Como escolher batedeira: dicas para a compra perfeita

Com tantas opções, como saber escolher a melhor batedeira? Existem vários critérios nessa decisão, confira nossas dicas e acerte na compra.
Como escolher batedeira: dicas para a compra perfeita

Saber como escolher batedeira faz toda a diferença na satisfação que você terá com a compra.

Existem vários modelos de batedeira no mercado, com cores diferentes e designs supermodernos. Há opções realmente apaixonantes, mas será que a aparência é o fator mais importante na hora de escolher a batedeira?

A resposta é não, pois diversos critérios precisam ser levados em conta. Quer saber mais? Continue lendo para entender como escolher a melhor batedeira para você.

Os principais tipos de batedeira

Cada pessoa ou família tem necessidades diferentes ao preparar receitas com a batedeira.

Por isso, o primeiro passo para saber como escolher batedeira é pensar em como você utilizará o aparelho no cotidiano.

Seu objetivo é fazer receitas simples de vez em quando? Ou usá-la com muita frequência, para confeitaria?

A partir dessa reflexão, conheça os três principais tipos de batedeira e confira para quais finalidades cada uma é indicada.

Batedeira tradicional

Essa batedeira também é chamada de portátil, pois é mais leve, ou de batedeira comum, pois é o modelo mais popular de batedeira.

É indicada para quem utiliza a batedeira às vezes para receitas mais leves, como purês, mousses, chantilly, entre outros. Geralmente, vem com dois batedores, que giram no próprio eixo e em sentidos opostos, criando uma mistura homogênea.

Você pode utilizá-la presa na base ou segurando-a com as mãos, fazendo movimentos circulares para alcançar as bordas da tigela.

A batedeira tradicional é prática, compacta e cabe em qualquer espaço da cozinha. De todos os modelos, é o que tem menor potência, por isso, é perfeita para uso caseiro.

Batedeira orbital

A batedeira orbital é um modelo intermediário, então podemos chamá-la de semiprofissional. É uma opção muito versátil!

Ela trabalha com mais intensidade, misturando os ingredientes por toda a área da tigela. Daí o nome orbital: o batedor gira em seu próprio eixo e ao redor da vasilha ao mesmo tempo.

Ela vem com três tipos de batedores que podem ser trocados de acordo com a mistura que você estiver fazendo: o globo, para massas leves, a pá (ou raquete), para massas médias e o gancho para massas pesadas.

É ideal para preparos de massas de pão, pizza e cookies, por exemplo. Se você gosta de fazer receitas como essas, mas de forma casual e não diária, vale considerar a compra de uma batedeira orbital.

Batedeira planetária

A batedeira planetária é feita para quem precisa fazer o uso profissional do eletroportátil.

Ou seja, se você trabalha com uma grande quantidade de receitas, fazendo pratos mais elaborados e massas pesadas, que precisam ser sovadas, por exemplo, ela será uma ajuda e tanto.

Contudo, ela também prepara receitas mais leves, por isso, é considerada um equipamento completo.

Essa batedeira possui o mesmo sistema de batimento que a batedeira orbital (movimento de rotação e translação), mas costuma ser mais ágil, mais resistente e mais potente.

Em comparação com os outros dois modelos, a batedeira planetária tem um custo mais elevado, mas, se for adequada para o que você precisa, a aquisição vale a pena.

Batedeira: características essenciais para conhecer

Agora que você já conhece os três principais tipos de batedeira, é interessante olhar para outros aspectos que têm influência sobre sua decisão de compra.

Como escolher batedeira pela potência

Quanto maior a potência da batedeira, mais força ela tem para misturar a massa, deixando-a homogênea mais rápido.

As batedeiras domésticas costumam ter a partir de 200 watts de potência, enquanto as profissionais podem chegar a 1000 watts.

A potência também indica o consumo de energia elétrica dos produtos.

Como escolher batedeira pela velocidade

Os modelos de batedeira costumam ter variações de velocidade diferentes. Existem batedeiras com apenas três velocidades e há também aquelas com dez níveis.

Mas, além de olhar para a rapidez com que a batedeira trabalha, é importante procurar saber o limite de duração, ou seja, por quanto tempo a batedeira pode ficar ligada.

O tempo de funcionamento contínuo é tão importante quanto a potência. Imagina escolher um modelo de potência alta, mas que pode ficar ligada só por 5 minutos? Isso pode atrapalhar algumas receitas.

Como escolher batedeira pela tigela

A tigela, também chamada de bowl (o termo em inglês), é muito importante porque precisa ter um tamanho que atende a sua demanda.

Há batedeiras que têm tigela pequena, há modelos com tigela grande (de 4 litros ou mais) e algumas que vêm com mais de uma tigela para você escolher.

Outro ponto a ser considerado é o material da tigela, que pode ser de plástico, vidro ou inox.

Como escolher batedeira pelo tamanho, peso e material

Enquanto uma batedeira simples tem a estrutura leve, flexível e portátil, uma batedeira profissional é mais robusta. Afinal, ela precisa suportar todo o movimento pesado que os batedores são capazes de fazer.

Existem batedeiras planetárias de 3,5 kg, por exemplo. Alguns modelos podem ter até 10 kg! Nesses casos, a melhor opção é evitar movimentar a batedeira de lugar e reservar um cantinho na bancada da cozinha.

Como escolher batedeira por itens extra

Os acessórios e as funções extra da batedeira podem ser decisivos com relação à facilidade que ela trará para sua rotina na cozinha.

Como a trava de segurança, uma tampa antirrespingo, a qualidade dos batedores, por exemplo. Tudo isso importa na sua escolha.

Como escolher batedeira? 5 dicas para o momento da compra

Ufa, são muitas características para analisar, não é mesmo?

Para recapitular tudo o que você precisa saber antes de comprar a batedeira, trouxemos cinco perguntas-chave para você se fazer.

Tente avaliar:

1. Quantas vezes por semana utilizarei a batedeira?

2. Que tipos de receita prepararei com a batedeira?

3. Quanto posso investir na compra da batedeira?

4. Qual é o espaço que tenho para guardar a batedeira?

5. Essa batedeira será sinônimo de praticidade para mim?

Com essas dicas, fica muito mais fácil adquirir uma boa batedeira que atenda a todos os requisitos importantes para você.

Como limpar batedeira

De nada adianta ter um bom equipamento, se você não souber como limpá-lo, não é mesmo? Para limpar batedeira, faça assim:

Primeiro, desligue a batedeira da tomada.

Lave a tigela da batedeira a cada uso, com a esponja de limpeza, usando o lado macio umedecido com água e um lava-louças Ypê. Em seguida, enxágue.

Já a base da batedeira pode ser higienizada com um pano multiuso umedecido com água e o lava-louças. No lugar do lava-louças você pode optar usar o multiuso da sua preferência. Só não se esqueça de secar bem a batedeira antes de guardá-la.

Renovando os itens de casa? Aproveite para conferir nosso texto com dicas para escolher panela de pressão!

Você achou esse artigo útil?

Como escolher batedeira: dicas para a compra perfeita