Como escolher panela: um guia definitivo para auxiliar nas suas compras

Guia com dicas para compra de panelas por material, tipos, tamanhos e demandas.
Como escolher panela: um guia definitivo para auxiliar nas suas compras

Saber como escolher panela é fundamental para uma vida melhor na cozinha. O tipo certo de panela para cada demanda significa alimentos melhor preparados, economia de tempo e de limpeza.

Elas podem ser de ferro, aço inoxidável, alumínio, de pressão e você pode comprá-las separadamente ou em conjunto. O tipo certo de panela vai depender de vários fatores, desde o que você costuma cozinhar até a quantidade de pessoas na sua casa. Por isso, montamos um guia definitivo para ajudar na sua escolha!

Quais são os tipos de panela?

O tipo de panela está diretamente ligado à qualidade do alimento que ela pode produzir. E, por esse critério, você pode começar a escolher a que se encaixa melhor na rotina da sua cozinha também.

Panelas de inox

São as mais duráveis e versáteis para uso cotidiano, pois atendem a diversas finalidades, como cozinhar, fritar e assar. Alcançam e retêm bastante calor, o que dá agilidade.

No entanto, são pesadas e geralmente mais caras, principalmente as que têm fundo triplo – esse tipo de fundo ajuda a panela a reter calor por mais tempo. Portanto, pedem mais esforço na hora da lavagem, mas também podem ir à máquina lava-louças.

Panelas de alumínio

São as mais comuns e fáceis de usar. Podem ser de alumínio batido, que tem espessura menor e retém menos calor, ou de alumínio fundido, que são mais grossas e mantêm a temperatura alta por mais tempo. Precisam de mais esforço na limpeza e de produtos específicos para manter o brilho.

Panelas de barro ou cerâmica

São mais indicadas para cozimentos de longa duração, como feijoadas, moquecas e carnes, pois retêm calor por mais tempo. São fáceis de lavar e podem ser levadas à mesa para substituir travessas. Também podem ser levadas ao forno.

Panelas de ferro

Alcançam e mantêm altas temperaturas e são ideais para produzir caldos, sopas, cozidos e carnes. Dependendo do tamanho também podem ser improvisadas como chapas. No entanto, são pesadas e precisam de cuidado na limpeza e na secagem, para que não apareçam pontos de ferrugem que podem se alastrar.

Panelas antiaderentes

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/05/11163706/panela_antiaderente-scaled.jpg

Podem ser de inox, cerâmica ou alumínio e são as mais fáceis de lavar, por terem na composição o teflon, que evita que os alimentos grudem. São muito versáteis: podem cozinhar, assar, fritar e dourar.

Contudo o teflon, com o tempo e o mau uso, pode se soltar da panela e é prejudicial à saúde. No entanto, há como evitar ou prevenir que isso aconteça.

Panelas de pressão

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/01/14145121/panela_de_press%C3%A3o_ypedia-scaled.jpg

Graças à tampa hermética, garantem um ponto de ebulição maior da água. Isso faz com que a panela alcance altas temperaturas, que são ideais para cozinhar alimentos duros, como grãos e carnes.

É uma ajuda e tanto para quem cozinha, pois diminui consideravelmente o tempo de preparo desses itens. Podem ser de alumínio, inox e elétrica, com ou sem revestimento.

Panelas elétricas

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2022/02/24164213/panela_de_pressao_eletrica_ypedia-scaled.jpg

Algumas são indicadas apenas para a produção de arroz. Outras, para uso geral. Assim como a panela de pressão tradicional, é útil no cozimento de ingredientes duros, mas também pode ser usada no preparo de pratos rápidos, como molhos e ensopados. São fáceis de limpar.

Panelas de cobre

Ideais para cozimentos rápidos, pois retêm calor com facilidade. Podem ser usadas no preparo de cozidos, assados e braseados. São muito resistentes à oxidação e à ferrugem.

Outros itens importantes: caldeirão, frigideira e wok

Caldeirões são ideais para preparos longos e quantidades maiores; podem ser de inox ou alumínio, revestidos ou não. Frigideiras são mais indicadas para preparos rápidos, como aquecer, fritar e refogar; são encontradas em ferro, inox ou alumínio. Woks são usados no preparo de refogados, fritos e até cozidos; podem ser de inox ou alumínio, com ou sem revestimento.

Como escolher panela: confira o guia definitivo

A partir dos tipos que listamos acima, você pode fazer o primeiro recorte do que melhor se adequa à sua rotina no fogão. Abaixo, listamos outros itens importantes na hora da escolha:

Como escolher panela pelo material

Pode ser de ferro, aço inox, alumínio, com ou sem revestimento. Cada tipo tem seu uso mais indicado e os modos de limpeza adequados.

Se você prefere praticidade, panelas com revestimento são as mais indicadas, pois são versáteis e fáceis de limpar. Se gosta um pouco mais de cozinhar e não se importa de gastar um tempinho limpando, panelas de aço inoxidável, ferro, cerâmica ou alumínio fundido são mais apropriadas.

Como escolher panela pelo cabo

Você terá de optar por uma panela com ou sem cabo.

Nesse sentido, panelas de maior porte, como caldeirões e caçarolas, que são usadas em preparos longos e você não precisa mexer tanto, não precisam de cabos.

Por sua vez, frigideiras e panelas de médio porte, que você movimenta mais enquanto cozinha, são melhores se tiverem cabo. Se forem de inox, prefira as de cabo circular e oco, pois mantêm pouco calor. Os cabos das panelas de alumínio geralmente são revestidos por plástico, mais fáceis de manusear e que evitam acidentes e queimaduras.

Como escolher panela pelo tamanho

Essa escolha está bastante ligada ao número de pessoas que moram na casa e à quantidade de alimentos produzida.

Para preparos rápidos e de pequeno porte, frigideira, panela, fervedor e caldeirão médios são o bastante. Panelas de pressão também podem variar de tamanho, indo de 2 a 20 litros. Para o preparo de quantidades maiores, procure panelas com capacidade a partir de 4 litros.

Como escolher panela pela tampa

Tampas de vidro são as que melhor nos indicam as fases de preparo dos alimentos, pois costumam ser transparentes, de vidro temperado. São comuns em panelas de aço inoxidável ou alumínio com ou sem revestimento. Panelas de cerâmica, barro ou ferro não utilizam tampas transparentes.

Como escolher panela pelo tipo de fogão

Se você tem fogão a gás, as panelas de aço inox, alumínio, ferro, cerâmica e barro são indicadas. Isso porque a força da chama está diretamente ligada ao desempenho das panelas.

Todavia, se possui fogão por indução, pode usar apenas panelas de aço inoxidável ou ferro, pois a transmissão de calor ocorre por ondas eletromagnéticas.

Como escolher panela pelo tamanho do fogão

Se o seu fogão é de pequeno porte, panelas grandes vão atrapalhar o uso diário e dificilmente alcançar o desempenho total. Se for maior de quatro bocas, pode ficar mais à vontade nesse quesito.

Para os menores, panelas de no máximo 24 cm de diâmetro são as mais indicadas. Você também pode ter aquele caldeirão guardado para ocasiões especiais e usar a boca maior do fogão no preparo.

Como escolher panela de pressão

Primeira coisa: procure o selo do Inmetro, que garante que ela foi produzida e testada dentro dos padrões oficiais. Leia mais sobre panelas de pressão aqui.

Podem ser de alumínio ou de inox, que são mais duráveis. Além disso, com ou sem revestimento. Os tamanhos variam de 2 a 20 litros, atendendo desde as necessidades domésticas de pequeno porte até as grandes demandas.

Quanto ao uso, a panela de pressão é indicada para o preparo de grãos duros, carnes e cozidos. Também preste atenção ao modo de fechamento: procure as de encaixe mais fácil e vedação mais firme.

Como escolher panela antiaderente

Elas podem ser revestidas de cerâmica, porcelana e teflon. Abaixo, listamos algumas diferenças básicas.

Como escolher panela de cerâmica

Existem as panelas que são 100% de cerâmica e as que são apenas revestidas, cuja composição pode ser de ferro, aço inox ou alumínio. Os dois tipos são excelentes na retenção de calor e ideais para preparos longos.

Essas panelas também são bastante resistentes a choques térmicos, podendo ser levadas à geladeira ou freezer. São pesadas e precisam de cuidado na limpeza para não arranhar ou manchar. Não podem ser levadas à máquina lava-louças.

Como escolher panela de teflon

Certifique-se de que a panela não tenha na composição ácido perfluorooctanoico, indicado como PFOA. Ele é prejudicial à saúde e pode entrar na composição de panelas antiaderentes mais baratas.

As panelas com teflon são práticas e versáteis, mas também pedem atenção tanto no uso como na hora de limpar. Atenção aos talheres: para mexer os alimentos na panela, nunca use utensílios de ferro, aço, pontiagudos ou abrasivos. Ao limpar, utilize o lado macio da esponja e prefira detergentes neutros.

Já experimentou a nova Esponja Ypê Não Risca Antibac? Clique aqui e descubra onde comprar perto da sua casa.

Como escolher panela de porcelana

Elas podem ser inteiramente de cerâmica ou apenas revestidas. São igualmente eficientes na retenção do calor, mas as revestidas o distribuem melhor durante o processo. São pesadas e resistentes a choques térmicos.

Podem ter ou não revestimento antiaderente. Na hora de limpar, tenha todo o cuidado: use sempre esponjas macias e produtos neutros. Elas são fáceis de manchar e danificar.

Como escolher panela de fondue

Depende do tipo de fondue. Para o de queijos ou chocolate, a panela ideal é a de cerâmica, baixinha e de boca larga. Ela é pesada e o formato facilita que o calor seja igualmente distribuído. Prefira as panelas com revestimento, que são mais fáceis de limpar.

Para fondue de carne, prefira as de ferro ou inox, pois elas são mais indicadas para manter altas temperaturas. Panelas de fondue também podem ser elétricas, onde você ajusta mais facilmente o tempo e as temperaturas.

Como escolher panela de inox

Se está sempre na correria ou não quer perder muito tempo na cozinha, prefira as panelas de inox com revestimento. Elas são uma mão na roda na hora da limpeza.

Se gosta de preparos mais longos, em fogo baixo ou médio, as panelas sem revestimento são ideais, mas custam mais na hora de limpar. Se precisar mexer enquanto prepara os alimentos, procure as com cabo.

As panelas de inox com fundo triplo são mais pesadas e retêm altas temperaturas por mais tempo, então têm performance melhor em relação às demais. São todas muito duráveis.

Como escolher panela de alumínio

Prefira as panelas de alumínio fundido, que têm maior espessura e conseguem reter mais calor por mais tempo, dando agilidade no preparo dos alimentos.

As de alumínio batido são mais leves e menos duráveis, sustentam calor por menos tempo e são mais fáceis de manchar. São práticas e têm formatos variados que se adequam à sua necessidade na cozinha, desde pequenas panelas e fervedores até grandes caldeirões, acima de 30 litros.

Como escolher panela de ferro

Escolha tamanho e formato de acordo com a demanda necessária; as de até 4 litros são mais indicadas para demandas domésticas de pequeno porte. Repare no tipo de material que recobre alças e cabos: prefira os revestidos com madeira, que vão facilitar o manuseio.

Algumas vêm com tampa de vidro. Isso é útil pois panelas de ferro também podem ser usadas, além de preparos longos, como chapas para carnes.

Como escolher panela de cobre

Conheça a procedência do produto, pois a utilização de cobre de má qualidade na fabricação dessas panelas pode ser prejudicial à saúde. Se você precisa de cozimentos rápidos, elas são as mais indicadas.

Além disso, podem ou não ter revestimento, o que vai interferir no modo de limpeza. Com elas, é possível preparar cozidos e assados, doces, compotas e braseados. Pedem alguma perícia no manuseio, pois assim como as de ferro, podem esquentar muito rapidamente.

Curtiu nossas dicas? Então confira, também, nosso texto com dicas para escolher batedeira!

Você achou esse artigo útil?

Como escolher panela: um guia definitivo para auxiliar nas suas compras