuidados sérios com elas.
Como espantar aranhas: cuidados e informações importantes sobre esse animal

Você quer saber como espantar aranhas porque acha que todas elas são superperigosas? Pois saiba que a maioria das aranhas domésticas é inofensiva para o ser humano.

Mas existem três principais gêneros de aranhas responsáveis por acidentes graves e que você deve ficar de olho: a aranha armadeira (Phoneutria spp.), a aranha marrom (Loxosceles spp.), a viúva-negra e a viúva-marrom, também chamada de viúva amarela (Latrodectus).

Entenda mais abaixo sobre como manter as aranhas longe de casa e outros conselhos essenciais sobre o assunto.

Por que as aranhas aparecem em casa?

Por mais limpa que seja uma residência, sempre é possível encontrar uma aranha pequenina andando pelo espaço.

Isso acontece porque todas as aranhas são predadores naturais e sua dieta é constituída basicamente por insetos. Mosquitos, pernilongos, moscas, grilos, baratas, gafanhotos, entre outros bichos que inevitavelmente aparecem em nossos lares são alimento para as aranhas.

E saiba que você não precisa sair matando toda e qualquer aranha que estiver na sua casa. Afinal, ela pode te ajudar a tirar outro inimigo de cena e ajuda no controle biológico do ambiente.

5 dicas para manter sua casa livre de aranhas

A verdade é que evitar o aparecimento de aranhas é mais importante do que espantá-las.

Você já entendeu que não é preciso criar pânico ao se deparar com uma aranha que não seja a armadeira, a marrom e as viúvas.

Mas, de qualquer forma, é necessário evitar que aranhas ocupem sua casa,  pois embora a maioria não seja peçonhenta suas picadas podem ser bem dolorosas e causar alergias.

Nesse sentido, aranhas gostam de ambientes escuros e secos, onde possam se esconder. Para evitar aranhas em casa, tome os seguintes cuidados preventivos:

1. Não acumule entulhos ou materiais de construção

2. Vede qualquer tipo de vão, fresta ou rachadura nas paredes

3. Mantenha os lixos bem fechados, pois eles são atrativos para insetos que podem servir de alimento para as aranhas

4. Deixe o quintal, jardim, sótão, garagem, depósitos etc. sempre limpos e organizados, assim como os cômodos da sua casa;

5. Faça a poda regular de arbustos e plantas de folhagens densas, como trepadeiras e bananeiras, por exemplo.

Como espantar aranhas: cuidados necessários

Agora, vamos às dicas práticas de como espantar aranhas, caso elas apareçam.

As dicas servem para espantar aranhas, independentemente do tipo e de onde estiverem (no quarto, no armário, nas plantas etc.).

Entenda os detalhes a seguir.

O que espanta aranhas?

Se tem algo que as aranhas não gostam são odores fortes. Por isso, muitas plantas repelentes afastam aranhas também.

Nesse sentido, óleos essenciais, vinagre e ervas aromáticas são ótimos exemplos de produtos que deixam as aranhas incomodadas.

A seguir, trouxemos 3 receitas para afastá-las de casa, feitas com álcool.

Como afastar aranhas naturalmente

O álcool, além de possuir um cheiro característico, é um excelente higienizador para a casa, por isso o escolhemos como parte da solução caseira.

Três opções de aromas que combinam com o produto são:

  • Com cravo-da-índia: coloque em um recipiente 30 cravos-da-índia para cada litro de álcool líquido.
  • Com alecrim: coloque 50 gramas de alecrim triturado para cada litro de álcool líquido.
  • Óleo de lavanda: coloque 100 ml de óleo para cada litro de álcool líquido.

Modo de fazer: Escolha o aroma de sua preferência, coloque num recipiente com álcool e deixe a mistura descansar por uma semana. Depois, utilize na limpeza da casa, borrifando nas paredes e em outros espaços em que as aranhas costumam aparecer.

O que fazer se for picado por uma aranha?

Na maioria dos casos de picada de aranha, o tratamento é voltado para o controle da dor. Faça compressas de água quente e procure uma unidade de saúde.

Se possível, capture a aranha ou leve uma foto para que a equipe médica saiba identificar o animal e ofereça o tratamento adequado.

O que faço se encontrar uma aranha?

Encontrou uma aranha, não foi picado e não sabe o que fazer?

Em primeiro lugar, mantenha a calma. As aranhas só atacam quando se sentem ameaçadas, então tenha cautela em seus movimentos.

A solução mais adequada é levá-la para um ambiente natural. Se possível, pegue com uma pá e vassoura e leve para um terreno baldio ou uma floresta.

Outra opção é colocar luvas, pegar um pote grande, colocar em cima da aranha e depois colocar um papel por baixo do animal. Vire o pote para que aranha fique no fundo e tampe o recipiente. Depois, solte o animal na natureza.

Se você tiver medo demais para lidar com a aranha, deixe-a isolada no local onde estiver e ligue para o corpo de bombeiros.

Assim como as aranhas, os escorpiões também dão medo, né? Saiba como espantá-los clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como espantar aranhas: cuidados e informações importantes sobre esse animal