Como espantar abelhas em 4 tutoriais simples

Flores e plantas aromáticas são um atrativo para as abelhas que, mesmo tendo uma função ecológica muito grande, em contato com pessoas alérgicas podem causar um grande transtorno. Aprenda como mantê-las vivas e sua família segura, vem conferir!
Como espantar abelhas em 4 tutoriais simples

Você já sabe como espantar abelhas? Esses insetos estão entre os animais mais úteis da natureza, mas podem ser um incômodo quando invadem sua casa. Isso sem contar o risco de picadas.

Então, é preciso afugentar os insetos sem matá-los, o que você aprende nos tópicos abaixo. Confira dicas úteis de produtos e técnicas para manter as abelhas longe de casa sem danos ao ambiente.

Por que as abelhas são importantes para o meio ambiente?

As abelhas têm uma função ecológica muito importante, que é realizar a polinização de diversos tipos de plantas.  Você sabe como isso acontece?

As abelhas se alimentam sobretudo de mel, produzido na colmeia a partir do néctar, um líquido açucarado produzido pelas flores.

Para chegarem até o néctar e coletá-lo, as abelhas ficam com seus pelos carregados de pólen, substância produzida pelos órgãos reprodutivos masculinos da planta. Quando passam para outra flor da mesma espécie, elas levam junto esse pólen e, assim, ajudam na fecundação.

Dessa forma, diversos tipos de plantas, desde flores e árvores até frutas e vegetais que nós consumimos, têm no trabalho das abelhas um importante fator na reprodução. Sem abelhas, muitas espécies vegetais teriam uma queda na taxa de reprodução e, consequentemente, animais e seres humanos perderiam uma importante fonte de alimento.

O que atrai abelhas?

Você pode pensar: “Se abelhas se alimentam de néctar das plantas, o que elas vieram fazer na minha casa?”

Esses insetos podem ser atraídos por flores ou outras plantas aromáticas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Às vezes, outras substâncias doces, como frutas, alimentos, caldo de cana, sucos e refrigerantes, também acabam atraindo a atenção das abelhas.

Quais são os riscos das abelhas para a saúde?

Quando se sentem ameaçadas, as abelhas se defendem com uma picada. O veneno que elas inoculam causa dor intensa, inflamação e, caso a pessoa seja alérgica, uma intensa reação, com risco de choque anafilático.

Por isso, é preciso atenção em caso de picada, pois o veneno pode ser fatal, dependendo do grau de sensibilidade da pessoa afetada.

Como espantar abelhas: lista de produtos e materiais adequados

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  • Louro
  • Hortelã-verde
  • Menta
  • Jasmim
  • Citronela

Também pode funcionar bem o uso de velas de citronela ou fragrâncias cítricas, que, além do odor, liberam fumaça, que também tem eficácia.

Com um frasco com spray borrifador, você também pode utilizar alguns óleos essenciais:

  • Óleo de menta
  • Óleo de cravo
  • Óleo de eucalipto

Outro produto que pode afastar as abelhas é a naftalina. Não se esqueça de usar saquinhos de organza ou tule.

Por fim, se você estiver num local com presença de abelhas, em casa ou em um passeio ao ar livre, outro produto útil é o repelente contra insetos para o corpo.

Como espantar abelhas passo a passo

Há diversas espécies de abelhas que podem ser encontradas no Brasil: abelha africana, abelha europeia, abelha jataí, abelha arapuá e vários tipos de abelhas pretas. Você pode espantar todas elas usando as mesmas técnicas.

Confira, a seguir, dicas para afugentar os insetos sem danos para eles e para as pessoas da sua família.

Como espantar abelhas de dentro de casa

As abelhas podem aparecer em qualquer cômodo da casa, mas costumam entrar principalmente na cozinha, devido à presença de alimentos e água. Para espantá-las de dentro de casa, inclusive do telhado, você pode usar o seguinte passo a passo:

  • Deixe janelas e portas para a rua abertas.
  • Feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
  • Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela.
  • Você também pendurar saquinhos de organza ou tule com bolinhas de naftalina. Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.
  • Se desejar, também pode acender velas de citronela ou com aroma cítrico.
  • Vasinhos com hortelã e menta também ajudam.

Como espantar abelhas do quintal

  • Você pode plantar, em diversos pontos do quintal, plantas que espantam abelhas, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela.
  • Também pode ser bem útil passar repelente para insetos no seu corpo. Isso vale principalmente para pessoas alérgicas à picada de abelhas.

Como espantar abelhas da piscina

Abelhas também podem aparecer na piscina, onde entram para beber água. Para manter os insetos afastados, uma dica é plantar, no entorno da piscina, as plantas repelentes citadas anteriormente.

Também vale cobrir a piscina com uma lona quando você não estiver utilizando.

Como espantar enxame de abelhas

Em certas épocas do ano, ocorre a migração de enxames de abelhas. Dessa forma,os insetos que fazem parte de um desses enxames abandonaram sua antiga colmeia para constituir uma nova colônia.

Às vezes, um enxame para em uma residência ou quintal. O que fazer nesse caso? Se você tentar espantar o enxame, pode irritar as abelhas e provocar um ataque com graves consequências.

O Corpo de Bombeiros em geral atua apenas após um ataque, portanto, esses profissionais não costumam remover os enxames. O modo mais seguro de proceder é entrar em contato com um apicultor e solicitar a remoção. Pesquisando na internet, você pode encontrar estabelecimentos de apicultura na sua região.

Pode matar abelhas?

Como dissemos no início deste artigo, as abelhas são animais muito úteis, por isso, você deve evitar matá-las. Estudos apontam uma redução da população de abelhas em nível global, por isso, preservar a vida desses insetos é importante.

E, além de prejudicar o ecossistema, matar animais de espécies silvestres e ameaçadas é crime ambiental.

Fui picado por uma abelha. E agora?

Se você foi picado por uma ou mais abelhas e é alérgico ao veneno, é preciso buscar atendimento médico imediatamente. Qualquer unidade de saúde está apta a prestar um atendimento adequado.

Caso você não seja alérgico, ainda assim há algumas ações que podem ajudar:

  • Se o ferrão da abelha ficou grudado na sua pele, retire-o com uma pinça ou agulha.
  • Lave a região da picada com água corrente (fria) e sabão.
  • Passe um antisséptico em spray na área onde ocorreu a picada
  • Você também pode colocar uma bolsa de gelo na região, para reduzir o inchaço.
  • Se desejar, pode passar na pele uma pomada para picada de insetos.

Além disso, preste atenção aos sinais do seu corpo. Se o inchaço piorar ou se você se sentir mal, procure atendimento médico.

4 dicas para evitar abelhas nos ambientes

1. Instale telas contra insetos em janelas e portas.

2. Plante, no jardim ou dentro de casa, plantas repelentes.

3. Quando estiver ao ar livre, evite deixar sucos e outras bebidas doces destampadas por longos períodos.

4. Se tiver piscina, cubra-a com uma lona quando não estiver utilizando.

As aranhas também dão medo, né? Saiba como se livrar delas clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como espantar abelhas em 4 tutoriais simples