Como escolher lava louça ideal para você

Se você está entre os muitos consumidores que desejam uma lava louças para chamar de sua, acompanhe as dicas que reunimos para te ajudar nesta escolha, confira.
Como escolher lava louça ideal para você

Chegou a hora de lavar a louça depois do jantar e ficou com preguiça? Se você quer saber como escolher lava louça ideal, a gente te mostra tudo que você precisa aprender sobre o assunto. Afinal, lavar na lava louça é igual a lavar à mão, na pia?

Anote nossas dicas e venha com a gente!

Por que escolher lava louça na hora da limpeza?

Uma coisa é certa: você não está sozinho(a) em querer uma máquina de lavar louças. Segundo o Exame, esse é um dos eletrodomésticos mais desejados dos últimos anos.

Escolher a lava-louças ideal depende de vários fatores, como o número de pessoas na casa, o espaço para o aparelho, a frequência que você usaria a máquina etc. Mas, de modo geral, tomar essa decisão parte do objetivo de otimizar tempo e não querer se preocupar com a tarefa de lavar a louça na pia.

Escolher a lava louça: pontos positivos

A praticidade da máquina lava-louças possibilita ter mais tempo para outras coisas. Com o eletrodoméstico, você ganha a opção de não precisar lavar manualmente aquela pilha de talheres e pratos depois do jantar, por exemplo.

Tem coisa melhor do que colocar tudo na máquina e esperar a lavagem, enquanto usa esse tempo para adiantar outras tarefas ou aproveita para descansar?

Como escolher a lava louça: pontos de atenção

No entanto, apesar de parecer uma solução mágica, escolher a máquina lava-louças também significa levar em consideração outros fatores: custos, espaço e o processo de instalação, por exemplo. Pensar nos prós e contras é uma forma de tomar a melhor decisão possível para você e sua rotina.

O que saber na hora de escolher lava louça

Para escolher a máquina lava-louças, precisamos pensar em tudo que envolve a instalação e o uso desse eletrodoméstico. Assim, você consegue identificar se essa compra vale a pena para você.

Máquina lava louça é melhor do que lavar à mão?

Na hora de escolher lava louça, uma das principais dúvidas que surgem é: quem limpa melhor? Você, lavando à mão, na pia, ou a lava-louças, automática?

Na prática, a limpeza acaba sendo a mesma. Utilizando produtos como o Lava-louças tradicional Ypê e tomando o tempo necessário para higienizar cada prato, panela e utensílio, a lavagem à mão é tão boa quanto a da máquina.

O importante é saber diferenciar quando é melhor usar um método ou o outro. Com pouca louça acumulada, lavar na pia pode gastar menos água, tempo e energia elétrica. Escolha a máquina quando tiver maior quantidade de louça (com a máquina cheia ou pela metade, por exemplo).

Mas, ao escolher a lava louça, você pode acabar tendo uma limpeza mais intensa caso o nível de sujeira seja alto. Por usar jatos de água quente, o aparelho funciona bem para aqueles pratos e panelas mais engordurados. Além disso, o sabão usado para as máquinas é mais concentrado, então há maior economia com produtos de limpeza.

Escolher a máquina lava louça economiza água?

Se a pilha de louças sujas é grande o suficiente para um ciclo de lavagem na máquina, o aparelho costuma economizar mais água do que a limpeza feita na pia. Isso porque o consumo de água da torneira aberta é maior: cerca de 12 a 20 litros por minuto.

Já a máquina é programada para gastar de 8 a 10 litros por lavagem, uma vez que otimiza os jatos e a circulação de água, que não escorre continuamente para o ralo como na pia.

Como escolher lava louça?

O primeiro passo para escolher a máquina lava-louças é pensar no espaço disponível: onde o aparelho vai ficar? O eletrodoméstico pode ocupar uma parte do espaço dos armários sem causar problemas? A máquina vai precisar ficar em outro lugar?

Se não houver problemas (ou os problemas possam ser resolvidos, liberando espaço na cozinha, por exemplo), a instalação é mais fácil. Agora, é preciso pensar que, para funcionar, a máquina lava-louças escolhida vai precisar de água e energia.

Logo, é preciso considerar essas necessidades e entender se há entrada de água e um ponto de energia próximo que possa ser utilizado pela lava-louças. Caso não estejam disponíveis, é preciso repensar o local da máquina ou conversar com profissionais que saibam conectar o aparelho aos sistemas da casa.

Quais são os produtos ideais para usar depois de escolher a lava louça?

Se a decisão foi tomada, é hora de aproveitar o eletrodoméstico! Para funcionar corretamente, ele precisa de um sabão diferente do usado na pia.

A máquina lava-louças utiliza produtos mais concentrados e que normalmente suprem a necessidade de múltiplos produtos.  o novo Lava-louças em pó para máquina Ypê, por exemplo, controla o odor das louças e da máquina e já possui ação secante. Normalmente, são usados nas lava-louças dois ou mais produtos, como o sabão em pó (ou em tablet) e o líquido secante. O novo sabão em pó para máquina cumpre sozinho todos os requisitos do ciclo de lavagem.

Esse tipo de sabão, que faz uma limpeza mais profunda, também costuma render mais, já que é feito para ser mais intenso. O lava-louças em pó citado, por exemplo, rende até 18 lavagens. Importante reforçar que esse tipo de produto foi pensado para funcionar em máquinas de lavar-louças, não para a lavagem na pia. Por isso, se atente aos produtos antes de comprar.

Os detergentes comuns, usados na lavagem manual, são desenvolvidos para fazer espuma, por isso, não são indicados para a máquina de lavar-louças. Já a versão em pó, feita especialmente para esse aparelho, não produz espuma.

É importante também reforçar que não se deve usar o sabão em pó de lavar roupas na máquina de lavar-louça. Além da possibilidade da ingestão de resíduos desse produto, que é prejudicial à saúde, a grande quantidade de espuma gerada pode danificar cores e texturas de vidros e louças. Por isso, use sempre os produtos recomendados!

Depois de escolher a lava louça e pensar em tudo isso, uma coisa é certa: você não vai conseguir viver sem. Chega de se preocupar com quem vai lavar a louça!

Agora que você já escolheu sua máquina lava-louças, precisamos cuidar da limpeza do aparelho. Saiba como limpar sua lava-louças aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como escolher lava louça ideal para você